Alongamento Para Caminhada. Você Faz???


Postado em 5 de março de 2010

Muitas de nós adota a caminhada como uma maneira de não levar uma vida sedentária, o que é muito bom! Pessoalmente, não me imagino frequentando uma academia, então a prática da caminhada é, sem dúvidas, o que mais atende minhas necessidades e estilo pessoal no memento. É o teu caso?

Há algo importante quanto a essa prática que precisamos estar atentas: um bom alongamento antes e depois da atividade. Você faz? Eu até sei da necessidade de fazê-lo, mas fazia uma sequência assim, digamos, malemá… tsc tsc tsc…

Daí que eu tomei vergonha na cara, e pesquisei imagens e informações bem didáticas para me ajudar nessa parte, e encontrei algo bem bacana para mim, e para você, caso você esteja cometendo o mesmo erro que eu… cof cof cof…

Aliás, você comete?!EmoticonGoofy

Em todo caso, lá vai, hein? Cada imagem, acompanhada das devidas orientações de como realizar o movimento, são do artigo escrito pela Valéria Alvin Igayara de Souza, que é especialista em treinamento. Este artigo foi publicado no espaço Cyber Diet do portal Terra.

fit_alongamentos1[1] Em pé, pernas semiflexionadas.
Cruze os braços á frente do corpo, arredondando e alongando as costas.
Em pé, pernas semiflexionadas. Cruze os braços atrás do corpo, estendendo os braços e
elevando-os, alongando o peitoral.
fit_alongamentos3[1]
fit_alongamentos4[1] Em pé, pernas semiflexionadas. Leve um dos braços para trás, com a ajuda da mão contrária, puxando-o e alongando o tríceps.
Em pé, pernas semiflexionadas. Leve um dos braços estendido à lateral, puxando-o com a mão contrária, alongando a lateral do corpo. fit_alongamentos5[1]
fit_alongamentos6[1] Em pé, pernas semiflexionadas. Puxe a cabeça para um dos lados com a mão, alongando o pescoço.
Em pé, pernas estendidas. Leve o tronco á frente, mantendo as pernas estendidas, alongando a parte posterior das coxas, pernas e a região lombar. fit_alongamentos7b[1]
fit_alongamentos8b[1] Na mesma posição, leve uma das pernas para trás, estendendo-a e forçando o quadril para baixo.
Em pé. Deixe uma perna apoiada no chão e puxe a outra para trás, mantendo os quadris encaixados, alongando a parte da frente da coxa. fit_alongamentos8a[1]
fit_alongamentos9[1] Num degrau, apóie um dos pés totalmente no chão e o outro pela metade no degrau, forçando o calcanhar para baixo, alongando os gêmeos ou panturrilha.
Sente num degrau ou cadeira. Segure uma das pernas, flexionada, puxando e alongando a parte anterior desta. fit_alongamentos10b[1]
fit_alongamentos10a[1] Sentada, pernas flexionadas, pé contra pé. Leve o tronco é frente, mantendo a coluna reta, alongando a parte interna das coxas.
Sentada, pernas afastadas lateralmente. Leve o tronco é frente, mantendo as pernas estendidas, alongando a parte interna das coxas. fit_alongamentos11[1]

 

Pronto! As imagens e instruções não são fáceis de serem entendidas? Agora é colocar em prática para ganhar flexibilidade, relaxar física e mentalmente antes e depois da caminhada, reduzir fadiga muscular, ficar bonita e saudável. Meu próximo desafio é convencer marido a me acompanhar regularmente nessa empreitada…

Mais no Bicha Fêmea…

Dicas para automotivação para a prática de exercícios físicos

Queime calorias e ganhe saúde cuidando da casa!

Saúde


Comentários

33 Respostas para “Alongamento Para Caminhada. Você Faz???”
  1. Silvana Mello disse:

    Eu alongo sim. Como faço pilates 3x por semana, já tenho uma sequência que é muito parecida com as fotos, substituindo umas duas (a oitava e últimas fotos),. Realmente é importantíssimo, alongar antes e depois também. Se eu esqueço, ai de mim.. rsrsrs Me sinto toda “encurtada”. Bjss

  2. Fatima disse:

    Eu faço academia, lá a gente faz tudo e um pouco mais.
    Bjs.

  3. Laine disse:

    Lidi!

    Vc sabe que minha atividade física não é por vaidade, e sim, saúde. Hoje faço musculação, esteira e bike. Alongamento não apenas para no inicio e no término. No meu caso, alongamento sempre, várias vezes ao dia.

    Eu adoro aulas de alongamento. Tem um livro que comprei pra alongamento da coluna que é show! Eu aprendi nele uma série muito boa que faço sempre de manhã e a noite, antes de dormir.

    Beijos, Laine

  4. Amanda disse:

    Acabei de voltar de uma caminhada! Obrigada por lembrar do alongamento! Muito importante. Bjs

  5. haha Parabééééns por essa força!!!

    Eu moooorro de preguiça de fazer caminhadas, preciso demais, mas morro de preguiça rs!

    bjocas

  6. Bird Crafts disse:

    Oi Querida,

    Ta faltando tempo pra caminhada..mas sempre faço sim.

    Oh , tem selinho la no blog com seu nome! :)

    beijos

  7. Cris disse:

    Eu alongo também, antes e depois…minha rotina é mais ou menos assim. 3x por semana faço treino de corrida com um treinador no clube, começamos com uns 2km de caminhada para aquecer, depois vem o alongamento, coordenação no campo de futebol (nesta altura já tô quase morrendo…) e depois o pro bota prá rodar uns 10km para os mais experientes, euzinha fico nos três e olha lá. Ah, mas até o fim do ano consigo chegar aos 5 se deusquiser eos santos dos bonstenis ajudarem…Hehheh! Hoje vou correr a Corrida da Lua lá no Taquaral, tem caminhada também. Vamo??
    Bjinho…

  8. Leticia disse:

    Lidi,
    Hoje em dia estou me dedicando só ao ballet, mas corri durante muito tempo 6x por semana. Acho importantissimo alongar antes e depois. Lembrando-se principalmente de que o primeiro alongamento, antes da atividade não deve ser muito forte, devemos respeitar que o corpo ainda está frio. Muitas vezes, na ânsia de ganharmos elasticidade, vamos além deste limite e ai acontecem estiramentos. Já no segundo alongamento, para finalizar, como já estamos com o corpo mais alongado e mais quente, podemos ir um pouco além. Podemos não, devemos. Esta hora o corpo cede mais e é bom para aumentar a elasticidade.
    Alongamentos são fundamentais para postura, previnir dores nas costas, além de te deixar até um pouquinho mais alta (com o tempo, melhorando a postura, podemos “ganhar” até alguns centímetros!!!). Não tenho formação técnica na área, mas faz muito tempo que faço todos os tipos de exercício… mas os alongamentos sempre fizeram parte do meu repertório.
    No ballet, somos bem mais exigidas neste quisito. Mas também sofremos muito mais riscos de lesão.

    Ah! Mais uma dica… já que vc caminha com mp3, tente caminhar no ritmo das músicas (na marcação dos tempos), para acelerar e ganhar rendimento, com o tempo, coloque músicas com batidas mais rápidas… costumam estimular a corrida. Até que quando vc ver, estará correndo.
    Beijos
    lelê

  9. Rosi Costa disse:

    Saudades de vc Bicha!!!

    Muito bom que vc tem conseguido fazer seus exercícios de maneira regular e muito mais eficiente. Parabéns!

    Tem entrevista especial lá no Mundinho. Passe pro lá pra conferir.
    Bjs

  10. sonia sousa disse:

    olá !é isso memso a parte dos alongamento é tão importante como o treino em si para evitar alguam sequela .
    Eu alongo sempre que acaba o exercicio no ginásio mas sou sincera de caminhada nunca fiz.agora tb quero começar a fazer umas caminhadas -vou ver se consigo -vou lembrar-me disso sim.
    Beijinhos e bom fim de semana

  11. Super interessante esse post, Lidi! Cheio de dicas importantes! Eu tenho que tomar vergomha na cara e fazer um bom alongamento antes da musculação? Sabe que não faço nada? Nem alongamento, nem aquecimento… Foi um bom alerta!!!! Beijão e um ótimo final de semana!

  12. Deyse Joyce disse:

    Amei o post,sempre faço alongamento antes de depois das atividades,acho super importante!!!!

    Postei os links da semana no blog,passa la pra conferir tem muita coisa legal!!!

    http://deysejoyceblog.blogspot.com/

    Bjins

  13. Nathalia disse:

    Oi Lidi! Esse post chegou na hora certa, menina! Estou caminhando na praia mas fico perdidinha com o alongamento. Quer dizer, ficava né? Beijão!

  14. Carol Santana disse:

    Ai gata, saber da importância, até sei… mas o 1º alongamento, sempre faço (fazia), bem meia boca. O 2º, como já estava aquecida, já caprichava mais…
    e to gostando de ver heim beeecha… Pegando firme!!! :D
    Parabéns! ;)
    Bjocas
    Carol

  15. Antonietta disse:

    Bom, qto a isso nao tenho a consciência pesada… sempre me alongo antes e depois e bem alongado!!!:)

  16. Marilia Alves disse:

    Ai Lidi, eu adoro um alongamento, não estou fazendo caminhada… ainda… Mas mesmo sem a caminhada comecei um alongamento em casa mesmo, peguei o no you tube mas como era em inglês ficava sem saber o que era pra que, agora sim eu posso fazer um alongamento sério com esse artigo. Brigadú.

    Bjs

  17. Neli Rodrigues disse:

    Apesar de não fazer caminhada eu me alongo diariamente, é como se o corpo “despertasse”, tb me ajuda a aliviar as dores que sinto nas costas por horas na frente do computador.
    Bjs♥

  18. Tri disse:

    Oi Lidi,
    ando sumidaça,e sinto saudades de vir mais aqui!
    Mas daqui a pouco volto a participar mais!
    Ai… eu sou a vergonha em pessoa em questão de exercícios… altamente sedentária nos últimos anos (apesar de ter tido uma infância e adolescência altamente esportiva). Mas já estou colhendo algumas mazelas do sedentarismo (nada que não dê para reverter: cansaço, dores qdo faço algum exercício, falta de ar qdo subo muitas escadas.. sono mais difícil… uma “boa” lista) por isso estou eu em fase de check up, exames e tals para depois das minha férias começar a tomar vergonha na cara! (é … só depois das minhas férias, risos)
    Passei aqui para me atulizar nos post e deixar muitos beijos!
    Tri

  19. Oi Lidi lindaa!
    Estou de volta! Finalmente com a net instalada na minha nova moradia poderei voltar à minha vida normal no blog.
    Estava com saudades de passar aqui e ver o trololó gostoso rolar solto.
    Já postei a minha nova sala, e quero seu pitaco também.
    Tenho muita coisa pra ver por aqui…
    A gente se fala!

    BjOs da Re.

  20. sarah disse:

    Oi Lidi!!
    Não faço caminhada..
    Faço 2x por semana uma aula de alongamento com localizada. É tudo de bom! Esticar tudo é a parte que mais gosto!!
    Um beijo!!!

    Sarah

  21. Oticas disse:

    Eu to tentando começar a caminhar desde o começo do ano, mas nao encontro ninguém pra ir comigo. =*
    imagino que seja muito chato caminhar sozinha, mesmo ouvindo música, até porque nao sou acostumada a fazer exercícios.
    Entao eu acho que uma companhia me motivaria !

  22. Tamires Fernnades disse:

    Estou no último ano de educação física.
    Concordo com tudo o que foi colocado.
    Mais lembre-se para o alongamento ser mais eficaz, pode-se aquecer um pouco antes do primeiro alongamento.

    Qualquer dúvida me mande um e-mail: tamires_ef@ig.com.br

    • Oi, Tamires!!! :)
      Claro que tenho dúvidas! Afinal, a especialista é você! Eu vou adorar aprender um pouco mais sobre o alongamento, e tenho certeza que as leitoras do Bicha Fêmea também. Se você quiser e se sentir confortável para isso, pode escrever um texto sobre exercícios e a importância do aquecimento antes do alongamento (essa eu não sabia). Não sei se você viu, mas no Bicha Fêmea existe um espaço para colaboradoras (http://www.bichafemea.com/colabore/) e eu posso publicar teu texto como o de uma bicha fêmea colaboradora. O que você acha?

      Beijos

  23. [...] Alongamento para caminhada. Você faz? [...]

  24. [...] Alongamento para caminhada: você faz? [...]

  25. [...] Alongamento para caminhada: você faz? [...]

  26. Crisitna disse:

    Obrigada por toda informação, pois pretendo caminhar e com essas orientações fica mais fácil.

  27. Daniela Lins disse:

    muito legal a iniciativa de vcs…. É preciso educar a nova geração a ter abtos saudaveis!!!

  28. keila disse:

    parabéns, essas imagens e instrucoes de como fazer os alongamentos estao ótimas, tenho certeza que estao sendo muito válidas para todos aqueles que estao precisando e que pesquisaram e conseguiram ter acesso a essa sua puplicacao. grata!

Deixe um Comentário