Móveis e objetos usados: lixo? Não. Doação? Sim.


Postado em 28 de junho de 2009

Você já se viu sem saber o que fazer com um móvel, eletrodoméstico ou qualquer outro objeto usado, depois de comprar algo novo? Pois este artigo no site Terra explica direitinho para a gente como resolver de forma fácil esse dilema.

Há quem ponha na rua, com um aviso num papel escrito “me leva”, e fica na torcida que alguém se apodere do objeto, ? Tenho um tio que já fez isso, colocou um sofá na frente de casa com uma placa assim, e felizmente levaram rapidinho…

Mas vamos combinar que essa não é a solução mais adequada? Não é mesmo!

E se não tivessem levado o sofá? Aquele móvel levaria sol e chuva na frente de casa, ele iria se desgastar, e alguém iria perder a chance de ter aquele objeto em condições menos deploráveis, hã?

Bichas fêmeas inteligentes como a gente resolvem essa questão de uma outra forma: doando, ora bolas! Onde? Deixa eu te contar. Há uma série de entidades, e até mesmo empresas, que a gente pode procurar a fim de resolver isso.

Atitudes simples como a de pensar em como resolver problemas corriqueiros de modo que a natureza agradeça, já que será menos descarte no mundo, revelam preocupação com a sustentabilidade. E nós temos essa preocupação, certo? Lembra das 5 dicas de comportamentos sustentáveis antes divulgadas no Bicha Fêmea? Pois! Isso faz a sua e a minha cabeça, e por isso, jogar fora um móvel ou objeto que possa ser reaproveitado por outra pessoa não está com nada… Se você e eu tomarmos o cuidado de não jogar esses objetos no lixo, vamos ajudar a natureza, fazer bem ao próximo e resolver esse probleminha pessoal de maneira esperta, certo?

Então, a partir de hoje, nada de jogar utensílios domésticos, livros, tapetes, roupas, etc. no lixo, está bem? Aliás, reutilizar hoje em dia tem sido a palavra de ordem aqui em casa, e na de muitas outras bichas fêmeas navegantes. Na sua, não?! Sugiro a leitura de dicas para reutilização de objetos que eu dei, e mais as outras dicas para usar novamente muitas coisas em casa que foram dadas pelas leitoras do blog. Isso certamente vai te inspirar! Coisas simples como uma moldura velha de quadro pode virar uma bandeja, sabia?

Bom, se depois de tanta inspiração você ainda quer se desfazer de seus móveis e objetos usados, então doe! E o melhor? Muitas das entidades que aceitam essas doações vêm na casa da gente, com hora marcada (óia!?), para retirar a doação. Nem isso é desculpa para não doar!

O que a gente doa é triado para separar o que poderá ser vendido em bazares por preços módicos. Não é bom? O que estiver muito acabadinho, é vendido como sucata. Para saber as áreas de cobertura desse tipo de serviço, digo, as áreas em que as instituições retiram as doações; ou ainda saber horário e marcação das retiradas, bem como os pontos onde você pode se desfazer de lixo eletrônico, segue abaixo a lista com nomes e referências de contato de quem realiza esse feito.


stock.xchng

Casas André Luiz
A entidade realiza há 50 anos o Mercatudo, cujo dinheiro arrecadado corresponde a 40% dos gastos de assistência a 600 internos com doença mental.
www.mercatudo.org.br
Informações: 0800 7734066

 

Lar Escola São Francisco
Cinco caminhões saem diariamente para buscar doações. Venda corresponde a 31% do valor destinado a ajudar tratamento de pessoas carentes que tenham deficiência física.
Informações: (11) 5908-7899
www.lesf.org.br

 

Comitê para Democracia da Informática
Recebe computadores que funcionam para serem reformados e aproveitado pela população carente. Atende todo o Brasil.
www.cdi.org.br
Informações: (21) 3546-6570

 

Rede Solidária Curitiba
Recebe e recolhe doações de móveis e roupas em toda Região Metropolitana de Curitiba. O dinheiro arrecadado com a vendas das peças é dividido para quatro entidades.
Informações: (41) 3049-1790
http://www.socorroaosnecessitados.org.br
 

Nokia
Recolhe aparelhos e acessórios, inclusive de outras marcas. No site, basta clicar o Estado e a cidade para saber onde levar.
http://www.nokia.com.br/A4524104

 

Motorola
Desde 1999 tem o programa de reciclagem de baterias. No período, já reciclou mais de 150 toneladas do produto.
www.motorola.com
 

HP
Desde 2002 recolhe e encaminha baterias para a reciclagem. http://www.hp.com/latam/br/baterias/index.html

Porto Seguro
A companhia de seguros lançou a campanha de reciclagem de cartões de plástico, celulares e baterias. Após serem recolhidos em postos da empresa, os produtos são encaminhados para reciclagem. www.portoseguro.com.br

Assim não fica mais fácil resolver mais um percalço do dia-a-dia e, de quebra, ajudar a quem precisa?

Ei! O artigo completo está aqui, ó!

Mais no Bicha Fêmea


Ideias baratas para decorar a casa by bichas fêmeas navegantes


Baú vintage: faça você mesma!


Antes & Depois de mesa + camiseta na decoração da casa


Decoração “faça você mesma”: luminárias de taça de vinho

Mais no Decoração da Casa


História de um móvel: guarda-roupas virou sapateira…


Reutilização de objetos com novos usos

Vamos manter contato?

E-mail: bichafemea@bichafemea.com

Redes Sociais

Receba, assim como centenas de leitoras, o Bicha Fêmea no e-mail. | Assine. É grátis!

Conheça o Mercado de Artes, loja virtual de artesanato para casa. | basta clicar!

Social


Comentários

851 Respostas para “Móveis e objetos usados: lixo? Não. Doação? Sim.”
  1. Céia disse:

    Olá, primeiro quero parabeniza-la pela página, muito bom isso, ajuda uns desfazerem e outros q estão precisando, uniu o útil ao agradável, sem contar o bem enorme q estão fazendo em não jogarem nas calçadas ou por aí…
    E tbm aproveito para fazer meu pedido é lógico, serei uma frequentadora assídua da página, rs

    ACEITO DOAÇÃO DE CASINHA DE CACHORRO GRANDE OU PQNA. RESIDO NA ZONA OESTE/ PRÓXIMO A OSASCO

    fone: 971250447 (VIVO)

  2. rosangela disse:

    oi pessoal estou precisando muito de um jogo sofá moro na regiao da zona leste de sp meu tel ;oi 95700-2756 ou fixo 5831-4932

  3. ola,eu gstaria primeiro de dar os parabens e dizer q o mundo seria melhor se metade das pessoa coperacem com esse lindo projeto.o meu nome regiane tenho 25 anos moro em aruja sao paulo e tenho 3 lindos filhos o david de 9anos a bruna de 4 e a marianne de 1ano e eu fui mora no interior para tentar uma vida melhor e passei muitas dificuldades la e tive q vender tudo para voltar e agora estou morando de favor nacasa da minha vo e so tem 3 comodos e moram 14 pessoas e eu estou desempregada e o meu marido e muito trabalhador e ele so esta fazendo bico de ajudante de pedreiro e nisso precisamos muito de doaçoes de moveis e tudo q puderem para me ajudar pois quero alugar minha casa e ter minha privasidade com minha familia pois estou passando humilhaçaoes e mora de favor esta quase acabando com meu casamento meu marido ja fala em voltar pra casa da mae dele q no interior e me abandonar e pesso q me ajudem pois se deus tocar no seu coraçao eu vou agradecer de verdade deus ilumina suas vidas.amem?(msg)um rico deu uma caixa cheia de lixo para um pobre e rapidamente o pobre foi para casa lavou bem a caixa e encheo de flores lindas e cheirosas, e deu para rico.o rico olhou e dize porque me deu flores lindas se eu lidei lixos fedidos,o pobre dize por que na biblia diz so ajude e de a alguem o q vc tiver de melhor no seu coraçao.bjs

  4. Pessoal estou precisando de Doação de um armario de Cozinha e uma mesa, outros moveis tambem. quem tiver algo para doar em Curitiba ou região iremos buscar.

    sandoval Dantas Souza
    (41)9152-9461
    (41)91113480

  5. Goreth disse:

    boa tarde!!! alguem teria uma cama de casal e solteiro para doar? meu marido eu e meu filho estamos dormin do no colchão no piso pq a nossa quebrou e ainda nao posemos comprar uma nova, agradeço desde.
    cel (11) 95969 6810 – tim abraços

  6. Cristiane disse:

    Olá, sou de Jundiaí/SP e estou gestante,gostaria de receber a doação de um berço que esteja em bom estado,caso alguém da minha cidade que tenha interesse em doar outros objetos também ,eu agradeço e que Deus abençoe
    Telefone p/ contato:(11)99875-9858

  7. jhonnatan disse:

    oi,estou doando um andador para criança,uma carrinho de bebe e uma banheira daquelas q tem pezinho moro na cidade tiradentes se alguém se interessar me liga meu cel;96699-7038 oi.

  8. Luciane Santos disse:

    Boa Tarde …
    Meu nome é Luciane e moro em Curitiba Pr no bairro do sitio cercado e gostaria de saber se alguem tem para doar um guarda roupa de solteiro , pois tenho um filho de 9 anos e estou desempregada e no momento estou precisando.
    Agradeço desde já .

    Luciane Santos

  9. rosangela disse:

    estou doando um colchão caixa de ovo para pessoas acamadas,o colchão é novinho nunca foi usado se alguém esta precisando me liga meu telefone é 5831-4932 sp

  10. rosangela disse:

    ja foi doado o colchão caixa de ovo

  11. oi meu nome e vanessa moro em sao paulo estou precisando muito de roupas e moveis ussados por favor kem tiver me ajude

  12. estou precisando de roupas e moveis usados

  13. Casa de móveis Santa Barbara disse:

    Aceito doações de todos os tipos de móveis usados.
    Telefone para contatos: (082)8705-8426 oi /(082)9625-8931 tim.
    Localidade:Maceió-AL

    Aceitamos :Todos os tipos de Móveis usados.

  14. rosangela disse:

    oi pessoal estou doando um colchão caixa de ovo eu ja havia doado mas a pessoa não veio e nem entrou mais em contato a mais de uma semana então se alguém quiser me liga meu tl 5831-4932 residencial

    • Alessandra David disse:

      Olá Rosangela,
      Gostaria de saber se o colchão ainda esta disponivel mas tudo depende de onde vc mora, afinal se for mto longe talvez não consiga buscar. Conheço uma menininha que fez cirurgia, a familia é bem humilde sem recursos, acredito que o colchao poderia lhe ser util…
      Aguardo resposta…
      Obrigada.

  15. lucina silva disse:

    bom gente venho pedir ajuda pra um casal que vai ter nenem ;somos do rio grande do sul preciso conpra moveis usados baratos pois nos brique de moveis usados aki e munto caro eu preciso de uma cama de casal ropeiro geladeira cama de biliche roupas tambem ja ajuda se puder me vender tambem aceito doaçaos brigado luciana m f 4899447197 moro florianopolis sc

  16. Luiza disse:

    estou doando um conj. de sofá com bastante urgencia.

  17. patricia disse:

    bom dia moro em curitiba no bairro capao da imbuia preciso de doação de móves pra casa, pois perdi tudo com a chuva, quem puder me doar uma cama de casal , colçao de casal e solteiro e armários de cozinha e uma mesa agradeço, pois as coisas que eu tenho são do lixo que não é lixo , mais pra mim é novo. agradeço. deus abençõe a todos.

    meu fone é 41-84878554 patricia

  18. Isadora disse:

    Tenho uma cama box usada de casal para doar, mas não tenho como levar, então, no caso, os interessados precisam vir busca-la…

    Preciso doá-la o mais rápido possivel, porque está ocupando um grande espaço na minha casa.

    contatos pelo email: isa_gn0705@hotmail.com. Por lá eu passo meu celular, se for o caso!

    Obrigada :D

  19. Maria Fátima Lattanzi Arcuri Miranda disse:

    Bom Dia!!!!Gosto muito desse site tem idéias maravilhosa!!!Gostaria de idéias para cortinas de janelas bay window!!Tenho uma na sala!!!Estou em dúvidas como fazer!!!Abraços!!

  20. aline disse:

    oi gostaria,de ganhar uma cama pra morar com meu filho de 1 ano sozinha pois minha mãe esta mim colocando pra fora de casa todo dia e eu não aguento mas…conseguir um lugar pra morar mas preciso urgentemente de moveis usados se puder mim ajudar por favor liga pra o numero 32181036 Aline por favor n ligue para trote…. espero a colaboração de todos.;.

  21. Michele disse:

    Tenho uma cama de casal com baú e um colchão de casal ( molas) em bom estado para doar, moro em Brasília – lago Norte.
    Interessados: michelesilvva11410@yahoo.com.br

  22. sandra regina de paula tavares da silva disse:

    oi pessoal tudo bem pessoal se alguem tiver uma maquina de lavar roupa para me doar eu estou doente tenho depresao e crise de paninco qdo vou lavar roupa sinto muita dor e nao tenho condiçoe de comprar uma maquina se alguem tiver uma para me doar q deus abenço muito pos me ajudara muito morro em sp embu guaçu cipo por favor me ajudem e deus abençoara vcs

  23. Marcia Regina disse:

    Tenho uma cama de solteiro para doar com dois colchões, moro em guarulhos – SP

  24. Lúcia disse:

    Bom dia!
    Tenho um sofá de canto e quero doá-lo, moro em Carapicuíba (Cohab 2) e não quero joga-lo fora, esta em bom estado(somente um dos assentos está com o tecido rasgado,acredito que tem como costurar) gostaria de saber se estão interessados favor me enviar e mail: luciagentilin@yahoo.com.br.

    Obrigada !

  25. Maria disse:

    bom dia!! estou precisando de uma geladeira, se alguém puder me ajudar eu agradeço, moro no Embu-SP, desde já muito obrigada meu email é : gorethelgtrans@hotmail.com

  26. boa tarde toaceitando to tipo dedoaçao moro em olinda vim do rio de janeiro para ca nao tenho nada em casa to domindo no chao e comendo em igreja pois to desenpregado aqui ainda nao consergui nada de trabalhor minha roupas estam tudo ainda nas bolsas so consergui um geladeirabem velha mais ta me ajudando caso alguem pode me doa algumcoisa vou fica muito grato caso souberem de algo tambem para trabalha podem me avisa pois aceito qualque coisa eu moro aqui em ouro preto olinda meu tel 81 8823 5901 renato bom eu era gerente e surpiso no rio maistenho curso s sei de tudo umpouco vem por causa do meu amor que mora aqui so estuda bom agradeso todos que poderem me ajuda em bom natal para todos que deus ilumine casa detodos que tenho bom ano novo que esse ano seje melhor que passo muito obrigado.

  27. fabiane n. disse:

    oi moro aqui em campinas e estou precisando com muita urgencia de um jogo de sofa, uma mesa com quatro cadeiras é um rak esqueci tmbm de um guarda-roupa tive um bb e ta ruim de guarda as coisas que tmbm forão doadas

  28. fabiane n. disse:

    eu moro na cidade de campinas meu telefone é 19-993472939 eu tenho muita necessidade…

  29. Ana Celi disse:

    Oi Lidiane. Boa tarde.
    Adorei seu post. Muito relevante, mas as vezes temos dificuldades de fazer doações. Eu, por exemplo, estou com esse problema. Estou trocando os armários e quero doar as madeiras e não encontro ninguém que possa desmontar os armários embutidos e levar as madeiras. Estou com pena de jogar fora. Vc tem alguma dica de alguma empresa ou alguém que queira?
    Bjs
    Ana Celi

  30. Maira disse:

    Estou doando 2 guardaroupas usados mas em bom estado (06 portas, 04 portas) das casas Bahia na cor bege , fica em Florianopolis, perto da UFSC.Esterei lá em 13/01/2014. Meu cel 5199864589.Maira

  31. fabiane nailza disse:

    oi lidiane obrigada por ter respondido minha msg eu entrei aqui para me escrever pq tenho algumas necessidades e que não posso adquirir po forças proprias gostaria que alguem me ajudasse com um sofa, uma mesa pequena com quatro cadeiras, um rak e um guarda-roupa eu espero que alguem possa me ajudar vai ser de grande valiâ…

  32. Eloisa disse:

    adorei seu site eu estou precisando de um guardaroupa , um fogao e um berço de bebe se alguem tiver um que naõ vai usar mais por favor entre em contato comigo moro no abc entrar em contato no fone 011 23752253 desde
    obrigado

  33. fabiane n. disse:

    oi Lidiane.. adorei vc ter me mandado recado:eu entrei neste site para poder ser não so uma contemplada mais para ser uma de suas amigas da rede, obrigada mais uma vez ; venho por este meio lê perdir uma simples doação de jogo de sofá pq tenho desvio muito grande de coluna e o q tenho esta me fazendo mal, mais não precisa ser novo, muita necessidade de um guarda-roupa de casal, uma mesa pequena com quatro cadeiras, é um rack desde já meu muito obrigada e espero noticias sou de campinas S.P

  34. MARIO PINTO disse:

    TENHO CAMAS E OUTROS MOVEIS PARA DOAR EM BH. QUEM PODE VIR RECOLHER?

    AGRADEÇO

  35. rosangela disse:

    para vc q é portador de alguma deficiencia tenho para doar uma bengala com braçadeiras um andador e uma bolsa coletora de urina de 50ml….meu telefone é (11) 96190-4013 ou (11) 5831-4932 rosangela
    a retirar no local

  36. Andrea Renault disse:

    Boa tarde!
    Preciso com urgência de uma geladeira, uma tv e um fogão com bujão de gas pois meu filho teve que mudar de casa e esta sem nada… faço a comida e duas vezes por dia e ele vem buscar, mas agora com trabalho e escola esta muito dificil..
    Agradeceria muito se possível, em qualquer condição.
    Moro na região do ABC. Meu telefone é (11) 2356-8549

    Muito obrigada!

    Andrea

  37. goreth disse:

    oi gente, tenho dois filhos adolescentes que estão precisando de calçados e calça jeans, estou desempregada e oque ganho com bicos só esta dando para alimentação, se você puder ajudar-nos agradecemos, calçados num 40 e 42, muito grata meu email é gorethelgtrans@hotmail.com

  38. rubiane disse:

    ola meu nome e rubiane moro em pinhais curitiba estou gravida de 39 semanas e preiso de muita ajuda de todos que possam me atender estou gravida de uma menina tenho fora ela tres filho e desta gravides nao conssegui juntar muitas coisa falta tudo e gostaria de ver se alguem se enteressa em me ajudar meu telefone e 41 98852285 ou 41 99389455 do meu marido antonio preciso muido de um carrinho e tudo que um bebe precisa beijus a todos

  39. rubiane disse:

    ola meu nome e rubiane moro em pinhais curitiba estou gravida de 39 semanas e preiso de muita ajuda de todos que possam me atender estou gravida de uma menina tenho fora ela tres filho e desta gravides não conssegui juntar muitas coisa falta tudo e gostaria de ver se auguem se enteressa em me ajudar meu telefone e 41 98852285 ou 41 99389455 do meu marido Antonio preciso de um carrinho e tudo que um bebe precisa beijus a todos

Deixe um Comentário