Quartos: soluções de decoração para pouco espaço.


Postado em 5 de novembro de 2010

Você tem pouco espaço em casa? Então, assim como na maioria das casas de hoje em dia, seu quarto tem medidas mínimas e você precisa de ideias e “truques” em decoração para driblar esse detalhe, certo?

Tenho uma boa notícia para você e para a Fernanda, que pediu ideias para quartos pequenos no post onde decoração para quarto de casal foi o tema principal: esse post reúne algumas sugestões e inspirações que podem te dar uma luz sobre o que fazer no seu quarto a fim de aproveitar melhor o espaço que você dispõe. Quer ver?

Quando o espaço é apertado, achar móveis prontos que se encaixem perfeitamente no ambiente é quase impossível, não é verdade? Digo quase porque, ? …quem sabe? O fato é que ter quarto pequeno é uma realidade que enfrento também. O mais importante é assumir isso, e não querer inventar o que não é possível, e se arrepender depois. Por isso mesmo, optei por fazer tudo planejado, assim eu pude aproveitar cada centímetro do meu quarto. É o que passa por tua cabeça também?

O guarda-roupas é algo necessário num quarto. Não tem como escapar. Mas nem sempre o espaço comporta um móvel na medida que você precisa. E agora? A verdade é que já existem camas do tipo box com gavetas embaixo. Você já viu? Eu já. E sabe o que achei? As gavetas são tão pequenininhas… cabe pouquíssima coisa ali. E se estamos falando em aproveitar todo o espaço possível, talvez seja mais interessante conversar com um bom marceneiro para projetar algo mais adequado a sua necessidade. Será que não é de gavetas planejadas sob a cama que você precisa para ampliar seu espaço?

Mas, oh: antes de ter certeza que você precisa de mais espaço sob a cama porque seu guarda-roupas não é suficiente, tenha certeza que você precisa de tudo que tem, e que as coisas estão bem organizadas por lá, hein? Quer dicas? Veja o que já foi publicado no Bicha Fêmea sobre organização do closet ou guarda-roupa.

Espaço para uma cabeceira pomposa num quarto pequeno não existe. Você já aceitou essa verdade inexorável? Ótimo! Agora é partir para possíveis soluções. Uma sugestão é mandar confeccionar um painel de MDF e, se você for arteira, pode até customizar esse painel. O que está nessa imagem, e que serve como referência para você, recebeu um tratamento com a técnica do stencil, que é a utilização de moldes vazados para pintura e decoração. Se você não faz, uma artista pode fazer isso por você. Já pensou na possibilidade?

Sim! É sabido que não é comum colocar a cama sob a janela. Mas se seu quarto tem a parede com a janela como sendo o canto mais favorável para receber a cama, e de outra forma o móvel ficaria mais espremido ainda, por que não colocar? Pense no seu quarto: é possível criar um ambiente aconhegante com cortinas na janela e alguma mesinha de cabeceira para arrematar? Então, tenta! No mínimo, você cria um foco decorativo no seu quarto, desviando a atenção para a falta de espaço.

Além do mais, vale ressaltar que cores suaves num quarto que já é pequeno serão muito bem vindas. Escolher cores fortes para o espaço é um dos 10 erros na decoração e bem-estar do seu quarto já tratados no Bicha Fêmea. Você não vai querer cemetê-los, certo? Há pelo menos duas razões para suavizar as cores nesse ambiente: a primeira razão é que cores acentuadas no local onde você vai descansar são sempre uma boa pedida, porque acalmam, e o segundo propósito é que cores claras dão a sensação de que o ambiente é maior. Não é isso o que você quer?

Sugestão para decorar a cortina na janela de seu quarto, de modo que o ambiente te remeta a romantismo e muito charme…

 

Decore cortinas ou batentes de porta com detalhes cheios de graça. Já pensou num móbile como este, com um toque floral e muito… muito romântico? Fofurice pouca é bobagem! Use a imaginação e encha a casa de mimos!

O Móbile Primavera está a venda no Mercado de Artes, loja virtual do Bicha Fêmea. Quer dar uma espiada? É por aqui >>>>> basta clicar!

 

Você já deve ter ouvido falar que em moda as listras horizontais achatam a silhueta, e que as verticais é que alongam, não é? Você duvida que em um ambiente a sensação de mais altura, e portanto mais espaço, também é possível usando o “truque” das listras? Repara bem nesse ambiente. Não ficou elegante? Note que as cores suaves são sempre usadas, mas variações podem ser adotadas, sim. E ninguém dirá que seu quarto não tem personalidade.

Acredito que a ideia de usar espelhos em ambientes pequenos, para ampliá-los, não seja uma novidade para você…em todo o caso, fica a dica clássica para você. Se seu quarto é tão pequeno ao ponto de não poder deixar um espelho displicentemente no chão, assim como no ambiente da imagem, então você pode dispô-lo na parede. Pode ser um, ou vários deles, formando uma bela composição.

Sugestão de espelho com moldura clássica, e que pode ser usado em uma composição ao sabor de sua imaginação…

 

Decore com espelhos uma parede em especial. Faça composições, use a imaginação e personalize seu ambiente. Com espelhos cujas molduras são clássicas assim, o resultado fica ainda mais bonito, além de romântico.

O Espelho Provençal está a venda no Mercado de Artes, loja virtual do Bicha Fêmea. Quer dar uma espiada? É por aqui >>>>> basta clicar!

E você, que já tem um quarto pequeno e devidamente decorado, tem sugestões para acalmar os ânimos de quem está buscando ideias para compor um espaço assim também? Então, corre nos comentários e deixe suas sugestões. É lá, nos comentários, onde o melhor do Bicha Fêmea acontece…

Imagens: Better Homes and Gardens

Mais no Bicha Fêmea…

Decoração do quarto: ideias elegantes, femininas e baratas!

Pitacos de bicha fêmea: decoração do quarto de casal.

Dicas e detalhes na decoração do quarto.

Pitacos de bicha fêmea: decoração de quartos.

Decoração de quartos: cabeceiras.

Navegue no Bicha FêmeaInício > Casa & Decoração> Quartos> Quartos: soluções de decoração para pouco espaço.

Quer as novidades do Bicha Fêmea? Receba gratuitamente em seu e-mail!

Conheça o Mercado de Artes, loja virtual do blog Bicha Fêmea. É por aqui >>>>>> basta clicar!

Vamos manter contato?

E-mail: bichafemea@bichafemea.com

Redes Sociais

Receba, assim como centenas de leitoras, o Bicha Fêmea no e-mail. | Assine. É grátis!

Conheça o Mercado de Artes, loja virtual de artesanato para casa. | basta clicar!

Quartos


Comentários

31 Respostas para “Quartos: soluções de decoração para pouco espaço.”
  1. É Lidi, minha cama não foi escolhida por acaso… Tem 4 gavetas na parte de baixo mais 4 gavetinhas de cada lado da cama, no criado-mudo embutido.
    Mas realmente, nem sempre elas tem o espaço que precisamos, e contratar um marceneiro pode ser uma opção perfeita!

    A dica da janela é boa também e já usamos a cama nesta posição, mas isso antes de fazer o quartinho da nossa filhota… Mesmo assim, aproveitamos cada milímetro!

    • Verdade, Silvia. O jeito é aproveitar cada milímetro mesmo. No meu caso, nem cabeceira eu coloquei, pensando justamente nisso. Minha cama é do tipo box, e minha solução foi a de colocar dois grandes paineis de MDF do teto até o chão, e dele saem as mesinhas de cabeceira, que são flutuantes. A cama fica encaixada entre esses paineis. Para não ficar a parede pura atrás da cama, preenchi o espaço com um papel de parede bem lindão. Voilá! Tenho uma cabeceira que economiza todo o espaço do mundo! Tem que se virar nos 30 no quartinho pequeno, né não?! :)
      Beijos

  2. Bia Bueno disse:

    Gaveteiro embaixo da cama é muito últi, afinal é um espaço que não serve pra nada!! Minha proxina cama quero pensar nisso antes de comprar qualquer uma. :) ))

  3. Thays Meirelles disse:

    Adorei o “truque” das listras, já vou fazer o teste aqui em casa. Obrigada!

  4. luciane disse:

    Amei teu blog! dauma passadinha pra conhecer o meu!
    bj

  5. Patricia Ligia disse:

    Adorei Lidi a dica, meu quarto tb. é pequeno, já vou pegar algumas idéias e me virar nos 30.kkk
    Bjos e um bom fim de semana.

  6. Lola disse:

    Sabe o que é mais complicado em quartos pequenos? O tamanho da cama! Cama Kingsize é linda, mas não cabe em qualquer espaço! Fora que é tão caro e dificil achar a roupa de cama certa nesse tamanho né?
    Bjs

    • Nossa, Lola! Nem pensei na possibilidade de uma king size no quarto. Sem chance! Assim eu ficaria sem mesinha de cabeceira, e isso eu não queria. Tive que escolher e optei por uma no tamanho padrão. O marido tem 1,80 de altura, mas a cama resolve bem. :D

  7. Luciana M disse:

    Querida Bicho Femea,
    que bom navegar, e te encontrar!
    quanta doçura!
    Seguiremos.
    Esperemos retribuir esse carinho no nosso blog também
    Estamos com um Super SORTEIO.Nosso primeiro. É só para quem mora em S.P, assim como vc, um DaySpa, no ItaimBibi, um super mimoluxo para nossas seguidoras, foi feito com muito carinho,
    te esperos lá, bjs
    Lulu & Sol

    • Olá!
      Fico muito contente que ao encontrar o Bicha Fêmea a surpresa tenha sido boa. Eu amaria participar de seu primeiro sorteio, mas embora eu esteja no estado de São Paulo, não estou na capital. Não será dessa vez que poderei ser mimada por vocês. :(

      É uma pena!

      De qualquer forma, desejo sucesso no seu sorteio. :)

      Boa sorte! Obrigada pela visita e, oh: volte sempre!

  8. Karol disse:

    Otimas sugestões! Dia desses encontri uma coisa que resolveu meu probleminha de falta de espaço pra guardar cobertores e roupas pouco usadas: uns pctes que são fechados à vacuo, ficam bem pqnos mesmo, sobrou espaço!

    Beijo menina, bloguito tá cada vez melhor, pra mim, não tem o que sugerir ou reclamar!

  9. Karol disse:

    Otimas sugestões! Dia desses encontri uma coisa que resolveu meu probleminha de falta de espaço pra guardar cobertores e roupas pouco usadas: uns pctes que são fechados à vacuo, ficam bem pqnos mesmo, sobrou espaço!

    Beijo menina, bloguito tá cada vez melhor, pra mim, não tem o que sugerir ou reclamar!

    • Oi, Karol!
      Bom te ler novamente no Bicha Fêmea. :)
      Ah! Sei de quais sacos você está falando. Uma vez eu vi uma demonstração do uso deles no blog da Bia Bueno e fiquei bem impressionada. Eles realmente reduzem, e muito, o espaço necessário para guardar as coisas porque o volume dela quase some se comparado ao que era. É “tudibo”! :D

      Excelente sugestão! ;)

  10. Glaucia disse:

    Lidi eu amei esse post !
    Estou nesse momento organizando os quartos aqui de casa sabe ( juntei filho e filha em um, vou criar um de brinquedo e o meu to ” ajeitando”) veio em boa hora !
    Lembra que postei que meu sonho de consumo era uma colcha de pacthwork? Achei umas lindas com precinho camarada no Wall Mart, mas as cores não combinavam como meu quarto :( Fiz um beicinho meio triste e comprei uma colcha de matelasse que imita bem direitinho, quase identico a estampa de patchwork nas cores que eu queria e minha cama ficou linda! Mas ainda não desisti do sonho da colcha origina .
    Beijos e ótima semana pra ti queridona!

  11. Marilia Alves disse:

    Ih Lidi, pronto já me deu vontade de mudar tudo de novo, com essas idéias fabulosas, tô aqui me coçando.

  12. Katia Bonfadini disse:

    Adorei o post, Lidi!!!! Hoje em dia os apartamentos estão cada vez menores e acho muito legal ter ideias de como aproveitar melhor cada cantinho de um cômodo. Às vezes, a solução é simples, mas a gente não consegue ver. Quando nos mudamos, pensamos em várias maneiras de dispôr a cama, mas nenhuma parecia nos satisfazer até o dia em que o Marcelo precisou ir no apartamento vizinho e viu a decoração do quarto de casal. A posição da cama não poderia ser melhor!!!! E a gente não tinha se dado conta disso!!!!! Mil beijos!!!!! Parabéns pelo aniversario do blog, o do CASOS E COISAS é quarta-feira, novembro é um mês especial!!!!

  13. Olá Lidiane,

    Seu post é muito bacana também, adorei as dicas e com certeza são muito positivas pra quem sofre com a falta de espaço das casa e apartamentos de hoje em dia. Seu blog também é de muito bom gosto.
    Agradeço por sua visita e sinta-se a vontade para visitar sempre.

    Beijos

    Suellen Moreira

  14. Rose disse:

    Oiii Lidiane, saudades daqui…ando tão atrapalhada que nem o meu blog estava atualizando…afff!!!
    Mas lembra que eu estava fazendo o meu quarto aos poucos (parece novela) e agora que o armário está pronta não sei onde estava com a cabeça que não fiz com portas de correr…aiaiaiai me arrendi um monte. Mas ta ficando bonitinho hihihihihi
    Bjinhus!!!

  15. [...] Quarto com pouco espaço é uma realidade para muitas de nós, bichas fêmeas navegantes e divas do lar. Estratégias para decoração e organização de espaços assim já deram o que falar por aqui, a exemplo do post no Bicha Fêmea onde tratamos de soluções de decoração para quartos pequenos. [...]

  16. [...] Quarto com pouco espaço é uma realidade para muitas de nós, bichas fêmeas navegantes e divas do lar. Estratégias para decoração e organização de espaços assim já deram o que falar por aqui, a exemplo do post no Bicha Fêmea onde tratamos de soluções de decoração para quartos pequenos. [...]

  17. Vanessíssima disse:

    Aquele espelho do lado da cama me assustou. rs Já passei por isso e as vezes em que acordei assustada (de verdade) com o vulto de minha própria pessoa não tá no gibi! hahahaha

    • …kkkkkkk… :D
      Sabe do que me lembrei quando li teu comentário? Eu já me assustei com meu vulto por causa do reflexo que a luzinha do ar condicionado provoca na porta do closet… ehehehehe…

      Ainda bem que agora já acostumei. Aloka!!! :D

  18. [...] Quartos: soluções de decoração para pouco espaço. [...]

  19. Ana Carolina disse:

    Oiê, tudo pink flooor ?

    Booom eu estoou com uma duvida eu estooou reformando o meu quarto e ele é mt mt mt pequeno ele so da a mesa de computadoor e a cama oque eu fasso para colocar o meu armárioo ?

    Beeeijoo Roosa Cooom Gliteer ♥

  20. [...] Quartos: soluções de decoração para pouco espaço. [...]

  21. [...] onde essa moça deixou seu comentário? Foi no post onde há soluções de decoração para pouco espaço, cujo conteúdo pode ser muito útil para você também…aproveite! Ocorre que um dilema desses [...]

  22. Jaíne China Gonçalves disse:

    Oi, tudo bem ?
    Bom , eu divido o quarto com a minha irmã de 07 anos , e o quarto é muito pequeno . Nele tem a minha cama e a da minha irmão, a comoda da tv , a de roupa, o guarda-roupa, e a prateleira do lado da cama da minha irmã mas fica muito apertado. Nóis tbm dividimos o guarda-roupa e fica td bagunçado pq tem coisa demais. Será qe vc pode me ajudar a resolver esse problema? Eu e minha irmã temos alguns gostos parecidos como cores , imagens pra colocar no quarto e talz. Me ajuda plis?

Deixe um Comentário