Da minha porção diva do lar. Como é a sua??


Postado em 4 de fevereiro de 2010

Cuidar da casa tem sido um peso enorme para você? Para mim não tem sido, mas nem sempre foi assim, sabia? Houve um tempo em que eu elegia o dia da faxina, e ficava lá, num lerê lerê tão grande que me dava até tristeza. Horas jogadas fora numa faxina semanal? Isso não me pertence mais… e a você?

O que é bem sabido é que cada casa tem sua rotina de limpeza estabelecida, não é? Hoje a minha é diária, e eu prefiro que seja assim, um pouco de cada vez e sempre, de modo que a casa fique habitável (se é que você me entende) em qualquer dia e a qualquer hora.

Se é mais fácil comigo que não tenho filhos e não preciso sair para trabalhar fora, de modo que minha jornada não seja dupla? Sim, claro! Eu não tenho dúvidas disso, mas admito que se quando eu trabalhava fora eu pensasse e agisse como hoje, certamente o lerê lerê seria bem menor…

O que mudou? Já disse: eu faço um pouco a cada dia. Eu apliquei alguns novos detalhes nesse tipo de rotina, e eles são os seguintes:

1 – Eu aprendi o hábito de manter cada coisa em seu lugar, e dar um lugar para cada coisa, de modo que a bagunça não fique num nível incontrolável e me dê um desespero somente ao olhar um amontoado de coisas fora do lugar. Aliás, essa história de manter tudo em seu lugar já rendeu outro post com 5 dicas para manter as coisas organizadas, sabia? Eu te recomendo a leitura dele comtodasasforçasdomeuser!!!

2 – Quando eu trabalhava fora eu deixava tudo para fazer de uma vez só no fim de semana, até que eu aprendi, lendo o Unclutterer,  a diluir o trabalho reservando um pouquinho por dia para cada cômodo. Imagine que não haverá bagunça ou coisas espalhadas porque você já adquiriu o hábito de manter tudo no lugar, então esse foco é na limpeza mesmo.

3 – Para me sentir estimulada a dar conta dessas atividades, eu procuro escutar música no rádio ou no MP3. Ou eu penso que aquele é um momento de avaliar tudo o que eu li e chamou minha atenção numa revista, ou livro, ou na internet, e essas horas são as mais criativas para eu ter ideias para o Bicha Fêmea. Ou seja, eu parei de reclamar porque tinha que fazer esse trabalho, e associei esse período a um momento de divertimento (quando escuto música) ou produtivo (quando crio algo para o Bicha Fêmea).

4 –  Vale muito a pena dar uma olhada no post com “18 hábitos da pessoa organizada na arrumação da casa“, publicado no Decoração da Casa. Através dele a gente entende que com atitudes bem simples as coisas podem realmente ficar melhores. Confere!

5 – Por fim, eu cuido para que eu não faça do meu gosto pela limpeza e organização uma paranóia. É legal tudo estar arrumado e limpo? É. Mas ás vezes algo inesperado acontece, o que muda minha rotina antes planejada. Em outros tempos eu até poderia surtar porque queria dar conta de tudo e não me conformava com o que desse para fazer. Bah! Isso já era para mim. Sou muito mais prática. E sabe de uma coisa? Eu só tenho a ganhar com isso. Se eu já não consigo ser impecável agora que não tenho filhos, imagine quando os tiver? A síndrome de mulher maravilha eu perdi faz tempo. Ainda bem!!!

Agora, fala aí… você tem algum truque para dividir por aqui? As divas do lar agradecem. Obrigada!

Imagem: stock.xchng

Mais no Bicha Fêmea sobre organização da casa? É ‘pra já:

5 dicas de organização. E passe bem! Seja feliz!

Organização da lavanderia com pouco espaço. É possível?

Dicas de itens para organização em casa by bichas fêmeas…

Dos meus itens que favorecem a minha organização.

Mais algumas dicas de organização.

Conhece o Decoração da Casa? Tem mais por lá também…

3 dicas simples, básicas e úteis para organizar a casa. Confira!

3 ideias simples para a organização da casa…

Dicas de organização para toda a casa…

Siga 10 passos e o canto da bagunça deixará de existir!

5 ideias para organizar pequenos objetos em casa…

E mais…

Menu da limpeza (para quem trabalha fora) via Organizando, arrumando e fuçando

Lista de tarefas diárias via Oh So Jolly!

Navegue no Bicha Fêmea: Início > Casa & Decoração > Cuidados & Limpeza

Receba todo dia, como centenas de leitoras, o Bicha Fêmea no e-mail. | Assine. É grátis!

Junte-se aos + de 1.000 seguidores do Bicha Fêmea no Twitter. Corre! | @bichafemea

Entre na grande rede de amigos do Bicha Fêmea no Orkut. Atualize-se! | Adicione!

Conheça o Mercado de Artes, a loja virtual do blog Bicha Fêmea. | É por aqui, basta clicar!

Casa - Cuidados&Limpeza


Comentários

69 Respostas para “Da minha porção diva do lar. Como é a sua??”
  1. [...] Da minha porção diva do lar. Qual a sua? [...]

  2. Fabiana disse:

    Hoje eu tô naquele dia em que a gente resolve ser aprofundar num assunto, e o assunto escolhido foi arrumação. Amei as dicas, acho que toda mulher deseja ter tudo organizado e ler sobre como fazer é inspirador.Então agora é botar tudo em pratica.

Deixe um Comentário