Lavanderia: que tipo de máquina facilita a organização?

Quem não tem uma lavanderia com pouco espaço hoje em dia? Acomodar a máquina de lavar roupas, produtos de limpeza e cestos de roupas pode ser um problema se a gente não tiver noções de organização e algum gosto por decoração, não é? Mas se a gente tiver tudo isso, alguma referência e usar um pouco de nossa criatividade, o problema pode até deixar de ser tão grande assim. Quer ver?

Recentemente eu descobri que as máquinas de lavar roupa que têm a abertura na frente, ao contrário daquelas com abertura em cima, são mais eficientes energeticamente e economizam mais água. A natureza agradece não é, bonita? E nosso bolso também.

E quem foi que disse que a minha é dessas? Aff!! E só agora eu descubro isso? Alguma dúvida de que minha próxima máquina terá esse modelo? Hum?!

Navegando por essa internetdemeuDeus, vi que há formas muito diferentes, simpáticas e criativas, e eu diria muito eficientes, de organizar uma lavanderia com pouco espaço, de modo a tirar vantagem dessas máquinas com abertura frontal. Se você está prestes a comprar uma máquina de lavar roupas, tem pouco espaço na sua lavanderia e quer ideias que te sirvam como referência, desconfio que você vai gostar desse post, hein?!

Só para a gente contar alguns pontos a favor da máquina de lavar com abertura na frente, imagine que é possível encaixá-la num espaço que tem porta para escondê-la quando ela não estiver em uso, e o balcão sobre ela serve como apoio para organizar cestos organizadores. Isso, por si só, já favorece bastante o pouco espaço existente, além de melhorar o aspecto de organização da lavanderia. É ou não é? Pois!

Sim! Mas o que você quer é ver alguns modelos de espaços como esse para inspiração, não é? Vamos lá?

 

 

Não parece que fica simpático se a gente imaginar algo como está nessa imagem? A máquina ficaria posicionada entre duas paredes, e para quem não tem dois equipamentos (lavadora e secadora), ao lado da máquina ficaria um cesto. Por que não? E a máquina poderia ser escondida por uma porta de correr, ou daquelas sanfonadas, ou ainda uma cortina, ? Ah! Claro! Prateleiras são sempre muito bem vindas para organizar pequenos espaços, não é? E na lavanderia não seria diferente…

 

 

Você tem um pouco mais de espaço? Então será bem vindo um armário alto para organizar produtos lá dentro, sim? Desses armários a gente está cansada de ver nos home centers por aí afora, e mesmo se na sua cidade não tiver um desses, imagino que não seria difícil para um marceneiro fazer um sob medida para você. Seria?!

 

 

Até mesmo embaixo de uma escada dá para organizar uma lavanderia, bonita! Vê essa foto como referência? Encaixe a máquina num nicho e ponha prateleiras para facilitar a organização. Depois, para manter tudo organizado, disciplina é bom, obrigada… cof cof cof… Sim! Adote o princípio de que “tudo tem um lugar e cada coisa deve estar lá”, não deixe as coisas fora de onde deveriam estar e, aos poucos, você percebe que é possível viver bem mesmo com pouco espaço, sim?

A propósito, para ajudar a lidar com a bagunça e se livrar do que não é necessário em sua vida, sugiro a leitura das 5 dicas de organização publicadas anteriormente no Bicha Fêmea.

 

 

Ainda que sua lavanderia disponha de algum espaço a mais, como é o meu caso, é sempre vantajoso pensar em instalar um balcão sobre a máquina porque cria-se condições de a gente dispor cestos que ajudam a organizar a bagunça sobre ele, além de colocar cestos de roupas sob o balcão. Tudo isso deixa o chão livre, não é?

 

 

Você duvida que qualquer marceneiro seja capaz de produzir uma lavandeira sob medida para você como a dessa imagem? Balcão e prateleiras ao lado do nicho onde a máquina seria encaixada, mais alguma prateleira na parede e cestos organizadores são o suficiente para ter um espaço bonito e organizado, hein?

Agora fala para mim, bonita: de alguma forma você ficou tentada a mudar o modelo na próxima vez que for comprar sua máquina de lavar roupas?

Imagens: Better Homes

Mais no Bicha Fêmea…

Dos meus itens que favorecem minha organização. Qual o seu?

Reutilização de objetos com novos usos.

Mais algumas dicas de organização…

Menos espaço X mais organização. É possível?

Dicas de organização.

81 comentários sobre “Lavanderia: que tipo de máquina facilita a organização?”

  1. Liane Sobral comentou:

    Achei muito legal essas dicas, porém acho máquina de lavar com abertura frontal mais difícil, pois na hora de retirar as roupas da máquina temos que nos abaixar muito, acho mais trabalhoso!
    Abraços
    Liane

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Liane!
      Seja bem vinda ao Bicha Fêmea!

      Se quiser acompanhar cada novidade que aparece no Bicha Fêmea, você pode assinar e receber gratuitamente em seu e-mail clicando aqui: http://feedburner.google.com/fb/a/mailverify?uri=blogbichafemea&loc=pt_BR

      Beijos,
      Lidi

  2. Elaine Castro comentou:

    oi adorei as dicas de lavanderia mas eu gostaria de saber se da pra colocar a maquina de lavar roupa de abertura frontal embutida mais pra cima eu tenho dor nas costas e acharia melhor se ela ficasse mais alta vocês podem me ajudar?

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Elaine!
      Bem vinda!

      Sua dúvida está anotada como sugestão de pauta a ser abordada no Bicha Fêmea. Obrigada! :)

      Se quiser acompanhar cada novidade que aparece no Bicha Fêmea, você pode assinar e receber gratuitamente em seu e-mail clicando aqui: http://feedburner.google.com/fb/a/mailverify?uri=blogbichafemea&loc=pt_BR
      Beijos
      Lidi

  3. Maria Helena comentou:

    gostei destas dicas de como se organizar tudo em uma casa ,estou sem ninguém para me ajudar a organizar ,estou sofrendo muito ,atrapalha muito por ser desorganizada,estou aprendendo do A ,tudo é muito difícil para mim.

  4. vania barreto comentou:

    Boa Tarde
    Gostei das dicas,como foi comentado antes o meu problema maior é abertura frontal da maquina,pois tenho dificuldades ao me abaixar.(coluna lombar). Quem sabe algueim possa ter outra ideia de organização com as maquinas de abertura em cima…Mas adorei estas dicas
    Conheci o Blog e amei creio que vai me ajudar bastante.Eu sou organizada com objetos mas não sou com o tempo.Perco muito tempo em uma coisa só,por favor preciso de sua ajuda! BJS

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Vania!
      Fico feliz que você tenha gostado do conteúdo do Bicha Fêmea. =)
      Sobre sua dúvida, sugiro a leitura deste post – http://www.bichafemea.com/2010/04/30/organizacao-pessoal/ – bem como os comentários dele.
      Espero que seja útil. =)

      Beijos e, oh: volte sempre!!

      Lidi

  5. Pingback: Soluções para lavanderia pequena « Casa de Sobra
  6. Trackback: Soluções para lavanderia pequena « Casa de Sobra

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>