Papel de parede: 4 dicas de decoração com as sobras. Você tem alguma?


Postado em 15 de outubro de 2010

Você se rendeu ao papel de parede na decoração de sua casa, mas ficou com uma boa sobra dele e você não sabe o que fazer com isso? Jogar fora não deve ser o seu desejo, porque você está lendo esse post justamente para ter ideias, correto? Então inspire-se! Há várias possibilidades decorativas e úteis para o uso da sobra do papel de parede. Acredite!

O papel de parede é, sem dúvidas, um recurso decorativo difícil de a gente resistir e não cair de amores. Pudera! Ele é capaz de transformar completamente um ambiente, deixando o espaço com ar sofisticado, alegre, refrescante, feminino ou o que quer que a gente queira. Tudo depende da intenção e da escolha do papel certo.

Ao passo que ele é capaz de transformar tudo, isso é feito de forma rápida e sem sujeira. Uma boa aplicação, feita por uma empresa que presta um excelente serviço, deixa tudo perfeito aos seus olhos e renova, mesmo, o seu espaço…

…e as sobras? O que fazer com elas?

Inspire-se nas 4 ideias a seguir e corra para recolher o que você ainda tem de papel em casa. Há muito o que fazer com ele. Confira:

Já pensou que legal abrir as gavetas e ver que elas têm mais estilo porque estão forradas com papel de parede? Recorte na medida certa, fixe-se com fita duplaface e voilá! Ganhe gavetas charmosas na sua casa, bonita!

E se você fizer uma bela composição com molduras de vários formatos e tamanhos para decorar uma parede de sua casa? Viu que a ideia pode ter um efeito ótimo? Capriche na escolha das molduras e decore com estilo. Se você se sentir insegura para montar a composição de quadros na parede, confira as dicas para decorar sua parede com quadros e manda ver!

Sabe os livros do coração? Ou ainda os cadernos de receitas e mesmo aqueles de anotações? Eles podem ganhar novas capas muito mais charmosas com a sobra do papel de parede, bonita! Já pensou nisso? Pois então pense, e deixe a imaginação voar…

Organize seu home office, ou quarto das crianças, seu atelier ou o que mais você quiser usando latas encapadas com papel de parede. O resultado pode ser tão bonito quanto os que você consegue utilizando o tecido para esse fim, assim como a Fernanda Reali faz e teve suas latas revestidas com tecidos mostradas no Bicha Fêmea. Portanto, as possibilidades são várias e o resultado pode ser muito bonito…

Imagino que você deve ter alguma dica para compartilhar sobre o que fazer com sobras de papel de parede. Acertei? Então corre nos comentários e divide aí, porque o conteúdo deste post pode ficar ainda melhor com sua contribuição. Ah! As bichas fêmeas navegantes agradecem…

Imagens: Real Simple

As bichas fêmeas falam…

…e dão mais sugestões. Foi assim que a Luciana, editora do blog Interior do Design, indicou uma imagem que serve de inspiração para mais uma possibilidade de uso das sobras do papel de parede. Confere aqui embaixo:

House to Home

Se você tem uma mesa em casa e quer dar uma nova cara, basta mandar confeccionar um tampo de vidro e sob o vidro você coloca seu papel de parede. Simples, fácil e de efeito muito bacana, hein?!

Leia mais no Bicha Fêmea sobre reaproveitamento de materiais em casa…

Decoração com objetos reutilizados by bichas fêmeas.

Reutilização de caixas de ovos na decoração.

Decoração de jardins com objetos reutilizados.

Reutilização de objetos com novos usos – II.

Reutilização de objetos com novos usos.

Navegando no Bicha Fêmea – Início > Casa & Decoração > Decoração> Papel de parede: 4 dicas de decoração com as sobras. Você tem alguma?

Quer as novidades do Bicha Fêmea? Receba gratuitamente em seu e-mail!

Conheça o Mercado de Artes, loja virtual do blog Bicha Fêmea. É por aqui >>>>>> basta clicar!

Vamos manter contato?

E-mail: bichafemea@bichafemea.com

Redes Sociais

Receba, assim como centenas de leitoras, o Bicha Fêmea no e-mail. | Assine. É grátis!

Conheça o Mercado de Artes, loja virtual de artesanato para casa. | basta clicar!

Decoração


Comentários

36 Respostas para “Papel de parede: 4 dicas de decoração com as sobras. Você tem alguma?”
  1. Leticia disse:

    Esse post foi genial! Coloquei papel de parede na minha casa e fiquei com muiiiita sobra. Além destas idéias que vc deu, eu já tinha em mente em fazer também uns jogos americanos! Bjs, Lets

    • Boa ideia!
      Mas como seria a “materialização” do jogo americano com o papel de parede? :O

      • Luma disse:

        Plastificação, Lidi! Assim como fazemos com documentos, mas acho que não é durável!
        No meu lavabo coloquei um papel que possui uma textura mais resistente, impermeável! Com a sobra (ele tem uma leve textura, quase sem estampa) forrei as prateleiras interiores de um armário que tenho no corredor dos quartos dos meninos para guardar roupa de cama e banho. Ali também ficam caixas de remédios e outras caixas que eles guardam miudezas. Forrei as caixas também!
        O aplicador do papel pediu que guardasse algum pedaço para o caso de haver algum “acidente” doméstico com o papel.
        Já encapei uma mesinha de cabeceira com papel e não precisa ser “de parede”, qualquer papel, até mesmo revistas em quadrinhos, no caso de quarto de crianças e para impermeabilizar, basta passar cola branca. O mesmo processo vale para parede. No home office do maridon, encapei a parede de fundo com jornais estrangeiros e apliquei a cola branca. Não amarela com o tempo!
        Quando o meu filho era bebê, usei o papel de parede para revestir lixeira, porta fraldas, porta remédios, etc.. ficou lindo!
        Boa semana! Beijus,

  2. Júlia Vieira disse:

    Lidi,
    Engraçado essa nova vaga de papel de parede, eu fiquei com alergia a papel de aprede quando mudei para minha casa (que agoraé minha) ela estava toda forrada de pepal acreditye que até os móveis da cozinha tinham daquele papel autocolante, bem e o gosto que horror tudo muito escuro, um dia destes até estava comentando com marido que era uma ideia engraçada e agora há uns papéis que sáo uma maravilha de estampa, mas ele disse logo “nem pensar” lembraste do trabalho que tivemos para tirar o lá de casa e é verdade!Tinta nós com um bocadinho de habilidade pomos mas papel, parajá dificil pôr e depois para tirar amolece com água morna depois com uma estátula vai tirando com cuidado para não ferir a parede depois tem que lar muito bem a parede, deixar secar, e pintar memina a tinta que a gente gasta põe uma pensa que etá bem quando seca não está na minha sala por exemplo teve que levar quatro demãos. Mas gosto de papel de parede e aí ´~ao umas ideias: para forrar um armário ou um guarda roupa, depois forra as gavetas ao abrir fica lindo.
    Outra forrar as prateleiras da dispensa e depois pôr aquele babadinho , eu fiz assim comprei papel azul clarinho aos quadrados autocolante e depois de posto comprei esse babadinho igualzinho azul claro e branco e com fita dupla faxce pus no inicio da pratelia ficou lindo já pus para aí há uns quatro anos é só limpar muito bem com um detergente da loicça e depois agua limpa secar bem e já está.
    Uma vez já há muito tempo tinha uma parede a fazer divisória da cozinha para entrada de serviço e aquela parede me dava nos nervos en´~ao comprei um rolo de papel mas este não autocolante fiz a cola e cobri essa parede ficou linda quando se entrava dava logo outro ar. Mas só assim pontualmente tudo já não gosto. Não sei se aí no Brasil se usou mas no tempo de minha avó imagine há quantos anos usava-se até um bocadinho acima do meio da parede e depois levava um acabamento com uma tirinha em madeira pintada da cor do resto da parede, geralmente usava isto nos quartos isso eu gosto ficava lindo até porque nessa época as casas tinham um pé direito muito alto, agora as casas são bem mais baixinhas.
    Bem já dei minhas dicas espero que alguém ghoste e aproveite.
    Beijos amiga linda
    Julia/Lisboa

    • Eita, Júlia!
      Acho papel de parede lindo, mas em tooooda a casa, aí acho que não. Bom, aqui em casa eu optei por um trecho da parede que fica atrás da cama. Ficou na verdade como um detalhe na parede. Deu outro ar ao quarto, e não fica comum como um pintura, apenas… quando ao trabalho para tirá-lo, deixo isso para o futuro… ehehehe…

      Ah! Também fiquei bem curiosa de saber da Leticia como ela pretende fazer o jogo americano com a sobra do papel de parede. Tomara que ela nos responda. ;)

  3. Júlia Vieira disse:

    Leticia

    como é que a menina faz os jogos americanos, é que eu tenho ainda papel que me sobrou das prateleiras e essa era uma ideia optima e linda para aproveitar, quem sabe até para dar no Natal que está aí.

    Se puder mandar para o meu e-mail fico muito grata:
    julia.vieira@sapo.pt

    Beijos e fico a agurdar.

    Julia/Lisboa

  4. Leticia disse:

    O papel de parede que eu comprei é vinílico, ou seja, é bem grosso e emborrachado.
    Pesei em cortar os quadrados e pronto!
    Parece que vai ser fácil, vamos ver se funciona!
    Quaando eu fizer, mostro pra vcs!

    Bjs, Lets

  5. Milena disse:

    Lidi,gostei da ideia das sobras.De repente,sem ter sobras mas indo a um outlet encontramos e repetimos.Assim podemos “forrar com papel” sem ficar enjoativo.
    Um grande medo que tenho,enjoar!
    Bjs

  6. Milena disse:

    É,às vezes as lojas que só trabalham com papel de parede,tem uma seção com sobras.Dá para comprar por $ bom e fazer os quadros.

    bjs

  7. Telma Maciel disse:

    São ótimas as idéias, Lidi!!!!
    Eu já forrei gavetas, mas nem foi com papel de parede… Mas já tirei tudo tbm pq troquei de quarto! rs
    Beijo

  8. Oi, Lidi,
    Amei a ideia de forrar as gavetas! Sensacional!!! Tenho sobras de papel de parede infantil, dá pra usar nas gavetas da pequenininha,né?
    Eu estou pensando em usar papel numa parede apenas do meu quarto…mas ainda não me decidi. Sobre a ideia da Lelê, dos jogos americanos, penso que dá pra fazer com uma base de EVA(emborrachado) ou cortiça.Deve ficar bem bacana…aí os porta-copos são consequência,rs!
    beijos!

    • Simone, sabe que usei papel de parede no quarto também, e somente em uma parte? Meu quarto é bem pequeno e eu tenho uma cama do tipo box. Se eu fosse colocar uma cabeceira convencional eu perderia preciosos centímetros de espaço, sabe? O que fiz: coloquei dois paineis de MDF que descem do teto até o chão. Estes paineis formam mesinhas de cabeceira aéreas. A cama encaixa-se entre um painel e outro e, exatamente no espaço entre os paineis eu coloquei o papel de parede. Ele funciona como a cabeceira da cama. Gostei bastante do resultado. :)

      A ideia de usar EVA como base para o jogo americano é uma boa, hein? Gostei. :)

      Em tempo, a ideia não foi da Lelê, mas da Lets. É que ambas são Leticia, e aí confunde, né?! :)

      Beijos

  9. Vania disse:

    Olha, nao tenho ideia nenhuma sobre o papel de parede, mas adorei ler os comentários da Julia Vieira. Quando a gente lê, dá até pra “ouvir” o sotaque portugues dela. Acho lindo, adoro!

  10. Tati disse:

    Amei as ideias…massssssssss, não tenho papel de parede, nenhuma sobrinha se quer!
    mas gostei tanto que vou fazer com tecido e papel de scrap!
    bjs, bjs

  11. Luciana disse:

    Oi Lidiane

    Tenho uma dica. Olha que legal que ficou o aproveitamento de um pedaço de papel de parede nessa mesa de home-office: http://2.bp.blogspot.com/_nbVU-uVyESg/TGXnXMUKOdI/AAAAAAAAALY/lHA8FjCYrDY/s1600/Homeoffice1.JPG
    É a primeira imagem. Dá uma graça especial para um tampo de vidro, não é?

    • Oi, Luciana!!
      A ideia da mesa com o tampo de vidro e o papel sob o vidro é ótima, mulher!! Você sabe a fonte dessa imagem? É que eu gostaria de atualizar o post com ela, atribuindo a sugestão a você. Mas costumo colocar a fonte das imagens que posto, sabe?

  12. yvone disse:

    Lidi
    Já aproveitei sobras de papel de parede para forrar móveis, portas de armários, vasos, caixinhas de madeira e até para encapar agendas.
    Eles geralmente já vem com uma cola, são bonitos e duram muito.
    abraço

  13. Katia Bonfadini disse:

    Lidi, adoro decoração e amei as dicas de como aproveitar as sobras do papel de parede! Aliás, eu adoraria poder reformar o quarto e colocar um papel de parede bem bonito nele!!!!!! Beijão!

  14. Maria Afonso disse:

    idéias brilhantes e fantásticas! adoreiiiii! parabéns!

  15. Andrea disse:

    Oi! O guarda roupa da minha filha nos acompanha desde antes dela nascer e eu queria “reformar” mas sem gastar muito… vcs já usaram papel de parede para forrar as portas?!

    • Oi, Andrea!
      Sabe que usar papel de parede para revestir a porta de guarda-roupas a fim de dar uma cara nova para ele parece um boa ideia? Se dá para forrar gavetas, por que não forrar portas, não é verdade?

      Nunca fiz, nem conheço que o fez, mas quem sabe não apareça alguém por aqui que tenha feito e confirme a dica, não é?

      Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos… ;)

  16. Léia Cook disse:

    Li, vi e re-vi várias vezes este post….adorei as ideias, os tons, as estampas…vai ser bem útil..obrigada!

  17. Leila disse:

    Tenho uma cômoda com varias gavetas que gostaria de forrar com tecido ou papel de parede. Como este movel esta invernizado gostaria de saber como devo fazer e se posso forrar todo o movel ou so as gavetas?

    • Oi, Leila!
      Você viu que a Júlia comentou neste mesmo post como ela fez para revestir as prateleiras dela com papel de parede? Ela usou fita dupla face. Creio que seja uma boa dica para você. Quanto a dúvida sobre revestir tudo ou parte de cômoda, se fosse eu, talvez faria somente no tampo dela e na frente das gavetas. ;)

      Beijos

  18. Casa | Decoração | Organização no Bicha Fêmea disse:

    [...] Papel de parede: 4 dicas de decoração com as sobras. Você tem alguma? [...]

  19. Nadja disse:

    Oi Linda a minha idéia é fazer os paineis com MDF como fez a Lidiane no meu quarto atrás da cama box. Acho que vai ficar perfeito.
    Beijos

  20. [...] uso da sobra de papel de parede na decoração já foi tratado anteriormente no Bicha Fêmea. Confira o conteúdo do post que trata desse assunto, [...]

  21. [...] elas apareceram como alternativas para serem revestidas com papel decorado, além de outras ideias para uso das sobras de papel de parede. Na ocasião, a sugestão era para que você usasse as latas como depósitos de trecos no seu [...]

  22. [...] Papel de parede: 4 dicas de decoração com as sobras. Você tem alguma? [...]

  23. [...] possa ter em casa! Falo “mais um uso” porque já foi editado um post no Bicha Fêmea sobre 4 dicas de decoração com as sobras do papel de parede, lembra? Se não lembra, [...]

  24. Oii lidiane!
    Coloquei papel de parede na minha futura sala de jantar e o que sobrou forrei a gaveta do meu aparador…aquele que fiz mosaico com CD :)
    Ainda deu para fazer o fundo de um quadrinho que dei de presente pra sogrinha!
    Beijuss!

Deixe um Comentário