Organização na lavanderia: ganhe espaço com uma tábua de passar roupa retrátil.


Postado em 18 de junho de 2010

Imagine a cena: na hora de passar roupas você “se agarra” com a tábua de passar roupas, lá na lavanderia, para montá-la e começar mais uma saga doméstica. Se você tiver uma vida bem real como a minha, de vez em quando ela escapa da sua mão e cai no chão, fazendo um barulho chato, e que tira teu bom humor… nada prático, vamos combinar?

Se você já deixa a tábua montada lá no canto, talvez passe pela sua cabeça que aquele ambiente ficaria muito mais bonito sem ela, ou que ganhar um pouco mais de espaço no seu campo de visão não seria nada mal… quer ideias para uma tábua de passar roupas retrátil?

E quem não quer ideias assim? Fala a verdade. A Luma que o diga, porque foi no post sobre organização numa lavanderia pequena (que talvez você não tenha visto, e vale a pena a leitura!) que ela manifestou o desejo de uma diva do lar desesperada. Veja só:

Ah, Lidi! Nem me fale em lavanderia. Estou às voltas em descobrir um modo de passar roupas sem que precise abrir e fechar a tábua. Não gosto de bancadas porque dificultam passar camisas. Então, sugiro que faça um post sobre as famigeradas tábuas de passar roupas

Pelo visto, Luma virou a porta-voz de muitas de nós, não é? Eu que não instalei minha lavanderia ainda, e que será planejada, achei ótima a oportunidade de dar pitacos sobre isso, porque acabei vendo ideias para mim também. Lógico, espero as tuas ideias, bonita, para acrescentar ás que eu vou mostrar, e para acalmar o coração da Luma também. Precisamos dizer a ela que há uma luz no fim do túnel, ?! E que nem tudo está perdido… cof cof cof

A boa notícia é que há possibilidades bacanas para solucionar esse problema doméstico, e tudo o que a gente precisa conseguir é um bom profissional capaz de tornar real o que a gente deseja. Digo isso porque as ideias para o home office daqui de casa, por exemplo, foram as que marido garimpou na web estrangeira, mas nosso marceneiro (que é da região de Campinas e, para quem quiser, posso passar os contatos), conseguiu executar tudo o que mostramos. Ele viu imagens, e nos garantiu que conseguiria reproduzí-las em nossa casa. E assim o fez! Não é ótimo?

Sendo assim, e isto posto, vamos ás ideias?

tábua de passar roupa que desce inteira do compartimento

Passar roupas não é das minhas atividades preferidas, definitivamente. Mas só de imaginar que isto tudo pode tornar-se menos árduo com uma tábua que fica assim, embutida num armário, e que meu trabalho será abrir uma portinha e descê-la para executar o serviço, já me deixa mais alegre. Fale com seu marceneiro, bonita! Mostre a imagem, a ideia, quem sabe ele pode pensar nas ferragens necessárias, e em como executar essa belezura de ideia para você? Fale com seu eletricista para instalar um ponto com tomada na parte interna do armário, para que você possa ligar o ferro na energia aí mesmo, pertinho, tudo muito prático como bichas fêmeas espertas merecem. É ou não é?

tábua de passar roupas deslizante

Já imaginou uma gaveta falsa? De lá pode sair uma tábua de passar roupas deslizante. Se instalada numa altura ergonomicamente adequada, será uma solução bastante interessante, não é verdade? E quando não estiver em uso, esconda a famigerada tábua bem longe dos seus olhos, abstraia, e seja feliz!

tábua de passar roupas dobrável acoplada ao armário

E esta solução? O que você acha dela? Parece bacana aos meus olhos, porque nem precisa arrumar espaço para uma gaveta ou armário extra como nas possibilidades anteriores. Tudo que você tem a fazer é achar o profissional certo, capaz de te ajudar a executar essa sugestão. Portanto, é só procurar…

tábua de passar roupas presa por varão de metal

Esta tábua tem o princípio da anterior, no sentido de ficar fixa num armário, com a vantagem de não precisar ser dobrada. Portanto, o armário onde ela ficaria encostada seria um pouco mais alto, certo? Novamente, economia de espaço no chão e mais praticidade para você. Tem coisa melhor?

Agora, Luma, é colocar a mão na massa no sentido de localizar profissionais que te ajudem a executar ideias diferentes que atendam a sua necessidade. E quem sabe mais ideias não apareçam nos desdobamentos dos comentários, hã? Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos…

Imagens: Better Homes and Gardens

 

 

Redes Sociais

 

 

 

BICHA FEMEA FACEBOOK

Casa - Organização


Comentários

32 Respostas para “Organização na lavanderia: ganhe espaço com uma tábua de passar roupa retrátil.”
  1. Será que tem o kit pronto na Leroy Merlin ou Tok Stok? Acredito que sim, pois lá costuma ter coisas práticas para apartamentos pequenos, móveis que otimizam o uso do espaço e coisinhas organizadoras. Vou xeretar nos sites e venho contar.
    Bjs

  2. Laine disse:

    Oi!
    Eu sempre ficou pensando exatamente nesse vai e vem dentro de casa com a tábua. Confesso que não tenho lugar definido para a ação. Daí, não seria nada fácil escolher. Preciso amadurecer esta ideia que é muito boa mesmo.

    Gostei do post, Lidi!
    Beijos, Laine

  3. Vanessa disse:

    Ah, que ideia show de bola. Vira e mexe a dita escapa da minha mão também, aí eu resolvo deixar o trambolho aberto e tenho que me espremer para passar por ela :-)

  4. marcia gullo disse:

    Eu ainda estou no “primeiro plano”…com a bandita caindo e não só fazendo barulho mas muitas vezes até machucando meu pe!!!
    Adorei as fotos!!
    bjus e inté.

  5. Kelly Reis disse:

    Tenho esse problema também. Novidade, né!
    Mas ja desisti de ter a tábua na minha lavanderia, é pequena demais e náo comporta.
    ai trouxe ela aqui pro cômodo que uso como escritório/atelier/craft room, tudo junto.
    Ela fica montada, pq é daquelas pesadas de madeira e a tabua mais larga, e ta LINDAAAAAAA aqui num canto, servindo até de aparador, em algumas situações, preciso dar um jeito de colocar uma capa bonita, um suporte resistente para ela na parede…. etc.
    Assim que resolver meu problema te mostro…rs
    bjs

  6. Lidi, as ideias são ótimas, mas eu não tenho ferro de passar roupa, acredita????? Sou uma pessoa esquisita, né? A maioria das roupas que eu tenho são de tecidos molinhos que dispensam o ferro e algumas outras ficam um pouco amassadinhas mesmo, rsrsrs! Tento esticá-las bem na corda, mas não tem muitio jeito… O Marcelo leva as camisas dele para uma senhora passar e por isso a gente nunca pensou em ter uma tábua. Uma vez compramos um ferro à vapor, mas não deu muito certo… Um grande beijo!!!! Ah, queria trocar umas figurinhas com vc, pedir umas sugestões e talvez até conversar por telefone, se vc permitir. Mais tarde eu te mando um e-mail! Mil beijos!!!!

  7. Carla Daniele disse:

    Tudo que eu quero, uma lavanderia assim…

    Beijos!!!!

  8. Rose Sena disse:

    Lidi,gostei muito desse post a da terçeira foto mais ainda ,tbm estou a procura de ideias pra tabua de passar e essa me pareceu muito interessante.
    bjs

  9. Regiana disse:

    Também sonho com uma lavandeiria assim, mas sabe que tenho o habito de passar o roupas no meu quarto vendo(ouvindo) tv, assim o trabalho que é extremamente chato passa a ter sua graça se é que tem graça passar roupas, passar roupas é algo que realmente não gosto, mas tem que ser feito. Bjsssssss

  10. vivian disse:

    muito legais essas ideias de tábuas compactas numa época em q tudo está reduzido. Já viu as metragens dos novos apartamentos? cada vez menores

    bj

  11. Lidi, bom mesmo seria se as roupas nunca precisassem ser passadas, nem as camisas dos maridos!!

    Bjsss e bom final de semana

  12. Anna disse:

    Adorei suas idéias para num futuro fazer minha lavanderia.
    Eu brigo toda vez com a tábua de passar, que guerra para abrir…, me detalhe melhor aquela tábua na foto do armário vermelho, ela e pendurada na lateral, com um suporte?
    Será que a tábua dobrada tem menos durabilidade que uma tábua inteira ?
    Mil beijos

    • Oi, Anna! :)
      O detalhamento que você pediu sobre a tábua de passar roupas no armário vermelho é exatamente como você descreveu: ela é pendurada num suporte na lateral do armário. Quanto a pergunta sobre o que é mais durável, se uma tábua que dobra ou não, não sei te informar. Eu ainda não parti para esse tipo de pesquisa porque não comecei a fazer minha lavanderia. Beijos

  13. ana carla disse:

    Ai que sonho tem uma tábua dessas aí em cima .. qq uma delas me deixaria muito feliz !!!!

    Vamos ver se esse sonho se realiza … rs

    Bjo

  14. Thais Palma disse:

    hahahahahahahaha Adorei o ” se agarra ” com a tábua….. ninguém merece né!!

  15. Quase não passo nada….;0)

  16. Wânia Lopes disse:

    Meninas, encaixar a famigerada tábua de passar nos apartamentos é realmente uma chatice! Há tempos guardava fotos como essas para por em prática no novo apto. Eis que chegou o grande dia! E o que ouvi de 3 marceneiros? “É bonito, é prático,mas não vai durar muito tempo”….aff! Que balde de água fria!! Eles , todos, falaram que a dobrável tem a espumna partida para poder ser dobrada,isso acaba interferindo na superfície que fica irregular….além disso, o fato da tábua ficar apoiada apenas numa das extremidades faz com que haja uma sobrecarga de peso e força na hora de passar na extremidade não apoiada e isso leva rapidinho à quebra da corrediça ou do suporte…
    Resumindo….desisti ! Ah! E ainda tem a questão da altura em que elas devem ser encaixadas para que não fiquem baixas demais e geralmente as bancadas das lavanderias são bem baixas, inadequadas.

    Mas um dia ainda vou descobrir uma alternativa a todas essas questões! Ah ,se vou ! rsrsrsrs
    bjos

  17. Wânia Lopes disse:

    Pra quem quiser arriscar, aqui alguns sites que vendem :

    * http://www.formilaminas.com.br
    (tem foto na página principal, lá embaixo…)

    ** http://www.estacaodosvarais.com.br/html/produtos.html
    ( a foto tá lá embaixo também…)

    ***http://www.cofemar.com.br/produto_view.asp?zcat=6&zprod=100&codSubcategoria=4

    ***http://www.requintearmarios.com.br/servico.php

    Enjoy!!

  18. Elaine Battistel disse:

    Lidi, já vi vendendo um kit retrátil na TokStok e também já vi marcineiro que faz., meu irmão fez com marcineiro.
    Eu já tive tábuas assim, mas nunca usei, sabia? Prefero a tábua móvel mesmo. Acho que porque nem sempre passo roupa num mesmo lugar. Minha lavanderia fica fora da casa, nos fundos do quintal. ãs vezes passo roupa à noite e não gosto de ficar lá sozinha, no frio (faz um frio lá nesta época do ano). Outras vezes quero mesmo é ficar zó com meus pensamentos ao passar roupas e prefiro ficar lá mesmo. Tem vezes que passo na cozinha, às vezes em meu quarto com a TV ligada…então pra mim a tábua retrátil não rola. Mas eu também não gosto dela à vista, então no armário da lavanderia há um espaço especialmente reservado para ela.

    Bjs, Elaine

  19. Kris Kabral disse:

    Oi Lidi…

    Que saudade do seu bloguinho…
    Adorei a idéia, embora tenho que confessar que não sou muito chegada em passar roupas, só passo mesmo quando vou usar, e só se tiverem mto amassadas…rs!!!

    Bjinhos e Boa Semana

  20. Luma Rosa disse:

    wow/ Obrigada pelas sugestões!! Adorei a primeira, principalmente :D
    Lidi, vou te contar! Mandei o link da sua postagem para maridón assim que publicou e ele veio ler o post no sábado ;) hehehehe disse ele que não sabia que era tãoooooooooo importante – ele deixou claro “para as mulheres” uma boa localização da tábua de passar roupas!
    Não conheço mulher que goste de passar roupas – todíssimas fugimos da função e adotamos sempre truquezinhos para evitar o passar roupas. Como exemplo temos as escovadelas nos felpudinhos das toalhas para reanimar as fibras e a adoção de lençõis e roupas que não precisam passar. Quem usa secadora de roupas, já coloca a roupa dobradinha pra secar e isto já diminui o trabalho.
    O que não foge da tábua são mesmo as roupas sociais e de trabalho! Não é?
    Daí ele leu o post no Sábado de manhã e correu para tomar providências! :D Obrigada, Lidi! [2] Vou te contar o que ele fez! Foi na loja e comprou um vaporizador que passa roupas no cabide – tem dupla função, além de passar roupas é usado para higienizar almofadas, cortinas, etc.. ajudando a combater alergias! Ah, e foi atrás de um marceneiro! Veja o que ele levou de inspiração para o tal – http://www.youtube.com/watch?v=E4IpafaEUmE

    Mas antes de adotar as medidas, passou um bom tempo no ytb assistindo “Macho de respeito” :D http://www.youtube.com/watch?v=OLWK7pNWnQ4

    Resolvi instalar a tábua na porta do armário da área de serviço, porta esta que era a entrada de serviço, mas como achei desnecessária a entrada de servço, fiz do vão um armário para acondicionar produtos de limpeza. Há quem diga que a minha casa se parece com casas de bonecas, porque tudo tem o seu lugar certo! E você Lidi, tem contribuido para esta organização!
    Boa semana! Beijus,

  21. Oi, Lidi,
    Achei ótimas as ideias! Adoro ver tudo organizado! Mas, passar roupa… é o serviço mais chato da vida de dona de casa, concorda? rss…
    Na minha casa tem um móvel que fica na área de serviço e foi projetado para armazenar produtos de limpeza e passar roupa. Só tem um probleminha: não tem tomada por perto,he,he…
    Beijocas!

  22. Lidia disse:

    Adorei tudo , adorei a ideia
    bjs

  23. Monica disse:

    Que blog lindo! Porque demorei tanto para conhece-lo? O problema é que da vontade de ficar e não sair mais. Tem tanta informaçao util!
    Bjk

  24. Oi
    Adorei suas sugestões sobre este instrumento tão incômodo realmente.
    O problema também consiste em se encontrar um bom marcineiro, mas enfim a sua dica esta na minha lista de prioridades.
    Obrigada.
    bjs,

  25. Larissa disse:

    Oi Lidi!
    Demorei mas estou aqui!
    Tenho a tábua dentro da gaveta, a ferragem já vem pronta, com algumas opções de tamanho, então dá pra embutir em quase qualquer espaço, até já pensei em colocar mais uma no meu futuro closet, mas é muito luxo, né?
    Mudando um pouco de assunto, minha mãe comprou uma daquelas máquinas de passar a vapor, é um trambolho, eu sei, mas passa que é uma maravilha!
    Bj

  26. Marcela disse:

    A minha fica dentro do armário, mas faz tempo que não a uso, pois minha nova máquina de lavarda LG tem uma secadora ótima, deixa as roupas bem macias, nem precisa passar!

  27. [...] Organização na lavanderia: ganhe espaço com uma tábua de passar roupas retrátil. [...]

Deixe um Comentário