Pitacos de Bicha Fêmea: quarto de menino.


Postado em 16 de junho de 2010

Você precisa decorar um quarto para meninos? A Sandra é mãe de três. Imagine! E adivinha onde e para quem ela pediu pitacos sobre como decorar esse espaço? Isso mesmo, bonita! Ela pediu a minha e a tua opinião aqui, no Bicha Fêmea, e não vamos deixá-la na mão, certo?

A Sandra enviou um e-mail falando que tem um bom espaço para decorar, e pretende que nesse ambiente os meninos possam dormir, estudar e brincar também. Olha só o que ela escreveu:

“… estou morando na casa dos meus pais, onde tenho dois quartos disponíveis. Um ficou escritório, pc, games, telefone, material escolar, tudo de brinquedo e bagunça dos meninos, e não me preocupa tanto. O que está me intrigando é o quarto grande de dormir, que é onde os meninos dormem. Tenho apenas colchões onde nós dormimos juntos, eu e três meninos, quero dar um jeito de fazer um ambiente legal, onde durante o dia possamos sentar, ler, assistir tv, e á noite dê para dormir bem confortável. Como vou comprar alguns móveis em breve, pensei em pedir ajuda. Pensei em dois bicamas , encostados na parede, com ares de sofá, não sei bem. Também quero sugestão de cores para paredes e móveis, para ter aparência de mais amplo. Espero que consiga me ajudar! Beijão”

Observei um detalhe no que a Sandra escreveu, que é o que ela divide o espaço com os meninos, mesmo que haja um quarto a mais disponível, o chamado “quarto da bagunça”. Será que você já pensou na possibilidade de ter só o seu espaço, Sandra? E deixar onde vocês dormem só para os meninos? Se você quer mesmo continuar no quarto com eles, dividindo esse espaço, desde já sugiro a leitura de dicas para decoração de quarto de mãe e filho, antes publicado no Bicha Fêmea. Por lá você tem algumas sugestões quanto a pontos importantes a serem vistos quando se quer decorar um quarto onde mãe e filho dormem, no seu caso, filhos.

Vi que você pensa em colocar bicamas no quarto, não é? Penso que seria uma boa solução, mas você quer ganhar ainda mais espaço, certo? Neste caso, você já pensou em usar treliche?

 

Imagine que os três dormiriam num espaço como esse, e o quanto você ganharia para instalar outros móveis no quarto, que atenderiam ás outras necessidades que eles tenham ou venham a ter. Você consegue ver que para cada espaço da cama há um ponto de luz? É uma sugestão para que, á noite, quem quiser ler terá sua luz particular, digamos assim. Quando localizei essa imagem, com esse tipo de sugestão, logo lembrei do problema que era para eu ler de noite. Eu dividia o quarto com minha irmã (num beliche) e era uma confusão para eu ler porque havia somente um ponto de luz no teto do quarto. Fica a dica!

E se você não quiser algo tão alto quanto um treliche, pode fazer uma adaptação entre beliche e bicama. Vê a imagem abaixo? Imagine que na cama de baixo sairia a cama adicional, como numa bicama. Que tal uma alternativa assim?

 

Se você adotar algo parecido, pode optar por usar prateleiras sobre o “beliche bicama”, como na imagem, assim você ganha opções onde colocar objetos de decoração, briquedos ou livros.

Essa imagem me agradou bastante como sugestão para você porque gosto da forma como a parede foi pintada. Acredito que a combinação de verde com azul, em listras, foi acertadíssima e se adaptou bastante á cor dos móveis, que é de madeira clara. Aliás, sobre cores nas paredes, você também pediu alguma orientação, não é? Nesse caso, já há um post publicado no Bicha Fêmea com algumas dicas para a escolha de cores nas paredes. Fica a sugestão para a leitura e adequação ao que você precisa.

Percebeu o quanto ficou bonito ter puffs que combinam com as paredes, que são lugares a mais para sentar-se, e também cortinas decoradas? São detalhes que fazem toda a diferença no quarto…

Sugestão de decoração para o quarto do pequeno…

Decore o quarto de seu garotão com detalhes que fazem diferença. Que tal um móbile divertido de bicicleta? Você ainda duvida que ele pode curtir muito algo assim? Você pode usar na cortina ou no batente da porta. Ou ainda, onde sua imaginação decorativa permitir…

O móbile está a venda no Mercado de Artes, a loja virtual do Bicha Fêmea. Quer dar uma espiada? É por aqui >>> basta clicar!

Ainda falando sobre detalhes, papel de parede pode vir a ser uma possibilidade. Que tal?

 

O papel pode acompanhar a proposta de decoração do quarto, a exemplo deste acima, que tem como temática o circo. O quarto logo abaixo tem o mundo náutico como proposta, e serve como referência para você ver que o tema pode ser revelado nos detalhes da decoração.

 

A ideia central da decoração pode ser uma decisão conjunta dos meninos, assim fortalece o gosto deles pelo espaço que lhes pertence. Talvez isso possa motivá-los a manter o espaço limpo e arrumado. Será que imaginei demais e pedi muito das crianças? … cof cof cof

Quanto ao quarto ter espaços diversos, pensei no local de estudo para eles. Você pensou que isso é necessário também? Se não for agora, será muito em breve, concorda? Trouxe como referência um móvel com linhas retas, simples, e com nichos para livros e objetos necessários para organizar o material de estudo deles.

 

Note que o fundo dos nichos/prateleiras têm cores diversas, o que dá um ar divertido ao móvel. É importante decorar o fundo de cada nicho, previamente medido e planejado na parede, antes da instalação do móvel. O resultado final é bem bonito!

Ainda pensando na orgnaização da bagunça dos meninos, que devem ter brinquedos, livros e jogos para organizar, quis trazer para você uma inspiração para montagem de um móvel com nichos.

 

Ele também tem linhas retas, é simples e eficiente. Nele você pode mandar fazer um gavetão, como na imagem, e espaços para caixas organizadoras.

Enfim, como o espaço será usado por eles e até servirá para quando eles crescerem, trouxe mais alguma referência de quarto com várias funções, com móveis simples e de cor neutra. Assim eles podem usar o espaço sem maiores mudanças ao longo do crescimento deles.

 

Para que vocês vejam TV, você pode instalar algo como um sofá onde vocês possam sentar-se, e espalhar sobre eles algumas almofadas coloridas. A cor na parede, super laranja, admito que não usaria. Mas uma cor diferente para uma das paredes é um recurso decorativo no qual continuo acreditando bastante. Não esqueça de colocar quadros que eles gostem nas paredes, e ainda um mural onde eles possam colocar fotos que gostem muito também.

Agora é dada a largada para muito mais ideias vindas de você, bicha fêmea navegante. A sandra conta com isso e, ‘cá ‘pra nós, você se diverte com tudo isso também, não é? Então, conta aí… qual é o teu pitaco?

Imagens: House To Home

As bichas fêmeas falam, dão dicas e mostram imagens. Melhor que isso? Impossível!

“…Separei alguns modelos de beliche que dão um ar um pouco “original” ao espaço…

…Aquela idéia de beliche com pés de madeira, pode ser desmontada, considerando camas como se fossem nichos na parede, ou ocupando toda uma parede do quarto (dá uma sensação de amplitude)….

…Para solucionar a questão do “aperto”, eu optaria por marcenaria, para dar melhores coordenadas ao projeto, talvez ampliando a largura da cama (talvez uma cama padrão “cama de viuva”, que tem 1,1m de largura) ou também aumentando as diferenças de altura entre camas (que é bem pequena em casos de fabricadas… veja também a imagem das camas desalinhadas, que é bacana, mas causa um problema para a pessoa de cima descer, sem pisar no companheiro debaixo na minha opinião)….

…O ideal para dar um palpite mais certeiro é ver a planta do quarto, para entender o conjunto, porque muitas vezes, portas e janelas podem estar mal posicionados para esse tipo de solução.” Leticia Lodi - Casa de Catarina

Imagens usadas por Leticia: Google

Mais imagens e pitacos das bichas fêmeas navegantes…

Tenho aqui estas imagens, que poderão dar uma luz para a Sandra…

…O que gostei em algumas delas é que as bicamas são de rodinhas, portanto não será necessário serrar o pé da cama, como muitas disseram, basta colocá-la no canto do quarto que o garoto quiser! …

…Em outras a cama durante o dia, é um aconchegante sofá…” Edna – UMA CASA PRA CHAMAR DE MINHA

Imagens enviadas pela Edna: DigsDigs

Mais no Bicha Fêmea


Como combinar cores no quarto de meninos e meninas?


Decoração para quarto de bebê menino e menina…


5 ideias para a decoração infantil no quarto dos pequenos…


Quarto de menino: decoração que acompanha o crescimento dele…

Mais no Decoração da Casa


Decoração neutra e simples para bebê: dicas, pitacos e inspirações


Decoração para quarto infantil


Decoração de quarto para mãe e filho…

 

Vamos manter contato?

E-mail: bichafemea@bichafemea.com

Redes Sociais

Receba, assim como centenas de leitoras, o Bicha Fêmea no e-mail. | Assine. É grátis!

Conheça o Mercado de Artes, loja virtual de artesanato para casa. | basta clicar!

Quartos


Comentários

28 Respostas para “Pitacos de Bicha Fêmea: quarto de menino.”
  1. Fernanda disse:

    Concordo, sem dúvida que optaria por ficar com um quarto para mim e deixar o outro para as crianças; recomendo vivamente o treliche, que economiza muito espaço, que poderá organizar, com espaço para brincar e secretária corrida, para os 3 meninos.

    O quarto do meu filho tem treliche, apesar de ele dormir sozinho, mas fica com camas para primos e amigos que venham dormir cá em casa e providência muito espaço, para eles brincarem.

    Uma mãe de 3 filhos, precisa – e merece- muito um espaço somente seu ;)

    Beijosssss

  2. Olá meninas!

    Chamaram para dar pitacos? Minha cara!!

    Eu acredito que quarto de criança deva ser um lugar aconchegante, onde os sonhos e a imaginação tenham espaço livre para crescer.

    Gosto dos ambientes temáticos, que estimulam a criatividade e que tenham “cara de criança”.

    Sabe aquela ideia de ter uma cama em formato de ferrari ou casinha da árvore? Eu adooooro…

    Não gosto de paredes vazias, principalmente em se tratando de quarto para os pequenos.

    Como aqui não consigo colocar fotos, fiz um post lá em casa para mostrar o que estou pensando. Ele foi imaginado por dois garotinhos, um de 6 e outro de 9 anos.

    Criança é criança… aposto que eles têm várias ideias bacanas para ajudar na decoração.

    Vá em frente, Sandra! Sem medo de ousar. Daqui a alguns anos eles vão lembrar com saudade do quarto lindo que vocês criaram juntos.

    Boa sorte, viu?

    E eu já estou curiosíssima pra ver este cantinho!

    Bjsss LIdi!

  3. Luci disse:

    Lidi, vc sabe que não sou boa em decoração, mas vou dar pitaco em duas coisas. Primeiro e que considero mais importante, acredito que a Sandra deva sim ter um quarto para ela e outro para os meninos. Acho fundamental que ela tenha um espaço seu, com sua cara. Isso vai lhe trazer benefícios. Quanto ao quarto dos meninos, acho que o beliche com a cama embutida, como na foto é o ideal. E tudo dels ficaria ali no espaço deles.

    beijoss

  4. Flávia disse:

    Bom, já posso dizer a Sandra que ela pediu pitacos pra pessoa certa. Aqui as pessoas são feras, a Lidi querida já me ajudou quando tive dúvidas sobre a decoração da minha sala e adorei.
    Voltarei com fotos pra tentar explicar o que vou opinar.
    Bom… eu assim como ela tenho filhos meninos, porém são dois e pesquisei muito e ainda não fiz o quarto deles mas uma coisa que queria e agora não quero mais até por sugestão de várias arquitetas e também marceneiros é o bicama ou treliche.
    Calma, eu explico… eu acho lindo e fica amplo o quarto ganhando mais espaço, assim como você sugeriu Lidi.. Mas… vamos levar em consideração alguns pontos

    - Ela disse ter um quarto amplo, então o problema não é espaço.
    - Ela disse que quer um espaço onde possam sentar, ler, assistir tv, e á noite dê para dormir bem confortável

    Isso é exatamente o que uma bicama ou treliche não vão porporcionar.

    Segundo a arquiteta Simone que tem um blog também e fez o projeto do quarto dos meus meninos, ela disse que a maioria dos cliente que pede pra fazer bicama pede depois para cortar os pés e transformar em cama normal. Segundo ela a maioria se arrepende pois não é confortável dormir com outra cama em cima, e gente não é mesmo!!!!!!

    A idéia que ela deu eu não posso divulgar pq não fechamos o contrato ainda… então não posso usar a imagem do projeto mas são camas imitando sofás contornado duas paredes do quarto, tipo sofá de consultório em L, não sei se consegui me expressar bem.. acho que o exemplo de consultório foi mal…rs, mas é ,+- isso, de dia sofá e de noite cama, a acreditem , o quarto dos meus meninos é pequeno e no projeto deu espaço para guarda roupa e bancada de estudo.

    Vale a pena pensar bem antes de optar por uma bicama!

    E quando a dormir em quarto separado é bom pensar mesmo.. é uma delicia dormir com os filhos, mas privacidade é importante, tanto sua como deles.

    Espero ter ajudado!

    Bjs

    Flávia

    • Oi, Flávia!
      …kkkk… :D
      Embora você tenha achado que não se fez entender com a história do quarto com deign de consultório, acho que você conseguiu sim, viu?
      Será que o que você tantou descrever tem a ver com uma imagem enviada pela Leticia? Imagino que sim, e o post já está atualizado com ela. :D

      Obrigada por seu alertas e pitacos, tudo isso é muito importante para fazer do Bicha Fêmea um blog com conteúdo construído por nós, que somos mulheres reais, com necessidades reais, e todo mundo “gente da gente”. O mais importante é que a gente se comunica e troca muitas ideias. :D

      Beijos

  5. sandra disse:

    Lidi, desculpe o atraso em comentar, mas é que ando trabalhando muito, sem tempo até de olhar para o PC, mal to respondendo emails.
    Amei as sugestões, vc é incrível, descobre idéias lindas, impossível não ficar com vontade de aproveitar um pouco de tudo, dá vontade de fazer 3 quartos!!!

    Já separei meu quarto do deles, as vezes um deles arrasta o colchão e vem dormir comigo, acho que é normal.
    Adorei o quarto azul e verde com listras, o local de estudos, e as caixas organizadoras.
    Só tenho um pouco de medo do triliche, eles são muito sapecas, já sobem em tudo, na cama não seria diferente, e quanto maior a altura maior a queda.
    Acho que vou usar um bicama e uma cama, que durante o dia serão utilizados como sofá, como a Flavia disse.
    É claro, vou deixa los escolherem também, e marcarem espaços, assim eles se preocuparão com a organização, desde pequeninos já ensino a arrumarem a bagunça, eles já fazem naturalmente.
    Ah, eles já escolheram o tema “Carro”, vou aproveitar várias miniaturas e alguns de madeira que meu pai faz, acho que vai ficar lindo!!!

    Muito obrigada pelas dicas, mesmo não comentando, leio sempre o Bicha Fêmea, e já coleciono muitas idéias, que em breve vou botar em prática, porque mal vou terminar o quarto deles e já vou começar o meu apartamento.

    Beijos

    E eu mando as fotos assim que começar o quarto…

    • Oi, Sandra!
      Imagine! Não precisa se desculpar por nada. Sabe o que me deixou contente? Foi saber que você gostou dos pitacos e eles vão te ajudar de alguma forma. :)

      Viu que bacana que as bichas fêmeas navegante falam mesmo? Até mais imagens apareceram para você ver. Espero que você continue apreciando as tantas dicas que foram surgindo a mais.

      Beijos!!!! :D

  6. Leticia disse:

    Lidi
    Eu particularmente não indico beliches, a não ser que as questões espaciais sejam realmente impossibilitantes (o que provavelmente deve acontecer, porque um quarto para 4 pessoas é praticamente impossível organizar sem “empilhar” as camas). Temos outra questão a levar em conta, que são os armários, que não podem ser poucos, afinal de contas 3 crianças mais a mamãe, deve ter muita coisa a ser guardada.
    Separei alguns modelos de beliche (passei por email), que dão um ar um pouco “original” ao espaço. Aquela idéia de beliche com pés de madeira, pode ser desmontada, considerando camas como se fossem nichos na parede, ou ocupando toda uma parede do quarto (dá uma sensação de amplitude). Para solucionar a questão do “aperto”, eu optaria por marcenaria, para dar melhores coordenadas ao projeto, talvez ampliando a largura da cama (talvez uma cama padrão “cama de viuva”, que tem 1,1m de largura) ou também aumentando as diferenças de altura entre camas (que é bem pequena em casos de fabricadas… veja também a imagem das camas desalinhadas, que é bacana, mas causa um problema para a pessoa de cima descer, sem pisar no companheiro debaixo na minha opinião).
    O ideal para dar um palpite mais certeiro é ver a planta do quarto, para entender o conjunto, porque muitas vezes, portas e janelas podem estar mal posicionados para esse tipo de solução.
    Beijos!
    lelê

  7. Fla disse:

    Olha Lidi, eu também ficaria com um quarto pra mim e outro pros pimpolhos. Até porque é preciso ter privacidade né?
    Eu gosto da ideia do beliche ou triliche. E acho ainda que se o quarto é amplo como ela diz, de repente dá para colocar um guarda-roupa ou armário como uma espécie de divisória e do lado de traz, fazer uma espécie de “salinha” para jogos, filmes, etc, com um sofá cama bem legal e fácil de abrir.
    =)
    Beijos

  8. Larissa disse:

    Oi Lidi e Sandra!
    Concordo com a Flávia (láaaaaa em cima) que disse que tem que ter espaçao para brincar e como a Sandra também quer que seja um “estar” durante o dia, a minha sugestão é que coloque duas camas em L e uma delas com bicama, na outra vc pode fazer gavetões para guardar os brinquedos!
    Bj

  9. Isadora disse:

    ah que legal essas ideias!
    Eu tenho apenas um menino e não pretendo ter mais, mas minha casa é super pequena, já vi uns lances aí nesse post que vão servir para meu quarto também!
    Bj

  10. Não gostei do treliche, porque pesa visualmente e fica uma sensação de aprisionamento.

    Adorei a ideia do beliche com bicama embaixo. Futton seria o ideal, mas é caríssimo.

    Bjs

  11. Giovana disse:

    Tenho que concordar que um lugar pra mamãe é fundamental !!!! Tenho dois meninos e não é mole não, mas temos nossos espaços e respeitamos muito isso !!!! Mandei fazer uma beliche que eu adorei e eles tb. Postei hj inclusive, se quiser passa lá conferir as fotos!!!
    Bjão

  12. Tays Rocha disse:

    Estou atrasada com minhas leituras, mas adorei o post, com a chegada da Mariana, eu estou reformulando o quarto do Leo também, então adoro essas dicas. Beijos e obrigada.

  13. Rosemary disse:

    Também estou fazendo um quarto para os meus dois filhos, como ainda são pequenos, vão continuar juntos. Achei lindas as fotos, mas senti falta de uma opção (que provavelmente será a minha), daquelas bicamas onde cada cama vai em uma direção (parecido um L) e embaixo fica uma parte para os estudos. Achei várias uma mais bonita que a outra. Sugiro também um grafite em uma parede, ou então aqueles adesivos de parede, onde podemos brincar a vontade. beijos, Rose.

  14. [...] Pitacos de Bicha Fêmea: quarto de menino [...]

  15. egle disse:

    …Moro em uma casa com tres peças coz e dois quartos , um deles é a minha sala. O outro quarto é bastante amplo o qual divido com meu filho de tres anos.Gostaria de sugestão para decorar o nosso quarto( com uma mini cama pro meu filhote e não qria abrir mão da cama de casal, gosto de espaço pra dormir…)bj

  16. Jhonatas disse:

    Olá meu nome é jhonatas,tenho 12 anos. Gostaria de reformar meu quarto eu divido meu quarto com o meu irmão de 09 anos e nois usamos beliches e gostaria de mudar para camas individuais o tamanho do meu quarto é (300×300). Quais são as dicas que você poderia me dar ?

    Obrigado !

  17. adlla disse:

    queria uma foto de quarto de menino meu filho tem 3 meses como devo decorar

  18. Raquel disse:

    Ola, gostaria de uma ajudinha, moro com meu pai e tenho um bebe de 01 aninho ele dorme comigo num quarto nao tao grande ele é muito estreito gostaria de umas ideias , pois nao consigo mais dormir junto ele ja esta oculpando todo espaço , pensei numa bicama ou ate uma cama de casal mas tiraria aprivacidade dele, pois preciso de um espaço para o guarda roupa, se puder me ajudar eu agradeço……….quarto mede 2,80 compr. / 2,00 de larg. 2,80 alt…….é bem pequeno por favor me ajuda, estou pra comprar esta semna os moveis……….bjs obrigada

    • Bem vinda, Raquel!
      Não sei se você sabe, mas não sou decoradora ou tenho qualquer formação na área. Sou totalmente amadora quando o assunto é decoração, sim? Apenas aprecio o assunto. Entendo que você tem pressa para ver dicas específicas para o seu caso, mas tenho uma lista bem grande de pedidos e sugestões de pautas dadas pelas leitoras, então eu vou atendendo aos poucos e dentro de minhas possibilidades. Sendo assim, não posso lhe prometer um post com ideias assim tão rápido. De qualquer forma, deixo como dica este post: http://www.bichafemea.com/2010/04/22/decoracao-quarto-mae-e-filho/

      As dicas do conteúdo e comentário do post podem ser bem úteis.

      Beijos,
      Lidi

Deixe um Comentário