Dicas para automotivação na prática de exercícios físicos.

Estou fazendo caminhadas porque quero minha saúde em dia. Você sabe, não é? Já comentei contigo por aqui sobre essa iniciativa. O que não contei ainda é que para quem sempre levou uma vida sedentária, e tem aversão a exercícios físicos, a motivação para se mexer não é algo fácil de sentir. Não é mesmo… tsc ts tsc

Pronto. Falei!

A boa notícia é que sempre há uma estratégia, para a gente colocar em prática, no sentido de criar um ambiente (uma situação?) que nos motive a fazer exercícios físicos. Claro! Isso serve para você que pensa como eu, e não gosta de fazê-los. Quer descobrir qual o “pulo do gato”?

Aprendi o que fazer para criar em mim o desejo pelo exercício físico quando estava no Twitter. Hã?!? Isso, bonita, no Twitter. Há alguma vantagem de estar por lá, afinal… aproveita e me segue aí, vai (@bichafemea)!!

Continuando… foi a Ana Medeiros (@AninhaMedeiros) quem tuitou o texto que ensina como “programar” a mente para que possamos gostar de exercícios físicos, e que foi publicado no site da revista Vida Simples.

Sabe que as estratégias não são tão difíceis, nem algo do outro mundo? Dá para a gente fazer de forma tranquila, e avaliar os resultados. Se você concorda comigo que há coisas que, se não fazem bem, mal também não fazem, confere comigo as ideias…

caminhada

São cinco as dicas de atitudes que favorecem essa mudança de comportamento. A primeira delas ensina que é preciso a gente traçar objetivos. O meu é manter meu nível de colesterol sob controle. Já falei que tenho tendência a ter alterações nesse índice? Pois é. Eu que sempre fui magra, um verdadeiro “sibito baleado”, jurava que esse mal jamais me acometeria. Puro preconceito e infeliz engano…

A segunda orientação é a de que precisamos distrair a nossa mente. Eu só consigo caminhar se fizer isso, sabe? Eu ouço música, e isso me dá tanto prazer que no início até me prejudicou um pouco. Eu caminhava cantarolando muito, e isso tirava o meu fôlego e me cansava ainda mais. Eu já não faço mais isso, o que me ajudou muito.

A terceira estratégia é a de fazer redes sociais em função dos exercícios, e o cérebro vai entender como uma recompensa. Quanto a isso, o que pode ser feito é combinar com uma amiga para vocês se exercitarem juntas, por exemplo. Lembro-me que fiz dança de salão uma vez com duas amigas, e eu nem me tocava que aquilo era um tipo de exercício físico. A alegria por estar com elas e os momentos de descontração me faziam esquecer que eu estava, na verdade, me exercitando.

A quarta postura, para mim, é das mais difíceis. Mas não é impossível de conseguir, então vamos nos animar! Aqui o que se pede é que a gente seja assídua para forçar o corpo a se acostumar. Se a gente for um dia, e deixar de ir dois, o corpo não cria hábito. Bem que eu desconfiei… cof cof cof

A quinta e última dica é escolher algo que nos dê prazer. Não pode ser tortura, concorda? Tenho uma amiga aqui perto com a qual já fiz caminhada, e ela me convidou para a gente fazer academia. Eu declinei, porque comigo não empolga esse negócio de academia. Fui honesta comigo mesma e, se eu tivesse aceitado, realmente seria muito chato fazer o que não gosto. Aff!

Então eu continuo por aqui, serelepe e saltitante nas minhas caminhadas, que é o que me deixa feliz.

Diz aí, você vai se mexer depois de tantas dicas para facilitar a saída do sedentarismo??? A propósito, está aí uma ótima resolução de final de ano, e início de outro, não é? Na verdade, um velha resolução conhecida de todas nós. Será que agora não seria ‘pra valer?!

Mais no Bicha Fêmea sobre “mexer” o corpo…

Alongamento para caminhada: você faz?

Queime calorias e ganhe saúde cuidando da casa!

Imagem: Claudio Arg

32 comentários sobre “Dicas para automotivação na prática de exercícios físicos.”

  1. Carol comentou:

    Pois é, é muito difícil sair da vida de sedentarismo. Eu tô sempre falando pra mim mesma que vou começar a fazer exercícios e sempre paro antes de pegar o ritmo.
    Ultimamente estava fazendo transport. Adorei, o tempo passa e a gente nem sente que já foi meia hora, 40 minutos… é muito bom. Mas com toda bagunça de fim de ano, parei e tô me arrependendo, mas já prometi, primeira semana de janeiro tô de volta lá! hehehehe

    Adorei as dicas! Beijos!

  2. Luciana Casado comentou:

    Projeto 2010! Caminhada e tênis! São coisas que adoro!!!
    Eu tb odeio ir para a academia, acho tão monotono, mas eutb já notei que não dá para forçar eu já tentei 100 vezes ir pra a academia e sempre desisto… pq será né?!
    Adorei as dicas, bonita!!!
    Bjus, Lu

  3. Fabiana Correia comentou:

    Oh Lidi, esse seu texto era tudo o que eu precisava para dar um basta na vida sedentária que ando levando! É sério, isso tá me fazendo um mal danado!
    Minha vida tá numa correria daqulas! Esse fim de ano foi fogo mesmo! e DIA 02 estarei na estrada rumo a casa dos meus pais lá em Campina Grande-PB, então viagem sempre nos pede planejamento né? Então, prometerei a mim mesma começar esse esquema assim que voltar de férias, tenho certeza que vai me fazer muito bem!

    Obrigada por nos dar dicas tão preciosas!

    Bjão flor!

  4. Dricca Kastrup comentou:

    Mulher, tu é antenada, hein ! Confesso que pulei essa matéria quando vi o título, porque tenho adiado esse projeto há tempo demais, e agora que topei com esse teu resuminho, vou ter que ler, né ? rsrsrs

    É que também tenho HORROR a academias aaffffffffffffffffffe e a caminhada, bem… sempre adio.

    Quem sabe em janeiro ?

    Bjo bjo

  5. sonia sousa comentou:

    eu sempre fui muito sedentária mas lá no fundo tinha a vontade de deixar de ser -inclusive tenho um mini mini ginásio montado lá em casa(passadeira bike estática…) mas qual quê-fazia um dia parava 10-depois com os miudos em casa é impossivel e´mais mil desculpas-um dia eu disse vou inscrever-me no ginásio(academia) e parei, entrei perguntei e inscrevi-me -é a minha cara aquele ginásio-30minutos diários muito dinámico e nada monotono…a barriguinha ainda cá está mas sinto-me muito melhor -fui principalmente pela minha saude -a semana passada só fui um dia e fez-me falta!há aqueles dias de chuva de vento de neura em que nao apetece ir mas o mais importante de tudo? COntrariar !!!e ir na mesma!
    beijinhos

  6. manuela nygaard comentou:

    Lidi, eu caminho dentro do condominio em que moro, são cerca de 2,5 km de ida e volta, to parada por conta da alergia a gluten (até me acostumar com a nova alimentação foi dificil, agora que acostumei falta coragem pra recomeçar)
    mas sempre que eu iacaminhar que batiao desanico eupensava em algo pra fazer, tipo, eupensavaem ir ver o andamento de determinada obra la no final do condominio, ou pegar uma muda de roseira num terreno ma metade do caminho… funcionou bem comigo;

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Manu, tua dica foi simples e bacana. Ás vezes a gente precisa inventar desculpas para si própria para ver se a gente sai do marasmo do sedentarismo, não é? O mais importante é que funciona, e não importa a estratégia… ehehehe…
      Eu atualizei o post com tua dica porque ela pode ser muito importante para uma outra bicha fêmea. ;)

  7. Soll comentou:

    Oi Li…
    Nossa.. parece uma coisa, acabei de postar uma receita…daquelas bem… “engordiet” rssss . E escrevi que preciso voltar para a academia.
    Eu sempre fui sedentária…e pra mim caminhada num rola… um gosto muito de andar naum… só pra gastar uma grana! rss
    Quando é pra gastar ando e muuito!
    Então comecei academia..eu e minha mãe. Num vou dizer que faço todos os exercícios… que vou todos os dias… mas aos poucos chego lá. E por mais incrivel que possa parecer, Adoro ficar na esteira! Adoro. Fico um tempão e não me canso. (claro que a velocidade num é muito alta… senão morro por lá…. rss). vou aumentando a velocidade aos poucos. Faço bicicleta… e quero fazer spinning também. Confesso que as vezes da uma preguiça… mas sempre que dá estou lá.
    Mas adorei as dicas.
    ah…voce escreveu que ficou feliz em ver os recados… fiquei pensando… será que eu deixei um de Feliz Natal???!! rss
    Bom…se não deixei, natal não dá mais…então vou desejar pra você um Feliz Ano Novo, que seu ano seja maravilhoso e cheio de realizações!
    um beijão pra voce.
    Soll*

  8. Rose comentou:

    Oiiiis…feliz natal atrasado é que não sei o que anda acontecendo o blogger resolveu ficar de mal de mim novamente kkkkkk… hoje está lento mas pelo menos estou conseguindo visitar todo mundo muito mas muito devagar…rsrs

    Sobre o seu post tem um tempinho que faço caminhada, se vou sozinha também ouço musica e geralmente vou com o marido e o filhote então imagina uma pessoa que fala o tempo todo nem caminhando consigo ficar de boca fechada e lógico que canso mais que todos né????

    Bjinhu t+ ou quando o blogger deixar!!!

  9. Glorinha Leão comentou:

    Oi Lidiane, sou adepta dos exercícios há anos…mas confesso: não amo não…faço por obrigação, pq a idade chega e a gente precisa cuidar da saúde e tb, claro, pra não virar uma baleia…pq eu, se não malhar, engordo tudo na barriga…ô tristeza…
    Sempre malhei em academia, mas ano passado tive um problema sério no joelho e como tenho transport em casa, fiquei só no aeróbico, aí, joelho piorava, eu parava…e assim foi…tinha umas 3 semanas que não malhava…mas hoje, depois da overdose de doces, senti uma culpa tão grande que subi no bichinho e malhei meia hora…suei feito um esquimó na África… vou ver se consigo fazer mais trinta min à tarde…se não, amanhã, faço mais 40…é por uma boa causa, ou melhor calça…senão elas não vão entrar no ano que vem…
    Beijos!

  10. Kris Kabral comentou:

    Ótimas dicas Li…sabe que tenho uma preguiça danada de ir na academia então adotei a caminhada como melhor opção, mas as vezes me dá uma moleza…rs!!!
    Bjokas

  11. Cibele comentou:

    Lidi eu tbm faço caminhadas diárias agora acadêmia não consigo frenquentar ja tentei mas sempre desisto…

    Amiga vim te desejar um lindo ano que se inicia com muita paz e saúde….

    beijos,

  12. Fernanda Reali comentou:

    100% de identificação!!!

    Odeio academia, sou magra e tenho que fazer exercícios por causa do coração e do colesterol. Comecei em agosto e, sem saber, fiz exatamente o que tu transcreveste no post: procurei algo de que desgostasse menos (Pilates, só 2 ou 3 alunos), fui no mesmo horário que uma amiga querida (@enfeitisando), fiz 4X na semana sem falhar, me recompensei fazendo algo de que gostasse (manicure, lingerie nova etc, nada de recompensa de comer). E ainda escrevia no twitter “hora de ir para o pilates”, “100 abdominias será o objetivo de hoje”, criando um comprometimento até com os seguidores que perguntavam (conseguiu fazer os abdominais, estava animada hoje…).

    De magra com pneu, sem fôlego e sedentária, evoluí para magra quase sem pneu, com mais cintura, mais fôlego, mais ativa e com energia. O Projeto Barriga Sequinha está a pleno vapor!!! Quando tiveres um tempinho, lê a saga toda no meu blog no assunto “Viver Melhor”.

    Tão ruim quanto ser gorda é ser magra fora de forma, flácida, com pneu, cansada por qualquer motivo. Mais do que vaidade, queremos uma vida mais saudável. Se fosse só vaidade, uma lipo tiraria meu pneu em 1hora. É um compromisso para viver mais e melhor, uma mudança de hábito. E uma incentiva a outra na blogsfera, uma encoraja a outra, as magras e as gordinhas.

    Força, pois o primeiro passo é sempre o mais difícil. Metas realistas e persistência, como ensina a Lu do blog COmportamento Magro.

    Beijos e obrigada por compartilhar conosco!!!

  13. Fernanda Reali comentou:

    100% de identificação!!!

    Odeio academia, sou magra e tenho que fazer exercícios por causa do coração e do colesterol. Comecei em agosto e, sem saber, fiz exatamente o que tu transcreveste no post: procurei algo de que desgostasse menos (Pilates, só 2 ou 3 alunos), fui no mesmo horário que uma amiga querida (@enfeitisando), fiz 4X na semana sem falhar, me recompensei fazendo algo de que gostasse (manicure, lingerie nova etc, nada de recompensa de comer). E ainda escrevia no twitter “hora de ir para o pilates”, “100 abdominias será o objetivo de hoje”, criando um comprometimento até com os seguidores que perguntavam (conseguiu fazer os abdominais, estava animada hoje…).

    De magra com pneu, sem fôlego e sedentária, evoluí para magra quase sem pneu, com mais cintura, mais fôlego, mais ativa e com energia. O Projeto Barriga Sequinha está a pleno vapor!!! Quando tiveres um tempinho, lê a saga toda no meu blog no assunto “Viver Melhor”.

    Tão ruim quanto ser gorda é ser magra fora de forma, flácida, com pneu, cansada por qualquer motivo. Mais do que vaidade, queremos uma vida mais saudável. Se fosse só vaidade, uma lipo tiraria meu pneu em 1hora. É um compromisso para viver mais e melhor, uma mudança de hábito. E uma incentiva a outra na blogsfera, uma encoraja a outra, as magras e as gordinhas.

    Força, pois o primeiro passo é sempre o mais difícil. Metas realistas e persistência, como ensina a Lu do blog COmportamento Magro.

    Beijos e obrigada por compartilhar conosco!!!

  14. Fernanda Reali comentou:

    Credo, o comentário virou um post. Mil desculpas!!!
    Bjs

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Fernanda, a forma como você está lidando com a falta de gosto pelo exercício físico é uma dica excelente, fêmea. Eu até atualizei o post com um trecho do seu comentário, porque achei “superultramega” pertinente. A estratégia de firmar compromisso no Twitter é ótima, e isso me lembrou um movimento que houve (ou há… não sei) no microblog onde as pessoas tuítam o que estão comendo para garantir que apenas comem coisas saudáveis. É uma ótima dica a sua, sem dúvidas.
      Obrigada por compartilhar.

  15. Márcia comentou:

    Oi Lidi,
    Como foi natal? espero que tenha sido muitooooo bommmmm….
    Olha só, aqui no verão eu procuro fazer muitas caminhadas na praia de manhã e a tarde ( moro na esquina da praia), descobri uns jovens que jogam volley que eu adoro e pedi pra deixarem a “tia” participar..e não é que eles deixaram!!!..tudo isso pra fugir da academia, mas quando chega o inverno eu não tenho opção… ou faço academia ou engordo uns 10 kilos…porque com a temperatura muitos graus abaixo de zero eu não aguento sair pra rua pra nada a não ser pra trabalhar mesmo. O frio daqui dá até depressão, então pra não entrar nessa, faço academia tres vezes por semana e ajudo outros dois dias em aulas de inglês para iniciantes, assim fujo de ficar dentro de casa comendo…assim é a minha vida aqui…mas não to reclamando não, porque fui eu quem escolhi…mas que tem hora que dá vontade de sair correndo daqui dá viu…
    Amiga, que voce tenha um ano novo cheio de alegrias, saúde e muita paz… que venha 2010 trazendo soluçoes e meios de você realizar todos os seus sonhos.
    Bjs carinhosos
    Márcia

  16. lucia comentou:

    oi Lidi! antes de mais nada – adoro teus emails – e agora nestes últimos que fiquei um ser desblogado- desde o dia 23 (surtei) smplesmente não entrava no meu e nem das amigas – conexão interrompida(odio estas palavras) então descubro que o mundo estava cheio de desbloados – e só hoje o bendito abre- bom que botei os emails em dia , o orkt tb só o facebook está abandonado -pobrezinho! e meu blog agora qe está vivo! adorei aquela do Quintana!
    eu tb me propus mais uma vez, que este ano que virá -vou ter que fazer exercicios..na marra – acorda ..helo.. este ano tina prometido que iria fazer pilates, ioga -qq coisa que me centrasse – mas de novo não consegui – semre botamos algo na frente – ou talvez meu sub falasse – (como um mantra) não adianta Lúcia, não adianta Lúca…..
    mas quem sabe 2010 seja 10 – prá todas nós!
    bjs

  17. Susi comentou:

    Ai Lidiane, acho q sou a criatura mais sedentaria do mundo, sempre detestei essa coisa de ginastica, educaçao fisica, academia entao, tenho verdadeiro pavor. Preciso mudar!
    Valeu pelo toque.
    bjs

  18. Nana comentou:

    eeeeeeeeee chegando para te desejar um feliz 2010 amiga eeeeeeeeeee
    Será que agora teremos um bebê menina, já que eu acho que alguém vai engravidar!!!
    hahaha
    Sinto falta de andar, isso me fazia tão bem, preciso é criar vergonha na cara.
    Bjssss

  19. Lidia comentou:

    Eu tb estou precisando fazer caminhada , o que me motivou alem da saúde foi o tênis novo que ganhei rsrs
    Amiga obrigada pelas palavras de carinho
    Boas festas

  20. Simone Dias comentou:

    Adorei esse blog, muito bom mesmo, as dicas são maravilhosas!!
    Parabéns pelo sucesso!!
    Feliz ano novo, que esse sucesso se multiplique!!
    Beijos

  21. elaine Barnes comentou:

    Oie ! Vou grudar nessas dicas,engordei 5k e não tenho a mínima vontade de sair, nossa,show de horror! Vou reagir, tenho casamento do sobrinho em fevereiro e vou pegar essa ponta como direção. Obrigada pelo comentário,adorei viu! Sabe, todos os blogs que aparecem no meu painel, a turma que fez postagem, procuro ir visitar,chego a fazer 30 a 40 visitas diárias, algum postam diariamente e vou indo, chegando a 10 visitas minhas sem nenhum retorno,fora aqueles que só aparecem pra divulgar algo e nunca comentam seu trabalho,seu poema ou texto,deixam seu recado e saem. Outros pedem votos, você vai como seguidor,vota pra caramba, participa e depois não aparecem nunca mais até o outro concurso ou promoção.E eu continuo seguindo e comentando. Uma boba mesmo! Meu enfoque aqui é partilhar , fazer amizades construtivas que me acrescentam algo. Ganhei esse blog para trabalhar meu lado masculino,pegar mihas idéias,as coisas que escrevia que estavam, guardadas e ordenar.Escrever coias novas e conseguir colocar de uma forma que eu mesma me entenda. Não esperava tanto carinho das pessoas na minha sintonia e é a elas que devo meu respeito e admiração. Agradeço todos os dias o incentivo delas e de verdade cansei dos que me ignoram,mal sabem eles que tenho um pc a “manivela” e quanto tempo levo para fazer as visitas carinhosas que faço. Então…eu só vou gostar de quem gosta de mim ! rs… Bjão amiga e que 2010 seja um marco de boas amizades,amor,ternura,paz e saúde pra você e todos os seus seguidores. Obrigada por tudo!

  22. Carol comentou:

    Gata sabe que que é duro… É que quando a gente começa de verdade ( eu comecei uma treino de corrida que na 1ª semana eu corria nem 5 minutos em uma hora), a gente toma gosto pela coisa, mas pra perder esse gosto, basta uma cervejinha no bar no dia de treino… aí tudo vai por água abaixo. E juro, eu até tentava falar pro povo que eu estava “ocupada” ou que “tinha um compromisso” naquele dia!
    E agora nem querendo com todas as forças, eu posso voltar, neam?!?!
    Ó, vida sedentária… Saia deste corpo! :D
    Bjocas,
    Carol

  23. mônica lidizzia comentou:

    Pois eu, no verão, se pudesse, não ia nem na esquina.

    Tá sol? Aí é que me dá vontade de fazer nada.

    Mas, caminhar é preciso, do contrário não dá pra reclamar do corpicho, né?

    bjnhs e um ótimo 2010, Lidizne!

  24. vera cecilia comentou:

    Olá amiga, visitei seu blog, adorei. Gostei muito do seu comentário.
    Bom Ano Novo com muita vida, saúde e luz.
    Bjs
    vera

  25. Pingback: Dicas para seu bem estar e qualidade de vida | Bicha Fêmea
  26. Trackback: Dicas para seu bem estar e qualidade de vida | Bicha Fêmea
  27. Pingback: Dieta de emagrecimento | Bicha Fêmea
  28. Trackback: Dieta de emagrecimento | Bicha Fêmea
  29. Pingback: Dicas para não contrair infecções no verão
  30. Trackback: Dicas para não contrair infecções no verão
  31. Pingback: Qual é a importância do alongamento?
  32. Trackback: Qual é a importância do alongamento?
  33. Josy comentou:

    Este ano de 2012, tenho como objetivo emagrecer, amei encontrar esse blog, sei que vai me ajudar muito. Vamos manter contato. Josy

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Josy!
      Deixo aqui minhas boas vindas ao Bicha Fêmea para você. =)

      Vamos manter contato, sim!
      Volte ao Bicha Fêmea sempre que desejar. ;)

      Beijos,
      Lidi

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>