Organizando a bagunça em casa: dicas, truques e objetos úteis.


Postado em 16 de julho de 2010

Bagunça é algo que aparece na casa de qualquer uma de nós, não é? Parece que é impossível passar ileso a esse fenômeno doméstico… tsc tsc tsc… mas domá-la e buscar diariamente a organização? Ah, sim! Isso é possível!

Para isso, bonita, não tem jeito: a gente precisa usar de artifícios, truques e objetos que nos possibilite controlar a situação. Você é como eu? Gosta de aprender novas possibilidades para manter tudo em ordem em casa? Então esse post é para você também!

Antes de mais nada, acredito que nunca é demais lembrar que o ideal será sempre ter em casa o que a gente usa e precisa de verdade. Esse será sempre um ponto de partida para evitar o acúmulo desnecessário de objetos, o que diminuirá a bagunça com a qual você tenha que lidar. Inspire-se nas 5 dicas para manter as coisas organizadas e inicie seu “momento de desapego”!

Precisamos começar a organizar as coisas por algum espaço da casa. Que tal pelo quarto? Sim! Lá é um lugar de descanso, e com as coisas no lugar você vai ficar bem mais relaxada, concorda?

Sabe que sob a cama pode estar um excelente local de armazenamento? Escolha caixas que deslizem fácil no seu piso e coloque nelas roupas de estação, ou edredons e cobertores. Assim você desafoga seu gurda-roupas ou closet, e só precisará fazer a troca do conteúdo na próxima virada de estação. E por falar em guarda-roupas, como está o seu? Caótico?! Hum… Sugiro que você veja dicas e pitacos de como organizar o guarda-roupas para ter um dia a dia mais fácil…

Ainda no quarto, procure observar se as roupas, cintos, bolsas ou toalhas andam jogadas onde não devem. Estão? Sabia que foi exatamente esse o exercício que eu mesma fiz para perceber a necessidade de adquirir ganchos extras aqui para casa? Coloquei acessórios assim nas portas dos banheiros, do quarto e do closet. Eles ainda estão na cozinha e na lavanderia. São úteis até demais porque seguram panos de limpeza, panos de prato, bolsas, roupas, toalhas e o que mais você precisar organizar no seu dia a dia, ?

E no banheiro? Tem algo a ser arrumado? Por lá há sempre coisinhas miúdas para agrupar, não é verdade? As caixas ou cestos pequenos também salvam! Com elas você pode organizar remédios no armário, itens de higiene no banheiro ou ainda armazenar rolo de papel higiênico, pasta de dente e sabonete extra para convidados.

Lá no escritório não é fácil manter as coisas organizadas, eu sei bem. A verdade é que nesse espaço, mais do que em qualquer outro, é preciso manter tudo em ordem e de rápido acesso, já que documentos importantes ficam por lá, concorda? Mantenha a documentação, exames médicos, notas fiscais, manuais de instrução e contas, todos organizados em pastas ou fichários. Quando precisar localizá-los, estarão ali ao seu alcance e no menor tempo possível. Tenha caixas organizadoras para guardar seus álbuns e suas revistas preferidas, aquelas das quais você não se desfaz de jeito algum. Já mostrei por aqui como o meu escritório foi planejado para atender nossas necessidades de organização, além de dicas para oragnizar e decorar o home office. Inspire-se!

Você tem vários livros? Não vá me dizer que eles ficam todos concentrados e enfileirados num único móvel de sua casa. Ficam? Ah, tá… Que tal você pegar algum deles e distribuí-los aqui e acolá? Misture seus livros com seus vasos, porta-retratos e outros acessórios de sua casa. Eu acredito que isso dará um up na sua decoração, enquanto eles são mantidos devidamente organizados. Duvida?

Agora é tua vez de dividir tuas dicas, sugestões, pitacos e truques na organização da casa. Sim! Porque o melhor do Bicha Fêmea acontece mesmo é nos comentários…

Imagens: My Home Ideas

Quer ler mais sobre organização e deixar tudo em ordem nos seus domínios?

Pitacos de bicha fêmea: organização do closet ou guarda-roupas.

Lavanderia: que tipo de máquina facilita a organização?

Dicas de itens para organização em casa by bichas fêmeas.

Dos meus itens que favorecem a minha organização. Qual o seu?

5 dicas de organização. E passe bem!

Quer as novidades do Bicha Fêmea? Receba gratuitamente em seu e-mail!

Casa - Organização


Comentários

31 Respostas para “Organizando a bagunça em casa: dicas, truques e objetos úteis.”
  1. Myrian disse:

    nossa a pouco tempo conheci o blog e não largo mais, todo dia venho aqui me atualizar e ler um pouquinho dos artinhos passados.
    Conheci o blog porque acabei de trocar de casa e como agora estou em uma bem maior o trabalho dobrou ou até triplicou e estou procurando formas de me organizar e até mesmo decorar cada ambiente e nesse blog estou encontrando esse suporte mais que necessário.

    Parabéns pelo blog e por tantas dicas preciosas que ainda estou conhecendo!! o blog é muito rico parabéns e ainda mais suce$$o!!!!!!!!

  2. Janice disse:

    Adorei as dicas!!!
    Apareça…
    Beijo:)

  3. Jaime disse:

    uma das leis da física é a entropia: as coisas tendem para o caos

  4. Ótimo post, Lidi. Bom dia! Beijos.

  5. sonia disse:

    é a minha cara posts desse genero já que sou o cumulo da desorganização-acho que acima de tudo há que manter apenas o que usamos-no inicio da estação faço sempre uma arrumação nas roupas e o que já não foi usado na mesma estação do ano anterior -nem vale a pena manter.

  6. Thais Palma disse:

    Fantástico!!
    Adoro essas coisas…. hhehehehe

    Beijos!!

  7. Bicha Vó disse:

    Oi Bicha…lá vem mais um tema polêmico!!aiaaaaaaaaaa
    Bagunça não é sujeira, certo???? Uma rainha do lar vive dois momentos distintos..limpar a sujidade e organizar a “baguncidade” ahahahah
    Sou muito suspeita para discutir sobre esse assunto pois sou a rainha das caixinhas, organizadores, cestas, cestões etc mas, toda a praticidade nessa organização vai muito mais além de ser ou não organizada..depende do número de moradores da casa, tamanho das dependências, quantidade de armários e principalmente disponibilidade financeira.

    Concorda que para a mãe que trabalha fora, que acorda cedinho para levar as crias para escola, volta se prepara para o trabalho e ao voltar a noite tem tudo para organizar e reorganizar é meio complicado, não?

    Falo, aqui, particularmente daquelas que como eu, só contava com o apoio uma faxineira quinzenalmente.

    Com essas postagens vc me reporta sempre ao passado e agora estou aqui rindo ao me dar conta que sobrevivi e tudo hoje são apenas memórias…

    Imagine dois jovens dividindo um quarto..duas camas, sob elas, tenis 43 e 44, compartilhados com skates e guitarras…hilário né…o pobre armário embutido parecia inflado com aquelas jaquetonas de nylon ahahahah ; me descabelei muito até que meu marido decidiu construir uma bancada sob a janela, com uma porta antiga e assim, foi dado o 1° passo para a harmonia tão sonhada entre os dois pimpolhos..livros e revistas, computador, sons, meu Deus tudo em 12 m2!

    Hoje, penso que milhares de familia vivem o mesmo problema enquanto os meus são somente cinzas …

    Lembrei-me agora que um dia cheguei tão cansada e ao entrar no banheiro encontrei torneira semi aberta, tapete enrolado e não tive dúvidas, dei o start em uma nova modalidade..cartazes afixados com minhas observações sobre higiene e limpeza e mais ainda…em outro momento, esse dia foi o máximo…preparei uma cartolina logo cedinho, pendurei em meu pescoço e quando levantaram ,foram só risos…os dizeres?

    MAMYS EM GREVE POR UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA! e mantive-me silenciosa, rebelada até que se conscientizaram de que cada um era responsável por sua bagunça e limpeza!!!! foi o início da paz!

    …Esse foi o período mais conturbado que vivi no quesito organização e o que me salvava era uma copa-cozinha muito bem aparelhada o que diminuia aquela sensação de desorganização.

    Mas vou voltar por aqui para ver as dicas e sugestões adotadas pelas leitoras do Bicha, sempre úteis e oportunas…

    A única coisa que abomino até hoje, são coisas, caixas debaixo de camas…eita lugar bom para colecionar pó,,aquelas nuvenzinhas de poeira; credo, tô fora!

    No mais, todas outras sugestões e objetos que sirvam para nos reorganizarmos, minimizarmos a árdua tarefa atribuida a nós mulheres, serão sempre bem vindas!

    Beijocas e mais uma vez, parabéns..Se depender de tuas postagens, jamais terei alzheimer já que me obriga sempre a recordar de tudo que vivi!!!!

    Fica com Deus, Bicha Vó

  8. Bicha Vó disse:

    Oi eu aqui de novo…
    Bicha sabe que fiquei pensando nessa postagem e sugiro que faça uma abordagem sobre como nossos adolescentes estão sendo preparados para a vida adulta, já que a grande maioria busca morar sozinho ou por estudar em outra cidade ou mesmo porque insistem que é chegada a hora de abandonar o ninho e voar com as próprias asas.

    Fico aqui imaginando como um(a) jovem pode se ambientar em uma nova situação sem que tenha sido preparado lá atrás por seus pais. A importância da participação, colaboração na organização da casa desde pequenos com pequenas atribuições, como fiz eu, está bem longe do sentido “escravizar” os filhos, mas sim, no sentido de prepará-los a cuidar de suas coisas, zelar pelos outros ambientes onde interage com a familia etc…fui clara? Exemplo, meus filhos, antes de dormir, desde 4,5 anos, aprenderam a recolher todos os brinquedos …guardar os livrinhos etc…arrumação de gavetas, já desde os 10 anos, eu colocava a roupa passada no quarto deles e cada um guardava a sua e vou ainda mais longe; Marcelo, com sua mania de “mauricinho”, passava e engomava as benditas camisas de colarinho..organizava suas gravata (era colecionador) e por ai vai…

    Coisa interessante, me lembrei agora que um dia, êle tinha 4 anos mais ou menos, encostou em mim na cozinha e falou que queria uma gravata…morri de rir e como não dei bola, êle foi pedir à minha mãe que de pronto, comprou a gravata e um coletinho..Viu o que é personalidade???? e assim o mauricinho virou Mauricião e só não vai à praia de gravata porque não combina com a sunga ahahahahah

    Bem, como de costume me alonguei mas fiquei mesmo curiosa em saber como as mães modernas preparam seus filhos para a vida adulta!

    bjs Bicha Vó

  9. Luma disse:

    Oi, Lidi!!

    Tal qual a Bicha Avó não gosto de coisas debaixo da cama e por isso transformei o andar debaixo em gavetões (no meu quarto) e no quarto dos meninos em cama adicional para os amigos.
    Mas nada impede que no lugar do colchão seja tampado o estrado com um duratex (ou qualquer madeira fina) e instalada ali uma ótima sapateira.
    Me enxerguei no comentário da Bicha Avó, porque convivo diariamente com uma parafernália imensa de instrumentos musicais, captadores, guitarras, violões acústicos, aquela fiação ocupando todo o chão do quarto, amplificadores… captou? Um dia meu filho chegou pra mim e disse: “Mãe, por favor! Não arruma mais o meu quarto, deixa que eu arrumo”. Então, tive que fechar os olhos para aquilo que dentro do meu entender é organizar o espaço para que os pensamentos fluem com mais facilidade. Algumas pessoas se organizam de maneiras diferentes, dentro do que chamamos “Bagunça organizada”.
    Entendo essa “Bagunça Organizada” porque não gosto que NINGUÉM tente organizar minha mesa de trabalho ou minhas gavetas.
    A melhor dica de organização é: descarte diariamente e não pense “Ah, este parafuso vou guardar porque talvez eu precise quando for consertar a manivela da tosquiadeira se precisar retirar a lã das ovelhas”
    Não Lidi, eu não tenho ovelhas (só nos sonhos), mas posso bem querer guardar coisas para, quem sabe no futuro, comprar uma fazendinha e habitá-la com zilhões de ovelhas. Diz aí, bonita! Imaginou um campo cheio de ovelhas? Lindo né? Então, imaginei agora uma gaveta cheia de parafusos para eu usar na tal manivela da tosquiadeira! :D Bom fim de semana! Beijus,

  10. Marta disse:

    Adorei seu blog e tentarei vir aqui sempre! Eu adoro organização. Sou super organizada e em casa tenhos os cestinhos no banheiro!
    Beijocas

  11. Lilia* disse:

    Adorei os comentários e dicas das leitoras, principalmente da bicha vó. Meu ascendente em virgem PEDE que eu seja organizada, mas é uma luta diária pois conviver com GUARDADORES COMPULSIVOS é um desafio.
    Espero um dia chegar onde desejo: casa organizada e sujeira no lixo….hehehe…TODO TIPO DE SUJEIRA no lixo…até aquela sujeira mental que me impede de ser mais criativa.
    Adorei seu blog

  12. Primeira vez que visito o blog!!
    Adorei!
    Muitas idéias legais!
    Beijos

  13. Espaço Home disse:

    Oi Lidi, vc sempre antenada em tudo não é mesmo? Adorei as dicas e também os comentários das outras bichas femeas. A dica que mais gostei foi: “Misture seus livros com seus vasos, porta-retratos e outros acessórios de sua casa.”

    Beijos, Simone http://www.newsespacohome.blogspot.com/

  14. Ai, Lidi…ando tão desorganizada ultimamente! Com essas dicas, não tem, jeito, não! vou ter que me organizar!rsrs
    Beijocas! Adorei o post, como sempre!

  15. OIEEE!

    FELIZ DIA DO AMIGO!

    =D

  16. Bia Bueno disse:

    Ah, acho que é meu maior sonho conseguir manter a minha casa organizada. Mas eu tenho sido vencida pela oposição. Aqui são três baderneiros contra uma e eu acabei largando mão e assim fiquei até PIOR do que eles, tamanho o desgosto. rss

  17. [...] Organizando a bagunça em casa: dicas, truques e objetos úteis. [...]

  18. [...] Organizando a bagunça em casa: dicas, truques e objetos úteis. [...]

  19. [...] Organizando a bagunça em casa: dicas, truques e objetos úteis. [...]

  20. [...] Organizando a bagunça em casa: dicas, truques e objetos úteis. [...]

  21. [...] Organizando a bagunça em casa: dicas, truques e objetos úteis. [...]

  22. [...] Organizando a bagunça: dicas, truques e objetos úteis. [...]

  23. Rosângela disse:

    É por essas e outras cara vizinha, que eu virei fã do Bicha Fêmea e sempre indico para as amigas.

  24. [...] Organizando a bagunça em casa: dicas, truques e objetos úteis [...]

  25. Daniel disse:

    achei legal esse site, mas tenho uma grande dificuldade e tvz aqui encontre ajuda.
    Tem muitos objetos que não se relacionam com nada e são (para mim) muito difícil organizar. Acho que acontece por não ter nada parecido para juntar em caixas, ou gavetas. Por exemplo:

    Cartão de lembrança da namorada, fone de ouvido, dvds virgens para gravação, aqueles 2 cartões de lugares para comprar uma coisa específica que de tempos em tempos tem que comprar, dados, mochilas e malas vazias, aquele caderno com anotações de algo que não é super importante, mas que de tempos em tempos vc precisa dele, botão extra de uma blusa que tem botões exoticos que nunca vai encontrar igual, a barraca de acampamento que vc pode usar a cada 1 ou 2 anos(mas que ocupa espaço o ano todo), enfeites de natal, spray para limpara a tela do computador…

    São coisas específicas que não se relacionam com nada e acabam sempre ficando no caminho.
    O QUE FAZER?????

Deixe um Comentário