5 Dicas de Oganização. E Passe bem! Seja Feliz!

woman_screaming[1] Já disse que gosto de manter as coisas por aqui minimamente organizadas? Pois, gosto. Sabe por quê? Bagunça em excesso me desarmoniza, me desestrutura, e eu fico doidinha… aff!!!

Mas, oh! Estou longe, muito longe de ser modelo de diva do lar perfeita como as que a gente vê nos anúncios antigos da década de 50, ? Essa não sou eu, mas que eu me esforço para manter a ordem, isso sim. Eu faço! É que acredito piamente que isso reflete de forma positiva no dia a dia, e por isso tento aplicar algumas lições que leio por aí e aprendo, e acho que valem a pena usar na minha vida.

Numa dessas navegadas e leituras sobre organização, avistei este post (em Inglês) que traz 5 dicas básicas para as coisas ficarem sob controle nos nossos domínios. O post foi publicado no blog Unclutterer, e acredito que há muito para a gente aprender. Olha só!

1 – Cada coisa, pequeno objeto, papel ou o que quer que seja, precisa ter um lugar. Confesso que não cheguei ainda ao estágio de ter cada coisa no seu devido lugar, digo, com lugar próprio. Ocorre que recentemente nosso escritório foi montado, e nem tudo está devidamente organizado. Ui! Mas chego lá. Contudo, já me apropriei dessa máxima há algum tempo, e realmente faz dierença saber onde está cada coisa, e também não ficar sapateando com um objeto na mão sem saber de cara qual o lugar dele.

raffi_2[1] 2 – É importante estabelecer uma rotina. É de grande ajuda definir quais tarefas serão executadas diariamente, e semanalmente. Ser metódico quanto a esse planejamento vai simplificar a rotina e estabilizar a ordem geral da casa.

3 – Escolha e mantenha somente o essencial quanto a objetos que tenham valor sentimental. A gente até imagina o quanto pode doer se desfazer de algumas coisas, não? Mas não parece um tanto quanto exagerado guardar tudo o que diga respeito a uma data, evento ou pessoa? A gente passa por uma série de momentos importantes na vida, por outra série de pessoas queridas, e tantas mais datas inesquecíveis, então não seria melhor guardar somente o essencial disso tudo?

4 – Se um objeto não tem uso, não te inspira, você não precisa dele… então por que guardá-lo? Ter espaço sobrando não implica em ter que manter o objeto, sim? Além disso, quanto mais objetos mais há necessidade de se preocupar com limpeza e arrumação. Você está mesmo disposta a investir tanto tempo de sua vida apenas nisso?

httpphotobucket.com 5 – Saiba o que tem nos armários, gavetas, closet, etc. Se a gente souber o que tem, não cai na besteira de comprar o que não precisa, e por tabela evita o aumento de tralhas dentro de casa, concorda? E aí?Você sabe tudo o que tem?

Viu? Não são dicas básicas e que se forem seguidas deixam a vida mais fácil? Oh! Eu acredito que sim, hein? A gente tem um monte de coisas muito mais interessantes nessa vida, e não vale a pena perder tempo com a eterna desorganização que insiste em reinar em nossos lares, ?

Imagens: Photobucket

Mais no Bicha Fêmea…

Mais algumas dicas de organização…

Dicas para limpeza e organização da geladeira.

76 comentários sobre “5 Dicas de Oganização. E Passe bem! Seja Feliz!”

  1. lilia morais comentou:

    ola lide estou entrando agora nessa de bicha femea estou adorando essas dicas gostaria de receber sempre no meu email essas dicas fabulosas espero seguir com rigor …. bjs lilia a novata

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Lilia!
      É bom saber que você quer receber as atualizações do Bicha Fêmea no seu e-mail. :)

      Para fazer o cadastro, basta clicar aqui: http://feedburner.google.com/fb/a/mailverify?uri=blogbichafemea&loc=pt_BR

      Beijos

  2. Telma Maciel comentou:

    Nossa… PRECISO MTO de seguir essas dicas. Eu fico sem paciência com o tanto de coisas que tem no meu quarto… ando precisando fazer essa limpeza, manter só o que me inspira, só o que realmente é importante. Mas, sim… eu tenho essa tremenda dificuldade de jogar fora… Um dia aprendo! rs
    Um beijo!

  3. Pingback: Dicas para facilitar a rotina doméstica
  4. Trackback: Dicas para facilitar a rotina doméstica
  5. Marcelle Rebelo comentou:

    Tenho adorado as dicas que encontro por aqui! Estou na fase organização total já porque com filho pequeno e trazendo o escritório para casa, vc imagina! Beijocas!

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      É muito bom ouvir que o Bicha Fêmea tem sido útil para você, Marcelle. Obrigada! :)
      Beijos

  6. Jeniffer comentou:

    Oie adorei suas dicas, pois creio que se seguir tudo certinho seremos bem mais felizes kkkk e tbm me casei ah apenas 3 meses ainda estou muito perdida em relacao a limpeza ,dia de faxina e tal,muito obrigada por ter este site pois me ajudara bastante que Deus lhe abencoe .bjo

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Imagina, Jeniffer!
      Não precisa agradecer. Eu que fico grata por você apreciar tanto o Bicha Fêmea. :)
      Beijos!

  7. Pingback: Como ganhar (e não perder) espaço em quartos pequenos?
  8. Trackback: Como ganhar (e não perder) espaço em quartos pequenos?
  9. Pingback: Organizando a bagunça em casa: dicas, truques e objetos úteis.
  10. Trackback: Organizando a bagunça em casa: dicas, truques e objetos úteis.
  11. MARIA JOSÉ comentou:

    Eu também sou bastante organizada, mas sempre leio posts tipo os seus, diga-se de passagem são ótimos. Tenho uma dica para organizar gavetas reciclando caixas de leite. Você corta, vários fundos de caixinhas cola umas nas outras, reveste por fora com um tecidinho bem bonito(por dentro não precisa já que é com aquele papel prata) e coloca na gaveta. Pronto !! vários itens como carregador de celular, remédio, controles de portão eletrônico, etc vão ser localizados facilmente. Tenho um, se vc achar interessante me avise que te mando foto.
    Um abraço

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Maria José!
      Pode mandar a imagem, sim.
      Quero dar uma espiada na foto… ;)

      :*
      Lidi

  12. casa filhos e marido comentou:

    Lidi essa suas dicas cairam do céu na minha vida.
    Eu até fiz um post no meu blog dizendo que estou sem tempo para nada, e que nem to dando conta da casa. Essas dicas me ajudarm muito.
    Obrigado por fazer parte da nossas vidas.

    Bjs

  13. Pingback: Dica do dia: Como dividir as tarefas domésticas. - Casa | Uma Dica por Dia
  14. Trackback: Dica do dia: Como dividir as tarefas domésticas. - Casa | Uma Dica por Dia
  15. Angela comentou:

    Adorei todas as dicas!
    Todas as dicas são ótimas, mas no dia-a-dia …. Quando vejo tá precisando “DAQUELA” faxina rsrs
    Adorei esse cantinho, voltarei mais vezes!

  16. Luluzinha comentou:

    Amei este site. Olhei por acaso (na busca por uma informação) e encontrei muitas outras utilidades. Muito bom. Quando tiver minhas dicas também vou compartilhar.

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Luluzinha!
      Que bom que gostou.
      Seja bem vinda por aqui. =)

      Beijos,
      Lidi

  17. ''Elaine Bomfim comentou:

    Oi, amei esta matéria. Meu problema é que na teoria eu sei tudo que tenho que fazer,mas não consigo fazer uma sequencia de tarefas e terminar tudo. Eu começo a lavar roupas e vou fazer comida,levo a manhã inteira nisso e não termino as roupas que se acumulam para mais 3 dias, e olha que só são meu marido,eu e minha filha de 3 anos. Vivo buscando ajuda em blog e sites, mas meu problema é que realmente não sei ser organizada e isso está se tornando um problema pq meu marido é super organizado por natureza,e agora em meio a tanta bagunça ele nem se alegra mais em fazer nada com nossa casa. Eu realmente preciso de ajuda e quero mudar. Será que tem jeito? Sou muito lenta e faço tudo na última hora. SOCORRO!!!

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Elaine!
      Eita que desespero, mulher! rsrsrsrsrs
      Dá uma lidinha neste post – http://www.bichafemea.com/2010/04/30/organizacao-pessoal/ – e nos comentários para te ajudar a pensar mais no assunto e encontrar soluções adequadas ao seu dia a dia, tá? =D
      Beijos,
      Lidi

  18. Ana Maria de Barros comentou:

    Parabéns pelo site “Bicha Fêmea” amei, achei seu site por acaso e me apaixonei e até anotei algumas dicas super bacana que você postou, fiquei na procura de como me cadastrar no seu site para receber dicas no meu e-mail foi quando eu fui lendo os comentários e vi que a sua leitora Lilia Morais pedia para receber dicas em seu e-mail, e vi que você postou na sua resposta como se cadastrar e já estou cadastrada vou ficar aguardando suas novas postagem..
    Beijos!

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Ana Maria!
      Seja bem vinda ao Bicha Fêmea! =)
      Fico feliz que você tenha gostado tanto do Bicha Fêmea.
      As novas postagens vão demorar só um pouquinho porque estou de licença maternidade, como conto aqui: http://www.bichafemea.com/2012/11/22/bicha-femea-despedida/

      Mas, oh: logo logo estarei de volta. =)

      Beijos,
      Lidi

  19. Lidiane Vasconcelos comentou:

    Oi, Dorinha!
    Que bom que você chegou no Bicha Fêmea.
    E eu? Lógico que vou voltar no se espaço mais e muitas vezes, néam?! :)
    Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>