Decoração de Cozinha: + 2 dúvidas sobre revestimento respondidas!


Postado em 25 de julho de 2011

Não é de hoje que dúvidas sobre revestimentos de cozinha são respondidas no Bicha Fêmea, talvez por isso surgiram mais duas, já que quem acompanha o blog sabe que costumo correr atrás das consultorias a fim de ajudar você, que é uma bicha fêmea navegante, leitora assídua e uma mulher cheia de dúvidas em decoração.

 

Não fiz diferente dessa vez, e consultei duas profissionais da área, que também são blogueiras,e  que deram dicas valiosas para quem está construindo ou reformando. Confere!

A primeira pergunta que recebi foi da Daniela Lima. Ela deixou sua dúvida no post “Pitacos” de bicha fêmea: revestimentos de cozinha, dizendo assim:

Gostaria de um pitaco, estou reformando a minha cozinha e quero revestir somente a área molhada, só que fiquei na dúvida até que altura devo colocar o revestimento. Vc pode me ajudar?”

Essa é uma dúvida que você tem também? Pois agora chegou o momento de eliminá-la. Quem dá as orientações básicas para a gente sobre isso é a Carol Carneiro, que é de Belo Horizonte e atua como Designer de Ambientes, além de produzir trabalhos manuais, uma de suas paixões. Editora do blog que leva seu nome, ela responde a esse tipo de questionamento explicando que, de fato, é possível fazer o revestimento parcial da cozinha, isto é: acima da bancada da pia (entre a bancada e o armário alto) em toda extensão, e atrás do fogão. Segundo a designer, “estes são locais onde são indispensáveis o uso de revestimentos como azulejo, madeira, vidro, ladrilhos hidráulicos (um tipo de cerâmica), dentre outros”.

Quanto a dúvida específica da Daniela, a sugestão é a seguinte:

“Caso ela não tenha armário alto suspenso sugiro fazer uma “rodabanca” (= faixa) de aproximadamente 50cm de altura pela extensão da bancada com os mesmos revestimentos citados.”

Para quem gosta de cores na cozinha, Carol sugere os ladrilhos hidráulicos ou pastilhas de “vidrotil” de cores e desenhos variados. Para facilitar a limpeza, a orientação é a seguinte: “placas de vidro laqueado (tem várias opções de cores) são muito bem vindas também, pois quanto mais liso for o revestimento, mais fácil será a limpeza daquela área e não vai acumular resíduos e sujeiras. Além disso, dará um toque chiquérrimo à sua cozinha”. Para finalizar, Carol sugere o uso de tinta acrílica da Suvinil para a pintura do resto da cozinha, pois ela “apresenta característica lavável, permitindo o uso de bucha na limpeza, o cheiro não é forte e é uma solução mais em conta”.


stock.xchng

As dúvidas sobre revestimentos de cozinha persistem, e dessa vez o questionamento veio da Gleici Schiavo, no post -  Decoração de cozinha: 4 dúvidas sobre revestimento de piso respondidas! – , onde ela falou assim:

Gostaria de sugerir também um post sobre esses novos revestimentos que podem ser colocados em cima dos antigos. Não sei se é por causa da argamassa ou do piso mesmo mas é muito interessante, né? bjus

Sim! Concordo com a Gleici. Parece ser uma opção bastante interessante. Já pensou trocar o piso da cozinha sem precisar quebrar tudo? Curiosa para saber do que se tratava, consultei a Arquiteta e Decoradora de São Paulo, Larissa Lieders. Ela edita o blog -  Fui morar numa casinha… -  e, gentilmente, explicou do que se trata:

 

Acho que vocês estão se referindo ao porcelanato. São peças com uma espessura menor do que o padrão, que possibilita o assentamento sobre o piso existente sem ter interferência nas portas, soleiras, etc. Para isso é preciso avaliar o desnível entre a sala e a cozinha, para o piso da cozinha não ficar mais alto que o da sala, também se não existe problema de umidade abaixo do piso existente e ele tem que ter sido assentado nivelado.

A Larissa conheceu, pessoalmente, esse tipo de produto. Ela foi ao showroom da Portobello, marca que eu mesma já usei aqui em casa e aprovo comtodasasforçasdomeuser, mas essa novidade ainda não foi usada por ela nas obras que cuida.

Entretanto, ao que tudo indica, esse parece mesmo ser um produto promissor. De acordo com a Portobello, o Extra Fino é um tipo de porcelanato com apenas 4,7mm de espessura, e pode ser assentado sobre piso e parede. Os avanços tecnológicos permitiram a combinação de redução da espessura e performance de resistência, resultando num produto que tem vantagens como evitar a quebra e o entulho, além da possibilidade de ser assentado em diferentes bases. Não parece perfeito para acalmar um pouco do estresse que toda construção e reforma gera? … Ô!

Mais no Bicha Fêmea…

Decoração de cozinha: 4 dúvidas sobre revestimento de piso respondidas!

“Pitacos” de bicha fêmea: revestimentos de cozinha.

Colorido nos armários da cozinha… fica bonito e inspirador!

Como incrementar a decoração de uma cozinha com armários claros?

Decoração de cozinha: 2 ideias que também organizam.

Navegando no Bicha FêmeaInício > Casa & Decoração > Cozinha

Junte-se aos + de 1.000 seguidores do Bicha Fêmea no Twitter. Corre! | @bichafemea

Entre na grande rede de amigos do Bicha Fêmea no Orkut. Atualize-se! | Adicione!

Conheça o Mercado de Artes, a loja virtual do blog Bicha Fêmea. | É por aqui, basta clicar!

 

 

 

Cozinhas


Comentários

4 Respostas para “Decoração de Cozinha: + 2 dúvidas sobre revestimento respondidas!”
  1. Ana Paula disse:

    Bom dia,
    Preciso de ajuda. Estou construindo um sobrado e o engenheiro fez a planta com a escada entre paredes, mas quero a escada com viga central. Então o engenheiro disse que dá pra fazer mas tem que deixar duas colunas. Procurei na net mas não achei nada parecido. Será que vc tem alguma foto de algo parecido pra eu poder ter uma idéia.
    Parabéns pelo site… estou sempre por aqui.
    Bjs

    • Oi, Ana Paula!
      Obrigada pelo elogio ao Bicha Fêmea!
      Quanto á pergunta que você fez, não posso ajudá-la.
      Assim como você, não sou profissional da área.
      Creio que seja melhor você pedir ao seu engenheiro uma referência visual para que você saiba do que se trata.
      Boa sorte!

      Beijos,
      Lidi

  2. [...] Decoração de cozinha: +2 dúvidas sobre revestimentos respondidas! [...]

  3. Cozinha: planejadas, armários, imagens, decoração e inspirações! disse:

    [...] Decoração de cozinha: + 2 dúvidas sobre revestimentos respondidas! [...]

Deixe um Comentário