Pitacos de Bicha Fêmea: como escolher cores para a parede?


Postado em 31 de maio de 2010

Você tem ou teve dúvidas na hora de escolher qual a cor ideal para pintar as paredes de sua casa? A Vania Santos teve essa dúvida, e me enviou um e-mail onde questionava assim:

 

“Leio sempre o Bicha Fêmea e adoro tudo, portanto se for possível, gostaria de saber se posso pintar uma parede de vermelho telha e a outra de verde kiwi. Será que fica legal?”

A Vania é leitora do Bicha Fêmea, como ela mesma disse, e deve saber que não sou decoradora…cof cof cof… mas enxirida eu sou. Isso, sim! Gosto de dar pitacos em decoração, assim como você. Por isso eu trouxe essa dúvida para que nós possamos ajudá-la com nossa opinião. E aí? Você topa dar ideias também?

O que eu respondi para a Vania por e-mail talvez seja algo já conhecido por você. Não foi uma vez só que manifestei meu gosto por cores mais claras. A razão? Expliquei no e-mail reproduzido aqui:

Bom, sobre cores, eu já manifestei muitas e muitas vezes sobre minha total preferência por cores mais suaves. Mas isso não quer dizer que eu ache que cores mais fortes não fiquem legais num ambiente.

Minha reserva sobre cores mais fortes se dá pelo seguinte motivo: cores mais fortes tendem a fazer a gente cansar mais rápido delas, e aí para mudar é mais complicado, concorda? Eu prefiro cores clássicas e suaves nas paredes e móveis, e cores mais acentuadas nos objetos de decoração.

Quando a gente cansa de um objeto, é só mudar a posição e pronto! É super prático e rápido. Com móveis e paredes não é bem assim, não é?”

De acordo com a Arquiteta Letícia Lodi, que escreve no blog “Casa de Catarina”, a escolha das cores tem a ver com a personalidade da pessoa, e essa variação parte das cores neutras (branco, bege, gelo, colorido pastel) e que são as que eu prefiro, indo até as cores mais vibrantes, que parecem ser o gosto da Vania. A propósito, qual o seu gosto?

Leticia segue explicando que é importante “ter foco no equilíbrio. Caso use cores vibrantes, diminua as áreas, aplique como se fosse um detalhe, um item decorativo. Procure usar cores com sintonia, não muito contrastantes, assim você terá um ambiente mais homogêneo e aconchegante.”, conclui.

A Arquiteta vai além e dá dicas quanto a escolha das cores de acordo com a função do ambiente. São dicas preciosas e servem como uma excelente orientação: “Outra coisa que é bom ter em mente, são os usos do ambientes que você pretende pintar: para áreas de repouso, estudo, evite cores com vibrações altas (como vermelho, laranja, amarelo), elas são cores excitantes, portanto, terão um efeito contrário ao desejado. Caso deseje muito aplicá-las, use apenas um dos cantos.

Em ambientes onde a limpeza é o foco (banheiros, cozinhas, copas) evite cores escuras, que escondam a sujeira (tais como preto, azul marinho e tons muito escuros). Também vale a máxima de usar apenas em detalhe.

No restante, vale soltar a imaginação e usar as cores como sua aliada, afinal de contas, é algo que muda muito a personalidade do ambiente e é de fácil aplicação. Caso sinta dúvida no seu caso específico, use este simulador de decoração, disponibilizado pela Suvinil. Você poderá fazer upload da foto e jogar todos os tons que tiver vontade, veja:”, sugere a Letícia…

 

Simulação de cor em ambiente 01

 

Simulação de cor em ambiente 2

E você, bicha fêmea navegante? Qual tipo de cor prefere em suas paredes? Tem algum pitaco para deixar aqui e ajudar a Vania Santos?

Quer ler um pouco mais sobre o tema: decoração nas paredes? Tem mais no Bicha Fêmea:

Pitacos de Bicha Fêmea: como decorar a parede da escada?

Dicas de decoração para a parede do quarto, sala e banheiro.

Como decorar paredes com quadros.

Pitacos de Bicha Fêmea: revestimentos de cozinha.

Quer as novidades do Bicha Fêmea? Receba gratuitamente em seu e-mail!

Vamos manter contato?

E-mail: bichafemea@bichafemea.com

Redes Sociais

Receba, assim como centenas de leitoras, o Bicha Fêmea no e-mail. | Assine. É grátis!

Conheça o Mercado de Artes, loja virtual de artesanato para casa. | basta clicar!

Decoração


Comentários

47 Respostas para “Pitacos de Bicha Fêmea: como escolher cores para a parede?”
  1. Nilceia Duclos disse:

    Minha sala é toda de paredes marfim e a parede atrás do sofá é laranja.Achei que ficou legal.Pro quarto eu prefiro cores mais suaves.Bjs.
    Adoro o Bicha Fêmea.

  2. Isabela Morais disse:

    Minha sala é branca, mas pintei uma das paredes de fundo de mostarda e pendurei uma flecha imensa de madeira q ganhei de presente de uma tribo indígena q visitei. Meu sofá é branco, daí comprei uma manta mostarda e branca, umas almofadas amarelas. Ficou lindo. Mas confesso q tenho mesmo é vontade de pintar de vermelho, comprar uma manta vermelha e branca e almofadas coloridas, para dar um ar mais alegre, mas tenho medo de ficar mto pesado, pois a sala é bem pequena.

  3. Ana Carla disse:

    Ah eu também acho mais prático usar as paredes claras e ousar nos objetos e itens de decoração. Se for uma parede pequena e fácil de pintar … aí dá pra arriscar, né? Tipo um Hall de entrada, ou algo assim.

    Bju

  4. Leticia disse:

    Lidi!
    Só consegui entrar agora para ver o post! Adorei participar!
    Hoje o dia foi super complicado… estava na sua terra de novo! Na correria pra variar… rs
    Beijos
    lelê

  5. Cibele Leite disse:

    Lidi, gosto tbm de paredes claras, e tento ousar nos objetos de decoração, acho que escuro, fica muito enjoativo.

    beijokas

  6. Li, retuitei e e não vi que a arquiteta era a Lelê!!! Me interna, por favor? Obrigada.
    hehe

  7. [...] This post was mentioned on Twitter by Fernanda Reali, casa de catarina. casa de catarina said: @fernandareali http://www.bichafemea.com/2010/05/31/cores-para-parede/ Falei sobre as cores… e o uso delas! [...]

  8. Eu gosto de ter uma parede pintada de cor vibrante.
    Na minha sala uma das paredes é Terracota, dá mais profundidade ao ambiente e para quem tem comodos pequenos vale pintar a parede mais distante da porta de entrada, dá idéia de ambiente mais amplo.
    É logico que nesta parede ponho objetos de tons neutros, pois neste caso tem que se ter em mente que a tal parede será o centro das atenções.

    Bjs♥

  9. Luci Cardinelli disse:

    Gostei do post, pois estou aqui me preparando para pintar todo o apê e pensando nas cores.

  10. Michele Susin disse:

    Olá, eu preciso de ajuda!!!
    Tenho uma sala grande, onde a parede atrás do sofá é branca e atrás da TV é terra cota.
    Na parede da lareira também pintei de terra cota, agora vou revestir o sofá que já é bem velho mas super confortável, não pode ser de uma cor clara porque tenho uma gata e um cachorro em casa.
    Me ajudem não sei que cor de tecido comprar…
    Há os móveis são bem escuros em madeira de demolição tanto o móvel da TV quanto a mesinha de centro.( Não são pretos mas quase hehe). E também comprei um tecido para o sofá que achei bem legal, ele é bege com uma folhas em preto, o tecido é chenile.

    • Oi, Michelle!
      Mulher, como assim você tem dúvidas sobre o que fazer na sua sala? Você descreveu em detalhes em como ela é e quais mudanças você pretende fazer no seu sofá. Imaginei tudo o que você foi falando, inclusive o tecido do sofá que você comprou para revestí-lo. Posso falar? Eu gostei de tudo que imaginei. Gostei, sim. E fiquei me perguntando qual sua dúvida mesmo? Você parece saber tudo o que quer direitinho. :)

  11. yvone disse:

    Oi Lidi ao contrário de vc. e de muita gente eu adoro cores – E por experiência sei também que a cara da casa muda com a alma do dono e acompanha as transformações. Renovar a pintura de um ambiente nos traz sensação de limpeza e novidade não é mesmo?
    Certamente as cores mais neutras facilitam muito mais na hora de harmonizar os ambientes, combinar estofados, cortinas…
    Eu acho que para náo errar muito sua leitora poderia escolher ou o vermelho ou o kiwui – As duas junstas pode dar mais trabalho al[em de cansar mais.
    bjks

  12. Júlia Vieira disse:

    Bom dia Lidiane Vasconcelos,

    A menina adivinhou as dúvidas que eu também tenho quanto a cores para parede, no entanto penso que já consegui o que queria, vou pôr 3 paredes amarelo mais claro e a da entrada que está mais vazia num amarelo mais forte, penso pôr desse lado a zona de refeição, pois a sala é mista (refeições/visitas) e quando tiver $$$$ vou comprar para essa parede um quadro (tríptico) de jarros (penso que vocês chamam de copo de leite), encontrei no site bimago (tem para todos os gostos).

    As outras paredes já têm quadros, vou tentar mudar o móvel que tenho na entrada (baixo mas comprido 2m) para outra parede, quando estiver tudo feito mando-lhe umas fotos. Penso que já tive esta conversa consigo, se sim me desculpe pela maçada. Outra sugestão a sua amiga pode também ir pelos tons de verde ou outra desde que ponha a maior parte das paredes num tom mais claro e uma só num mais forte. Corredores, halls devem ser em tons médios. O Quarto deve ser como a sala 3 claras e uma mais escura, há quem diga que a mais escura deve estar na cabeceira da cama, aí já vai ao gosto de cada uma.

    Como já disse atrás penso que já tive esta conversa consigo, não tem por aí umas ideias para bergéres (não sei se é assim que vocês chamam àqueles maples/cadeirões que se põem ao lado de um maior (já tenho é de pele branquinho), geralmente são dois) os meus têm que ser pequenos, mesmo só para uma pessoa cada um porque tenho pouco espaço. Me ajuda por favor.

    Vou fazer o teste das cores que mandou.

    Continuo a achá-la a melhor blogueira. Continue assim.

    Muita sorte e muito amor.

    Beijos da amiga.

    Júlia Albuquerque Vieira

  13. Lidi, eu sou adepta de cores em tons terra. Aqui em casa, tem amarelo, alaranjado, bege, areia, verde-limão e branco, é claro. Óbvio que em cômodos diferentes, kkkkkkkkkkkkkkkk
    Oh, adorei saber desse programa da Suvinil.
    Eu estou tentando plantar na cabeça de Mário a ideia de nos mudarmos para um apartamento. Não aguento mais lidar com uma casa tão grande. Quando fico sem empregada, nas férias delas e finais de semana, sofro pra caramba. Se isso acontecer, virei aqui fuçar todas as suas dicas de decoração, porque terei de começar tudinho de novo.
    E aquele assunto? Já confirmou?
    Bjks

    • Cláudia, como assim mudar para um apartamento?
      Sério?
      Você vai fazer o caminho inverso, porque muuuuita gente sonha em deixar o apartamento e mudar para casa. Legal saber que tem gente que pensa diferente. :)

      Sobre aquele assunto, vou te mandar um e-mail. :)

  14. Fla disse:

    Para o quarto eu também sou bem a favor de cores claras, as do meu quarto são num tom pêssego bemmm clarinho e eu gosto bastante.
    Na bem da verdade, eu sou adepta de paredes brancas e alguma delas com detalhes em outra cor, até porque minha casa tem muitos quadros de mamãe, e eu sempre prefiro colorir minhas paredes com os quadros.
    =)
    Bjs

  15. Luma disse:

    A dúvida é: uma parede de vermelho telha e a outra de verde kiwi?

    Dentro de casa? Deixe essa combinação para o jardim, terraço ou lugares onde a descontração das paredes possa contribuir para a informalidade. Este é um ponto de vista particular meu.

    Já postei fotinhas da minha casa no “Luz” e fiz dela um lugar de descanso. Seguindo a linha do aconchego, procurei materiais naturais e a cor que impera é o branco, porque não gosto de ficar presa as cores.

    Lidi, vou discordar quanto ao vermelho. Estudos recentes sinalizam que estávamos errados em colocá-lo como vilão na decoração em relação a concentração. Fiz um postezito falando sobre isto:

    Você sabe porque algumas paredes do New York Times são vermelhas? bit.ly/bsQjPN

  16. Eu adoro as cores claras, porque parece que os ambientes ficam ainda maiores e também não gosto de ousar nas paredes, não. Prefiro pôr cor na casa com objetos de decoração. A cor que eu coloquei na sala e achei bem bacana foi o “linho antigo”, uma variação entre o branco e o marfim.
    Ótimo post!
    beijos!

  17. Anna disse:

    Adorei suas dicas, vou fazer o teste.
    Preciso de ajuda quanto que cor colocar o granito na pia da cozinha(claro ou escuro?) pretendo colocar os armários branco. Pisos colocaria branco ou bege clarinho ou o que ficaria legal????Minha cozinha deverá ter 29 m2, e terá uma boa claridade( um grande janelão)
    Mil beijos .

    • Oi, Anna!!!
      Tudo bom?
      Então, se você me pergunta sobre cor de granito de balcão de cozinha e revestimento do piso, vou te responder preto, como o São Gabriel, e bege, respectivamente. Essas foram as cores que escolhi aqui para casa, e que mostrei neste post > http://www.bichafemea.com/2009/07/23/decoracao-revestimento-cozinha/ > gosto muito e não me arrependi.

      De qualquer forma, já anotei na minha lista de sugestão de pauta. Se eu conseguir fazer um post legal sobre cores de balcão de cozinha e de revestimento de piso, publico e te aviso, tá bom?!

      Beijos

  18. [...] alguma orientação, não é? Nesse caso, já há um post publicado no Bicha Fêmea com algumas dicas para a escolha de cores nas paredes. Fica a sugestão para a leitura e adequação ao que você [...]

  19. [...] Pitacos de bicha fêmea: como escolher cores para as paredes? [...]

  20. [...] Escolha cores suaves para o quarto, porque acalmam. Deixe as cores mais chamativas para os detalhes. Você tem dúvidas sobre que tipo de cor escolher? Sugiro a leitura do post que trata de sugestões sobre como escolher cores para as paredes. [...]

  21. [...] Como escolher cores para a parede? [...]

  22. [...] Como escolher cores para a parede? [...]

  23. [...] cores em seu ambiente, sabia? No post que foi feito para outra bicha fêmea navegante, a Vania, há dicas de como escolher cores para parede. Recomendo a leitura para que te ajude com eventuais dúvidas nesse [...]

  24. [...] Como escolher as cores para a parede? [...]

  25. [...] dúvidas sobre qual cor usar nos demais ambientes de sua casa, sugiro a leitura de outro post sobre qual cor usar na sua casa. Tenho certeza que a leitura será bastante útil, [...]

  26. [...] usa na parede. Que tal? Se você tem dúvidas sobre qual cor escolher para o seu quarto, confira as dicas sobre cores na parede já publicadas anteriormente e defina a sua. Em seguida, escolha alguns tons acima para a moldura [...]

  27. [...] e dispor quadros pequenos com imagens de flores diferentes. Você tem dúvidas quanto a cor? Veja dicas para a escolha de cores para a parede. E quanto aos quadros? Fica insegura sobre como distribuí-los? Veja sugestões de como dispor [...]

  28. [...] a leitura do post com dicas sobre a escolha de cores para as paredes antes publicado por aqui, porque certamente pode ser bastante útil na sua escolha da cor. Além [...]

  29. [...] 1 – Escolha uma cor feminina, suave e aconchegante para o seu quarto. Se você tem dúvidas sobre qual escolher, confira as dicas que já foram dadas por aqui sobre como escolher cores para as paredes. [...]

  30. [...] Se você tem dúvidas sobre qual tonalidade fica legal, experimente dar uma olhada no post sobre escolha de cores para parede já publicado por aqui. Se não for pintada, essa parede em especial pode ganhar uma aplicação de [...]

  31. oscar disse:

    quero pintar a minha sala de estar e tenho sofas e plasma preto, chao castanho de madeira que cor devo usar tirando o branco , para dar um outro estilo de comforto e armonia?

  32. Eduardo Job disse:

    Quais foram as cores da Suvinil usadas na duas fotos acima? Achei bem legal. Gostaria de saber como achá-las no catálogo da Suvinil.

    • Oi, Eduardo!
      Bem vindo ao Bicha Fêmea!
      Estou checando a informação com a Leticia Lodi, arquiteta editora do blog Casa de Catarina, e que deu a dica do uso da ferramenta da Suvinil.
      Assim que possível, te atualizo quanto a isso, sim?

      Abraço,
      Lidi

  33. sibeli mendes disse:

    Oi.
    Estou andando como uma mosca tonta e nao consigo decidir que cor pintar minha sala. Me ajudem!
    Tenho um sofa enorme de couro bege e as almofadas (enormes tambem) sao de couro marrom escuro. Que cor combina com estes sofas? Toda cor que eu penso nao fica boa….

  34. Cynthia disse:

    Há pouco tempo, mudei de apartamento e resolvi que era hora de ousar nas pintura, Como a sala é o dobro da anterior, pintei duas paredes de magenta escuro, sendo a que fica atras do sofa e na parte da porta da sacada. Como decoraçaõ usei almofadas indianas com roxo, dourado e creme, nas mesinhas de apoio, uma baixa branca e uma alta de ferro preta, onde os objetos em cima é que dão o destaque. Na mesinha branca o abajur é com o pedestal alto preto e a cupula branco e preto e na mesinha preta, o contrario, pedestal baixo branco e cupula igual. Nas parede colorida, coloquei um sol branco patinado coberto de espelhos e quadros com molduras brancas e cortinas brancas em frente a porta da sacada. A mesinha de centro é branca com objetos com preto, dourado, branco e lilás. A combinação apesar de esquisita lendo, ficou muito show ao se olhar. No hall de entrada, coloquei uma tinta caramelo na parede em frente a porta, com um aparador branco e uma moldura com 09 espelhos redondos. O conjunto ficou muito legal.

  35. Cynthia disse:

    Oi Lidi,

    Assim que fizer as fotos te envio por e-mail, ok?

  36. Larissa Torres disse:

    Oi Lidiane, estou reformando a minha casa e pintei as paredes todas de areia na área interna, mas estou achando um pouco escura a tonalidade…o que fazer ?

  37. Lidiane Querida!
    Amooo essa ideia de dar pitacos principalmente nas cores!
    Olha..aqui em casa eu sou mais ousada e não tenho medo das cores não…a minha entrada começa com um azul quase turquesa vai se misturando com um azul bem clarinho…tem papel de parede com flores lilás e na sala uma parede é lilás e o restante é bege!
    Falando assim até parece um circo :) de tantas cores…mas combinaram perfeitamente e ainda tem toques de vermelho e um lavabo verdinho verdinho!
    Quando falo que não tenho medo das cores é sério o negócio!
    Essa semana as cores usadas foram o preto o cinza e o amarelo no quarto do Lucas!
    E viva as cores <3
    http://pensecrie.wordpress.com/

Deixe um Comentário