Pitacos de bicha fêmea: decorando a sala de estar com amarelo!


Postado em 26 de janeiro de 2011

Você é solar? Gosta de cores radiantes na sua decoração? Humamarelo é um representante dos bons quando se pensa em cores alegres em decoração, não é? Se você pensa em usar algo assim na sua sala de estar e busca inspirações, então este post é para você!

A história que motivou este post começa com um comentário deixado pela Katy, quando foram publicadas, aqui no Bicha Fêmea, dicas e sugestões sobre cores na sala de estar.

A Katy escreveu assim:

Olá, queria algumas dicas: quero trocar o sofá da minha casa e queria saber a melhor cor…

As cores da minha sala são bege, amarelo, mostarda e detalhes vermelho na decoração, sendo que: tenho uma parede na cor amarelo-canário que é o espaço para colocar o sofá de 3 lugares; as demais paredes e o teto são brancos. Nesta mesma parede amarela tenho um quadro que mistura as cores vermelha e bege. Faço uma combinação de duas cortinas, a cortina que fica nas pontas é mostarda e a cortina que fica no centro do varão é bege. Na sala tenho também um rack imbuiá com preto. Qual cor devo comprar meu sofá? Ah! E no caso de tapete, qual cor devo colocar? Desde já obrigada. Bjsss

Tratei de colocar os pingos nos “ís”, explicando a Katy que não sou decoradora, e nem quero vender “gato por lebre, mas expliquei que estava disposta a ajudá-la com pitacos. Por que não?!

Oi, Katy! Antes de mais nada, deixa eu te alertar quanto a algo muito importante: eu não sou decoradora, certo? Eu não tenho qualquer formação na área. Sou amadora, amadora mesmo. No máximo, gosto de ver sites e revistas de decoração. Se ainda assim você quiser alguma dica/consideração sobre sua sala, sugiro que você me envie uma foto da sua sala, mostrando esses detalhes que você citou no comentário. Eu posso tentar reunir algumas imagens que possam servir de inspiração para você, e pedir pitacos das outras leitoras do blog. Se eu conseguir montar esse post, eu te aviso. Se quiser mandar fotos, o e-mail é: bichafemea@bichafemea.com | Beijos, Lidi

E não é que a Katy enviou as imagens mesmo? Olha só:

Em busca de referências para a Katy, achei interessante trazer dois ambientes que me permitiram tecer algumas considerações, e que talvez possam ser aproveitadas em casas bem reais.

O sofá…

Imagem via Better Homes and Gardens 

A imagem me leva a perceber que a conjunção de detalhes brancos, como os que estão nas paredes da Katy, assim como no teto + amarelo da parede em destaque indicam uma boa opção. Ela conseguiu criar um ponto de destaque na sala dela, exatamente como sugere esta imagem para referência.

A combinação parece ser de muito bom gosto, e penso que para arrematar o ambiente, um sofá branco seria muito bem vindo. A sala ficaria clara, solar, alegre e bem harmoniosa. A questão é: a realidade e rotina da casa permite um sofá branco? Se a resposta for sim, o resultado final poderá ser dos melhores!

O tapete…

Imagem via Country Living

A imagem também mostra a opção de cor no tapete que pode vir a ser uma boa escolha: cor neutra! Seria exatamente numa cor assim que apostaria.

No mais, a sensação que tenho ao olhar um ambiente com amarelo nas paredes + cor clara dos móveis, tudo sendo conjugado com um tapete claro, de tonalidade bem neutra, é de que o espaço ganha ainda mais luz. Além do mais, com a base clara é mais fácil brincar com cores nos detalhes, e a chance de parecer demais é menor. Não dizem que menos é mais? Eu concordo… e você?

Indo um pouco mais além do sofá + tapete…

Imagem via myhomeideas

Essa imagem me fez pensar que talvez seja possível repensar a cor do rack na sala. E se ele também fosse branco, ou recebesse um trabalho sobre a madeira de modo a ganhar pátina branca? É a harmonia que o branco dos móveis (já comentado) + amarelo na parede (já escolhido pela Katy) + tapete neutro (também comentado) retratado neste ambiente que me fez pensar que a mudança do rack também poderia ser algo a ser considerado.

No mais, creio que valha a pena pensar em acessórios com variações de amarelo, a exemplo das almofadas e cortina mostarda que já estão na sala, assim como um detalhe ou outro um pouco mais cítrico, a exemplo de vasos que poderiam ser colocados no rack branco (o que está na mesa de centro da sala serve como referência visual), ou ainda de quadros que poderiam ornar sua parede (como os que têm folhagens, neste ambiente para inspiração, e que dão uma ideia de como quadros com pinceladas cítricas caem bem em paredes amarelas).

Sugestão de acessórios decorativos com detalhes em cores cítricas…


Telas Mediterrâneo

 

Quer decorar com personalidade, estilo e exclusividade usando telas como essas? Diferentes, não?

As Telas Mediterrâneo estão disponíveis para venda no Mercado de Artes, loja virtual do Bicha Fêmea. Quer dar uma espiada? É por aqui >>>>> basta clicar!

E agora você, que está aí lendo este post, não quer deixar suas considerações também? Corre nos comentários e faz isso, bonita!

Mais no Bicha Fêmea…

Decoração e interiores: que cor usar na pintura da parede da sala de estar?

Decoração na sala de estar: mesa de centro. Qual o seu estilo?

Pitacos de bicha fêmea: salas de estar e de jantar.

Decoração em salas de estar e jantar para inspiração.

Como decorar a mesa de centro de sala.

Navegue no Bicha FêmeaInício > Casa & Decoração> Salas & Halls> Pitacos de bicha fêmea: decorando a sala de estar com amarelo!

Receba, assim como centenas de leitoras, o Bicha Fêmea no e-mail. | Assine. É grátis!
Junte-se aos + de 1.000 seguidores do Bicha Fêmea no Twitter. Corre! | @bichafemea
Entre na grande rede de amigos do Bicha Fêmea no Orkut. Atualize-se! | Adicione!

 

Conheça o Mercado de Artes, loja virtual do blog Bicha Fêmea. É por aqui >>>>>> basta clicar!

 

 

Salas & Hall


Comentários

42 Respostas para “Pitacos de bicha fêmea: decorando a sala de estar com amarelo!”
  1. Adriana disse:

    Oi!!!
    A cor é realmente linda, o problema é que é uma cor estimulante pode causar alguns sintomas como fome por exemplo.

  2. Glaucia disse:

    Eu amooo amarelo, e olha que eu aprendi a gostar dessa cor recentemente. Se eu te contar que eu aprendi a gostar porque eu comprei um chinelão amarelo mostarda e gamei, você acreditaria?! Pois agora eu tenho até uma parede amarela no meu quarto.
    Se quiser dar idéias para quartos de parede amarelas eu irei amar eternamente.
    Beijos
    Glau

    • Glaucia, se você diz que passou a amar o amarelo por causa do chinelão, eu acredito. Mas que é inusitado o amor repentino pela cor, e por esse motivo, isso é! … KKKKKK… :D

      Ah! Sobre sua sugestão de pauta, ela está anotadíssima! Se sair um post legal no Bicha Fêmea sobre isso, eu espero que você aprecie. :)

      Beijos,
      Lidi

  3. Coisas da Gigi disse:

    Lidi, eu não gosto muito do amarelão, mas o clarinho me fascina, tanto que minha sala está com uma das paredes assim, eu disse uma, porque a sala parece alegoria de escola de samba. Já viu o post de hoje no Coisas da Gigi novo? Bjs

  4. Leticia disse:

    Lidi
    Eu sou super solar… a minha sala atual tem uma parede amarela e alguns itens dourado, que iluminam o ambiente. Mas estou mudando as cores e talvez não mantenha esta parede… uniformizando o restante da sala com uma cor mais sóbria, vamos ver… estou afim de mudança! rsss.
    Beijos
    lelê

    PS> amiga, que calor eu peguei… to com um bronzeado “de pobre” como diria o marido… queimei com marcas da regata que estava usando! Cheguei a sentir a pele arder ontem a noite… uma loucura! Nem o protetor solar segurou! Eta terra quente, heim? rssss.
    Ah! E tem promoçãozinha nova lá no blog!!! :-) aquela q conversamos por email!

    • Eita, Lelê!
      Imagino como tu deve ter sofrido com o calor e o solzão por aqui, ainda mais tu, que é branquinha… eu bem que avisei no Twitter, só não sei se você chegou a ver… ehehehhe…

      Ah! Aquele sorteio tá rolando, né?
      Daqui a pouco chego no blog. Me aguarde! :)

      Beijos,
      Lidi

  5. [...] This post was mentioned on Twitter by Lidiane Vasconcelos, Lidiane Vasconcelos. Lidiane Vasconcelos said: Pitacos de @bichafemea: #decoração na sala de estar com amarelo! http://www.bichafemea.com/?p=5868 [...]

  6. cris disse:

    Oi Lidiiiii!! Td bem?? Eu sou super solar e adoro amarelo!! Achei ótima as dicas!

    Lidi, passando também para agradecer de coração pelo recadinho no fim de ano…não consegui responder antes, mas não poderia deixar de passar para agradecer o apoio e o carinho. Bjo grandão!!

  7. Katia Bonfadini disse:

    Lidi, apesar de não ser muito fã de amarelo, esses ambientes lindos me chamaram a atenção e eu certamente comecei a perder o preconceito com a cor a partir desse momento, rsrsrsrs!!!! Adoro suas dicas de decoração, vc tem muito bom gosto e estou curiosa pra ver um pouquinho mais da sua casa, mostra pra gente qualquer dia desses? Voltei das férias em um ritmo mais lento, mas quando sobra um tempinho, faço questão de vir aqui conferir as novidades e ótimos posts! Bjs!

  8. katy disse:

    Olá Lidy,
    adorei ver suas sugestões para as cores da minha sala…realmente estava pensando em trocar meu sofá por um sofá branco, de couro talvez, mas tenho medo por causa da limpeza e também pelo sol que bate em minha sala que pode amarelar o tecido…

    Será que um sofá bege bem clarinho ficaria bom? E os tipos de tecidos?

    Detalhe gente, moro na baixada santista…e aqui faz muito calor… então preciso de um sofá que não absorva a temperatura ambiente…

    Bjsssssssss

    • Oi, Katy!
      Que bom que você gostou das ideias. :)
      Estava ansiosa para saber tua opinião… ehehehehe…

      Menina, acho que bege beeem clarinho fica bom também, né? Sobre ele ser de coro, num lugar muito quente, já fico com dúvidas. Coro “pega” quando a gente sua, né? O meu sofá é de tecido, e gosto bastante. Quando ele fica sujinho, é só mandar fazer uma limpezinha com um profissional do ramo, e pronto! Resolvido.

      Beijos,
      Lidi

  9. iara gonçalves disse:

    Lidi eu amo amarelo, amo cores fortes, minha cozinha e meu lavabo são cereja, preto e branco, adoro. Por incrivel que pareça,não tenho nada amarelo em minha casa, mas eu deixaria uma sugestão, o sofá branco com certeza, e abriria mão das cortinas mostardas e colocaria um outro tom de amarelo fazendo conjunto com o branco.
    Beijos amadinha

    • Oi, Iara!
      Eu concordo contigo sobre a cortina.
      Acho que tua sugestão é boa, hein? De repente, se na cortina houvesse alguma estampa envolvendo branco e um outro tom de amarelo, ‘né? Que sabe?! :)

      Obrigada por participar!
      Beijos,
      Lidi

  10. Simone disse:

    Oi Lidi,

    Eu gosto de amarelo na decoração. É uma cor bem alegre.

    Beijos Si http://newsespacohome.blogspot.com/

  11. LILLY disse:

    sabe o que eu acho?
    a sala tem muita cor
    a parede é amarela e o sofá é cinza.
    eu tiraria almofadas e quadros em vermelho e em branco..
    a cortina tb
    começaria do zero apenas com o sofá e a parede amarela

    cortinas braNCAS
    tapete gelo cobrindo todo o chão.
    almofadas em amarelo e cinza chumbo brilhante.
    neste link tem muitas coisas em amarelo e cinza:
    http://blogdareforma.wordpress.com/category/amarelo/
    e neste …mais em cinza:
    http://blogdareforma.wordpress.com/category/cinza/
    bjs
    lilly

  12. Bem, sou estudante de design de interiores e já tenho feito alguns trabalhos como decoradora, por isso e porque sou pitaqueira, vou dar meus palpites:

    o tom de amarelo que vc usou é relativamente suave, por isso de certa forma, a decoração não fica difícil, eu escolheria um sofá de tom neutro, que pode ir do bege ao marrom chocolate, dependendo do gosto e da luminosidade do ambiente, que me pareceu ser boa.
    Mas, eu não compraria um jogo de sofá, escolheria um sofá de 3 lugares para colocar onde está o seu, em um modelo mais reto, mais contemporâneo e no lugar de um segundo sofá, compraria duas poltronas, pois acredito que o segundo sofá causa um problema de circulação em direção à janela ou sacada (não consegui ver bem), assim, uma das poltronas poderia fica mais próxima do sofá, na direção em que vejo um ventilador, isso favoreceria a visão da pessoa que está sentada para a TV, a outra ficaria mais em direção ao outro canto, assim poderia haver circulação no centro, entre as duas e na hora da TV, esta poltrona pode ser colocada em outro lugar, por esse motivo também, indico móveis mais leves para que possam ser mudados de lugar conforme a necessidade. As poltronas não precisam ser na mesma cor ou material que o sofá, podem ser de fibra natural (como junco), de couro, de tecido estampado mas é interessante que sejam de cores neutras.

    Para o tapete, eu acredito que um de sisal, no tom natural, traria um toque rústico e moderno à sala, se preferir pode escolher um que tenha fundo neutro e alguns desenhos, mas fique atenta para que a cor dos desenhos “case” com as cores que vc já tem no espaço.

    Espero ter ajudado.

    beijos

    • Claudia, você arrasou!
      A propósito, onde assino sobre tua recomendação quanto ás poltronas. Achei o máximo! :D

      Beijos,
      Lidi

    • Katy disse:

      Olá, sou a dona da sala em questão…gostei das suas dicas…e realmente concordo com vc, preciso trocar meu sofá e colocar algo mais moderno, com linhas mais retas… pensei em colocar um sofá branco…agora, vc acha que devo abrir mão do quadro que está na parede amarela? vermelho e amarelo não combinam?
      bjsssssssss

  13. Gostei muito das dicas! Eu mesma já pensei e repensei em pintar uma parede da minha sala de amarelo. Só não o fiz por que os movéis da sala são de uma tonalidade muito escura, acho que não combinaria!

  14. Adriana Lara disse:

    oi lindona amo amarelo, tenho na sala, na cozinha, no quarto da tv…. adoro, acho vive, cheio de energia!!! bjs

  15. Júlia Vieira disse:

    Lidi,

    Não sei qual é o post que quer que comente adoro aquela sala pintada de amarelo com os maples branquinhos e o móvel também branco, a cortina amarelinha com uns pontos de outra cor. Quanto à sala com os quadros com apontamentos vermelhos, desculpe mas não gosto. Deixava a cor amarela nas paredes até era capaz de por uma com um amarelo mais vivo mas os maples brancos/ou brancos sujo e depois escolhia outro quadro, entre no site da bimago tem quadros lindos e a preços (simpáticos) adoro os de girassóis e os que nós chamamos jarros e vocês copos de leite, está a ver? Mas o amarelinho na parede da sala fica lindo, a sua amiga que experimente como eu lhe digo pôr uma só parede com uma tom amarelo mais alegre, é uma questão de ver no catalalogo a cor que mais gosta. o tecto branco. os apontamentos de decoração , ficam lindos prata, cristal e os quadros (geralmente nós temos de familia) então é agrupá-los. Cortina como a menina me disse uma vez voile numa cor branca ou amarelinho.

    Beijos linha linda

    Júlia/Lisboa

  16. Fernanda disse:

    A nossa sala já foi amarela e azul, porque é algo sombira, e eu queria potenciar a luminosidade; entretanto mudei- tudo cansa- hoje está em tons terra, mas garanto o amarelo fica lindo e torna o ambiente muito acolhedor!
    Aconselho ;)

    Beijocas

  17. Júlia Vieira disse:

    Lidi minha linda,

    Também adoro passar por aqui, aliás passo todos os dias mas só leio.

    Quanto ao carinho pode crer que é real.

    Não é há toa que o seu blogue foi o primeiro que eu li já lá vai um tempinho. Me desculpem as outras blogueiras que eu agora tb sigo, mas a menina ficou no meu coração. Nota 10 para si minha bonita.

    Júlia/aqui de Lisboa

  18. [...] Pitacos de bicha fêmea: decorando a sala de estar com amarelo! [...]

  19. [...] os meus (enxirida que sou…cof cof cof…), quanto das leitoras. Sabendo disso, no post sobre decoração da sala de estar com amarelo ela disse [...]

  20. Glaucia disse:

    Demorei mais cheguei rsrsrs
    Eu amooo amarelo de paixão, ando no maior dilema se pinto de amarelão um móvel antiguinho que era do meu pai para por na minha sala, ou se pinto de branco para o quarto das crianças.
    Quanto a sala da colega leitora eu apostaria num sofá cinza ou bege, um cinza bem puxado pro chumbo faria um contraste interessante. Eu repensaria na tela atrás do sofá…
    Beijos
    Glau

  21. [...] Pitacos de bicha fêmea: decorando a sala de estar com amarelo! [...]

  22. Katy Mota disse:

    Oi Lidy… enfim…depois de buscar muitas dicas mudei os tons da minha sala… a parede amarela está num tom de terracota, mudei meu sofá por um choquetoso todo cinza de sued… coloquei um painel preto atras da minha tv… comprei um tapete peludinho para esquentaar o ambiente e a deixei a cortina num tom areia bem clarinho…enfim…acho que consegui deixar minha sala aconhegante e com a minha cara…
    A todas que deixaram seus comentários agradeço de coração… grande beijo

    • Oi, Katy!
      Que coisa boa saber que a sua sala está de um jeito com o qual você se identifique e se sinta feliz!
      No final das contas, creio que é para isso que ser nosso gosto por buscar ideias de decoração, para que traduzam de alguma forma nossa identidade. :)

      Você quer mostrar sua sala nova no Bicha Fêmea? :)

      Se sim, manda a foto que será um prazer mostrá-la por aqui. :D

      Beijos,
      Lidi

  23. Érica disse:

    Oi! Vou deixar meu pitaco..rs! Acho q a moça q pediu ajuda deve pensar em um sofá de três lugares mais compacto, os de linha reta é uma boa alternativa. E ao invés de um sofá de 2 lugares, optar por duas poltronas, pq este sofá q já está aí é um bom exemplo de como está grande p/ esse ambiente; isso não quer dizer q não dá p/ colocar aí um tapete, uma mesa de centro e uma latera, esses complementos são importantíssimos, mas devem ser bem escolhidos p/ não poluir o ambiente. As cores usasdas acho ok, mas não gostei do quadro…não harmonizou; q tal algo mais suave, com menos informação? Cuidado com as cores…é bom eleger duas cores “carros chefe” e uma cor vibrante para dar apenas uns toques especiais na decoração. Sobre a cor do novo estofado, cinza com amarelo é lindo, mas tem apelo moderno…então, se for continuar com essa combinação dê uma olha em salas com mobilia e decoração jovem e moderna…misturar estilos é super legal, mas costuma facilitar para erros e exageros…por isso, aconselho vc escolher no máximo três cores e dois tipos de segmentos de mobília para não errar.
    Espero ter ajudado!
    bj!

  24. [...]   Pitacos de bicha fêmea: decorando a sala de estar com amarelo! [...]

  25. [...] Pitacos de bicha fêmea: decorando a sala de estar com amarelo! [...]

  26. cristiane disse:

    ola estou pintando meu ap e adorei o tom de amarelo que esta na foto……Indo um pouco mais além do sofá + tapete…vc pode me fazer a gentileza de me dizer qual o nome desta tinta?! são centenas de tons de amarelo não consegui descobrir. obrigada cris

    • Cris, a imagem com o tom de amarelo é meramente ilustrativo, portanto não tenho essa informação. Sugiro que você pegue aqueles catálogos com cores nas lojas especializadas e compare com as cores para que você encontre uma que mais se aproxime.

      Beijos,
      Lidi

Deixe um Comentário